SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: ESTUDO EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soncini, Bruno da Silva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pfitscher, Elisete Dahmer, Nilson, Marisa, Silveira, Maria Luiza Gesser da, Coelho, Tainá Terezinha, Klaes, Luiz Salgado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131451
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar a sustentabilidade ambiental de um instituto federal de educação, aplicando parcialmente o método SICOGEA (Sistema Contábil Gerencial Ambiental) – Geração 3. No trabalho utilizou-se de pesquisa exploratória e descritiva e a abordagem do problema teve cunho quali-quantitativo. Para a coleta de dados buscou-se responder uma lista de verificação com 108 questões que possibilitaram analisar os índices de sustentabilidade ambiental da instituição de ensino. Para a análise foram atribuídos índices a seis critérios, entre os resultados apresentados o critério com o melhor resultado foi o de gestão estratégica da instituição, com índice de 93,8%. Por outro lado, o critério 2, auditoria ambiental, apresentou um resultado fraco com índice de 37%. Por fim, a instituição obteve um resultado regular, com um índice geral de sustentabilidade ambiental de 58% o que segundo a classificação proposta, atende a legislação. O trabalho ainda apresenta um plano resumido de gestão ambiental, procurando desenvolver ações que visem a melhora do índice de sustentabilidade ambiental da instituição.
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