Práticas de gestão do conhecimento nas bibliotecas integradas de uma organização intensiva em conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Michelle
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191127
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2018.
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spelling Práticas de gestão do conhecimento nas bibliotecas integradas de uma organização intensiva em conhecimentoTecnologias da informação e comunicaçãoGestão do conhecimentoBibliotecas universitáriasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2018.Como um tema fundamental para as organizações na sociedade do conhecimento, a gestão do conhecimento também precisa ser incorporada pelas bibliotecas para que possam enfrentar os desafios e oportunidades que se apresentam, assim como acompanhar as mudanças, principalmente as tecnológicas, nas instituições de ensino as quais estão inseridas. Nesse sentido, as práticas de gestão do conhecimento são boas alternativas para introduzir esse conceito nas bibliotecas, de possibilitar a criação e ampliação da sua base de conhecimento, além de otimizar a sua gestão. Este estudo tem por objetivo investigar como essas práticas podem contribuir para aprimorar a gestão das bibliotecas integradas em uma organização intensiva em conhecimento. A pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e de nível exploratório. Com relação aos procedimentos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, instrumentalizada pela entrevista semiestruturada com gestor maior do Sistema de Bibliotecas Integradas do Instituto Federal de Santa Catarina, e pela técnica de gestão do conhecimento comunidade virtual de prática junto aos profissionais das bibliotecas. Dentre os resultados, foi possível levantar as ações e diretrizes que envolvem o Sistema, identificar e analisar suas práticas e ferramentas de gestão do conhecimento, fundamentado no Modelo SECI, assim como sistematizar os facilitadores e barreiras que atuam nos processos de gestão do conhecimento. Constatou-se que o Sistema vem se desenvolvendo com a realização das práticas identificadas, por meio da interação e do diálogo, do compartilhamento de experiências e conhecimentos entre os servidores, do registro de conhecimentos internos, proporcionando benefícios para as bibliotecas, e consequentemente para a comunidade acadêmica. Além disso, a pesquisa permitiu identificar as melhores práticas dessas bibliotecas, sensibilizar o grupo a respeito do tema, e estimular a manutenção ou mesmo a criação de outras práticas.Abstract : As a fundamental theme for organizations in the knowledge society, knowledge management also needs to be incorporated by libraries so that they can face the challenges and opportunities that are presented, as well as accompany the changes, especially the technological ones, in the educational institutions in which are inserted. In this sense, knowledge management practices are good alternatives to introduce this concept in libraries, making possible the creation and expansion of their knowledge base, and to optimize their management. In this sense, knowledge management practices are good alternatives to introduce this concept in libraries, to enable the creation and expansion of their knowledge base, and to optimize their management. This study aims to investigate how these practices can contribute to improve the management of integrated libraries in a knowledge intensive organization. The research is characterized as a case study, with a qualitative approach, of an applied nature and of an exploratory level. Regarding to the procedures, a bibliographic and documentary research was carried out, instrumented by the semi - structured interview with the largest manager of the Sistema de Bibliotecas Integradas do Instituto Federal de Santa Catarina, and by the knowledge management technique - virtual community of practice - with the professionals of the libraries. Among the results, it was possible to raise the actions and guidelines that involve the System, to identify and analyze its knowledge management practices and tools, based on the SECI Model, as well as to systematize the facilitators and barriers that operate in the knowledge management processes. It was found that the System has been developing with the performance of the identified practices, through interaction and dialogue, sharing of experiences and knowledge among the servers, recording of internal knowledge, providing benefits for libraries, and consequently for the academic community. In addition, the research made it possible to identify the best practices of these libraries, to raise the awareness of the group about the theme, and to stimulate the maintenance or even the creation of other practices.Spanhol, Fernando JoséBilessimo, Simone Meister SommerUniversidade Federal de Santa CatarinaPinheiro, Michelle2018-11-07T03:04:43Z2018-11-07T03:04:43Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis202 p.| il., gráfs.application/pdf355742https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191127porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-07T03:04:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/191127Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-11-07T03:04:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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