Fatores associados à qualidade e duração do sono em escolares do ensino médio do estado de Santa Catarina: uma análise comparativa de dois inquéritos de corte transversal (2001 e 2011)
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106964 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-graduação em Educação Física, Florianópolis, 2013 |
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Fatores associados à qualidade e duração do sono em escolares do ensino médio do estado de Santa Catarina: uma análise comparativa de dois inquéritos de corte transversal (2001 e 2011)Educação físicaSonoEstudantes do ensino médioAdolescentesSaúde e higieneSanta CatarinaEstilo de vidaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-graduação em Educação Física, Florianópolis, 2013O objetivo foi identificar e comparar as alterações na percepção da qualidade e duração do sono e as variáveis sociodemográficas, econômicas e escolares associadas em estudantes do ensino médio de Santa Catarina entre os anos de 2001 e 2011, bem como quais comportamentos não saudáveis estão associados ao sono insuficiente e de má qualidade. A pesquisa apresenta característica epidemiológica de abrangência estadual e base escolar com delineamento transversal. Estudantes de 15-19 anos do Ensino Médio das escolas da rede publica estadual de Santa Catarina (n= 5.028 em 2001; n= 6.529 em 2011) responderam um questionário sobre a quantidade de horas de sono em dias de aula (insuficiente < 8 horas; suficiente > 8 horas); percepção da qualidade do sono (boa; ruim); variáveis sociodemográficas, econômicas e escolares; percepções de saúde e comportamentos adotados. As prevalências dos desfechos foram comparadas entre os inquéritos com base no intervalo de confiança de 95%. Utilizaram-se análises de regressão logística binária brutas e ajustadas e, para os comportamentos não saudáveis, regressão logística multinomial utilizando como referência os relatos positivos dos indicadores do sono (duração suficiente + boa qualidade) em oposição aos relatos negativos de um (duração insuficiente + boa qualidade ou duração suficiente + má qualidade) e de dois indicadores (duração insuficiente + má qualidade) do sono. Adotou-se um nível crítico de p=0,20 para a permanência das variáveis no modelo, com intuito de controlar possíveis fatores de confusão e um valor de p menor ou igual a 0,05. A prevalência de má qualidade do sono e duração insuficiente aumentou em 31,2% e 45,9%, respectivamente, entre 2001 e 2011. O trabalho remunerado, o ambiente urbano, o sexo masculino e a renda familiar elevada foram os fatores mais fortemente associados a esses desfechos. O uso de computador/videogame (=4h/dia) e o consumo de bebidas alcoólicas (= 3doses/ocasião) foram associados positivamente a um e dois indicadores negativos de sono. Contudo, a assistência à televisão apresentou associação inversa. Todos os componentes alimentares (consumo inadequado = 5dias/semana de frutas, verduras, salgados, doces e refrigerantes) estiveram associados ao relato de dois indicadores negativos do sono, porém apenas o de salgados e doces permaneceu associado após ajustamentos. Políticas públicas tornam-se necessárias com o intuito de reverter esse cenário com desastrosas consequências para a saúde e qualidade de vida dos adolescentes <br>Abstract: The aim of this study was to identify and compare changes in the perception of sleep quality and duration and associated sociodemographic, economic and school variables among high school students of Santa Catarina between the years 2001 and 2011, as well as unhealthy behaviors (physical inactivity, sedentary activities, alcohol consumption and inadequate food intake) are associated with insufficient sleep and poor sleep quality. The study presents state-wide school-based epidemiological characteristics (panel study) developed in 2001 and 2011. Public high school students between the ages of 15 to 19 years old from Santa Catarina (n = 5,028 in 2001; n = 6,529 in 2011) responded to a questionnaire on the number of hours slept on school days (insufficient < 8 hours; sufficient > 8 hours); perceived sleep quality (good, poor), sociodemographic, economic and school variables, health perceptions and behaviors adopted. The prevalence of the studied outcomes were compared between surveys, based on a confidence interval of 95%. Crude and adjusted binary logistic regression analyses were perfomed and, for unhealthy behaviors, multinomial logistic regression using as reference the reports of positive indicators of sleep (duration sufficient good quality +) as opposed to reports of a negative (insufficient length + good quality or poor quality sufficient duration +) and two indicators (insufficient length + poor quality) sleep. Was adopted a critical level of p = 0.20 for the remaining variables in the model, in order to control for possible confounding factors and a significance level less than or equal to 0.05. The prevalence of poor sleep quality and insufficient sleep increased by 31.2% and 45.9%, respectively, between 2001 and 2011. Remunerated employment, urban environment, male sex and high family income were strongly associated to these outcomes. The use of computers/videogames (=4h/day) and excessive and inadequate consumption of alcoholic beverages (> 3 drinks/occasion) were positively associated with one and two negative indicators of sleep (poor quality and insufficient duration). However, watching television exhibited an inverse association. All dietary components (inadequate consumption = 5d/week of fruits, vegetables, salty snacks, suits and soda) were associated with report of two negative indicators of sleep, but only the inadequate consumption of salty snacks and sweets remained associated after adjustments. Public policies become necessary in order to reverse this scenario with disastrous consequences for health and quality of life of adolescents. <br>Lopes, Adair da SilvaSilva, Kelly Samara daUniversidade Federal de Santa CatarinaHoefelmann, Luana Peter2013-12-05T22:51:38Z2013-12-05T22:51:38Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis112 p.| il., grafs., tabs.application/pdf318979https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106964porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:06:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/106964Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:06:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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