Variáveis que caracterizam o processo de ensinar comportamentos seguros no trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bley, Juliana Zilli
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86976
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
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spelling Variáveis que caracterizam o processo de ensinar comportamentos seguros no trabalhoPsicologiaSegurança do trabalhoAcidentes do trabalhoPrevençãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaCapacitar trabalhadores para atuar com segurança é importante recurso dos processos de conscientização para a prevenção de acidentes de trabalho. Examinar as condições por meio das quais são planejados e realizados treinamentos e reuniões de segurança permitiu identificar as variáveis que caracterizam o processo de ensinar comportamentos seguros. Foram estudados três tipos de eventos (treinamento de integração, treinamento de comportamentos seguros e reuniões de segurança) oferecidos por duas empresas de alto nível de risco do ramo metalúrgico, situadas no Estado do Paraná. Foram examinados documentos de segurança, os eventos foram observados diretamente e os instrutores que ministraram os eventos e os participantes dos mesmos (operadores e manutensores) foram entrevistados. Os dados permitiram o exame do planejamento e a realização do ensino, as percepções dos funcionários sobre condições de segurança do seu trabalho e de aprendizagem e os tipos de concepções de instrutores e funcionários sobre "comportamentos seguros". Os resultados indicam que a formação insuficiente dos instrutores para atuarem como "agentes de ensino" reflete negativamente na escolha dos métodos de ensino, dos temas e exemplos apresentados e na avaliação da aprendizagem dos participantes. Também permitem inferir que, apesar do alto nível de informações dos funcionários sobre prevenção de acidentes, eles não se consideram capazes de agir sobre os riscos das atividades que desenvolvem. Existem concepções incoerentes sobre "comportamento seguro" utilizadas por instrutores e funcionários, o que evidencia lacunas no processo ensino-aprendizagem utilizado para capacitar trabalhadores a comportarem-se preventivamente.Florianópolis, SCKubo, Olga MitsueUniversidade Federal de Santa CatarinaBley, Juliana Zilli2012-10-21T13:01:33Z2012-10-21T13:01:33Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisv, 126 f.| tabs.application/pdf202040http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86976porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T04:36:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/86976Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T04:36:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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