Difusão na arquivologia e suas expressões nos cursos de graduação em arquivologia no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186800 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2018. |
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Difusão na arquivologia e suas expressões nos cursos de graduação em arquivologia no BrasilCiência da informaçãoArquivologiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2018.Apresenta o tema da difusão na Arquivologia, como uma das sete funções que contribui para o trabalho de gestão da informação orgânica e que está vinculada às outras funções, numa relação matricial. Explica sobre a perspectiva social na Ciência da Informação e na Arquivologia, desde seu surgimento e aborda sobre a contribuição desta perspectiva para o processo de difusão nas unidades de informação. Caracteriza a difusão no âmbito da Arquivologia, seus objetivos, os tipos de público a que está direcionada e os espaços em que pode ser desenvolvida como processo. Apresenta também a difusão como conteúdo curricular inserido no processo formativo do arquivista mediador e relaciona estes aspectos com o ensino de Arquivologia, desde seu surgimento até a atualidade. Metodologicamente, utiliza como estratégias a revisão de literatura, para identificar a abordagem da temática no escopo da literatura em Arquivologia, Ciência da Informação e Educação, e a análise de conteúdo, a fim de caracterizar a abordagem da difusão na Arquivologia nos currículos dos cursos de graduação em Arquivologia no Brasil. Considera, após a aplicação das estratégias metodológicas, que a difusão na Arquivologia vem sendo trabalhada na literatura científica, de maneira incipiente, com publicações esparsas entre os anos, que abordam principalmente sobre disponibilização de informações orgânicas em portal/web, arquivo/acervo físico e acesso à informação governamental pública. Nos currículos, vem sendo apresentada como disciplina, na maior parte dos casos obrigatória, sendo que nas universidades pesquisadas, dentre todas as disciplinas presentes nos 16 currículos, a temática aparece distribuída em diferentes proporções, denotando que cada um dos cursos possui relações diferentes com o ensino da difusão na Arquivologia. Como direito humano e fundamental, o reconhecimento da história da sociedade, a partir do acesso orientado à informação orgânica, somente pode ser viabilizado se houver estudos sobre a difusão e se ela for considerada também como componente do processo formativo do arquivista, para que ele se torne mediador consciente desta atividade.Abstract : This essay presents the thematic of the diffusion in the Archival Science, as one of the seven functions that contribute to the management of the organic information and that is linked to the other functions, in a matrix relationship. It explains about the social perspective in the Information Science and in the Archival Science, since its beginning and talks about the contribution of this perspective to the diffusion process at the information?s unities. It characterizes the diffusion in the scope of Archival Science, its objectives, the types of audience to which it is directed and the spaces where it can be developed as a process. It also presents the diffusion as curricular content inserted in the formative process of the archivist as a mediator and relates these aspects with the Archival Science education, since its beginning until the present. Methodologically, it uses as strategies the literature review, to identificate the approach to the issue in the scope of the literature of Archival Science, Information Science and Education, and the content analysis, that aims to characterize the approach of the diffusion in the Archival Science in the curricula of the undergraduate courses in Archival Science in Brazil. It considers, after the application of the methodological strategies, that the diffusion in Archival Science is worked in the cientific literature, incipiently, with few publication between the years, that approach mainly about disponibilization of organic informations in web, archive/collection physical and access to the public government information. In the curricula, the diffusion is presented as subject, in most cases required, and in the searched universities, between all of the subjects presents in the 16 curricula, the diffusion appears distributed in different proportions, denoting that each one of the courses has different relationship with the teaching of the diffusion in the Archival Science. As a human and fundamental right, the recognition of the social history, from the oriented access to the organic information, only can be feasible if there are studies about the diffusion and if it is considered also as component of the education process of the archivist, to become conscious mediator of this activity.Silva, Eva Cristina Leite daUniversidade Federal de Santa CatarinaMartendal, Fernanda Frasson2018-06-08T04:04:24Z2018-06-08T04:04:24Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis279 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf354269https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186800porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-08T04:04:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/186800Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-06-08T04:04:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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