A sinalização viária da ilha de Santa Catarina: uma análise sob a ótica do turista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92246 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão., Programa de Pós-graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2009 |
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A sinalização viária da ilha de Santa Catarina: uma análise sob a ótica do turistaProjeto gráfico (Tipografia)Sistemas de informaçãoSistema viarioSinalizacaoSinais e sinalizacaoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão., Programa de Pós-graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2009A sinalização surge como um processo de veiculação de informações destinada a suprir as necessidades básicas de orientação do usuário eventual e, por este motivo, vinculada ao fomento do turismo. Condição que se manteve até o momento em que, o ganho de complexidade do cenário urbano, aumenta a dependência e demanda do usuário por informações. Neste contexto, o design de sinalização (uma subárea do design da informação e esta, por sua vez, uma área do design gráfico) passa a ter um crescente papel na experiência de uma destinação turística, ganha importância e relevância social. Deste modo, o objetivo desta dissertação é, justamente, analisar a efetividade da sinalização viária da ilha de Santa Catarina, sob o enfoque do turista. Sendo assim, a partir da construção de uma pesquisa qualitativa, pode-se descrever e interpretar a opinião de um subconjunto de turistas quanto aos fatores relacionados à efetividade dos sistemas de sinalização (conforme parâmetros citados por Aicher e Krampen (1995), Berger (2005), Berger e Bosio (2005), Calori (2007), Dugdale (2005) e Gibson (2009) e diretrizes ordenadas no manual brasileiro de sinalização), entre eles: às características das vias; a capacidade de visualização e a legibilidade dos sinais de trânsito; a padronização, dimensionamento e posicionamento (tanto dos elementos visuais que compõem as placas quanto das próprias placas); a suficiência relacionada à hierarquia e continuidade (tanto da quantidade de informação de cada placa quanto da própria quantidade de posicionamento das placas ao longo da via); a clareza em relação à transmissão da mensagem; e ao tempo de reação e tomada de decisão do motorista. Portanto, como principal contribuição desta investigação, considera-se o enfoque e destaque dado a progressão histórica, do desenvolvimento aos fundamentos do design de sinalização viária. E, como mais importante resultado, o parecer positivo de 68% da amostra entrevistada, índice que atesta a efetividade da sinalização. Bem como, os depoimentos daqueles que desaprovam a sinalização da capital e apontam os aspectos ambíguos do sistema de sinalização viária da ilha de Santa Catarina.Vieira, Milton Luiz HornUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Clauciane Vivian2012-10-24T07:07:28Z2012-10-24T07:07:28Z2012-10-24T07:07:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis152 p.| il., grafs.application/pdf273680http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92246porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T19:22:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/92246Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T19:22:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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