SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: ESTUDO EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131451 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo analisar a sustentabilidade ambiental de um instituto federal de educação, aplicando parcialmente o método SICOGEA (Sistema Contábil Gerencial Ambiental) – Geração 3. No trabalho utilizou-se de pesquisa exploratória e descritiva e a abordagem do problema teve cunho quali-quantitativo. Para a coleta de dados buscou-se responder uma lista de verificação com 108 questões que possibilitaram analisar os índices de sustentabilidade ambiental da instituição de ensino. Para a análise foram atribuídos índices a seis critérios, entre os resultados apresentados o critério com o melhor resultado foi o de gestão estratégica da instituição, com índice de 93,8%. Por outro lado, o critério 2, auditoria ambiental, apresentou um resultado fraco com índice de 37%. Por fim, a instituição obteve um resultado regular, com um índice geral de sustentabilidade ambiental de 58% o que segundo a classificação proposta, atende a legislação. O trabalho ainda apresenta um plano resumido de gestão ambiental, procurando desenvolver ações que visem a melhora do índice de sustentabilidade ambiental da instituição. |
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