Desenvolvimento de metodologia para aplicação na disciplina de biodiversidade no curso superior de Tecnologia em Química Ambiental CEFET/Curitiba/Pr
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79576 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaTonetto, Águeda ThormannFialho, Francisco Antonio Pereira2012-10-18T05:29:54Z2012-10-18T05:29:54Z20012001184854http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79576Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O objetivo do presente trabalho é o desenvolvimento de metodologia para a disciplina de Biodiversidade que compõe a grade curricular do Curso Superior de Tecnologia em Química Ambiental do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná - Curitiba. Foram desenvolvidas atividades para trabalhar a biodiversidade com o enfoque sistêmico e contextualizado, considerando que as espécies não vivem isoladamente e que a inter-relação entre elas segue um padrão de rede na qual todos os nós são importantes. Buscou-se mostrar a posição de igualdade de importância entre a espécie humana e as outras espécies de seres vivos trabalhando com os alunos a percepção das condições de seu entorno e percepção das espécies que ali vivem para trazer à tona a necessidade de respeito na convivência desta rede. Entre os resultados ficaram claros: o benefício da aplicação de dinâmicas de integração e percepção em sala ou nas saídas de campo; a preferência dos alunos por estratégias de ação que permitam sua participação efetiva como agente de seu descobrir, a restrição às aulas expositivas tradicionais no quadro-negro bem como aulas com transparências. Evidenciou-se que a infância é a fase em que devem ser despertadas e desenvolvidas a proximidade com a natureza e o respeito pela biodiversidade. Verifica-se a necessidade de educação ambiental para crianças, jovens e adultosxi, 185 f.| grafs., tabs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoDiversidade biologicaDisciplina escolarMetodologiaDiversidade biologicaEstudo e ensinoEducação ambientalDesenvolvimento de metodologia para aplicação na disciplina de biodiversidade no curso superior de Tecnologia em Química Ambiental CEFET/Curitiba/Prinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL184854.pdfapplication/pdf18583662https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/79576/1/184854.pdf585467a3dfab2aba7ffb1bd40297436eMD51123456789/795762014-09-25 17:34:12.797oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79576Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T20:34:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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