Osman Lins em diálogo: um gesto entre a tradição e a renovação formal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Marina dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229075
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2021.
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spelling Osman Lins em diálogo: um gesto entre a tradição e a renovação formalLiteraturaFicção brasileiraDiálogosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2021.A presente pesquisa constitui uma reflexão em torno dos modos de ler e de ser no contemporâneo tendo como objeto principal as narrativas compreendidas pela fase madura de Osman Lins, isto é, Nove, novena (1966), Avalovara (1973) e A rainha dos cárceres da Grécia (1976). Estas, por sua vez, em relação com as ?narrativas de viagem?, Marinheiro de primeira viagem (1963) e La Paz existe? (1977), este de autoria compartilhada com Julieta de Godoy Ladeira. Tomando o conjunto narrativo como ponto de partida, procuro pensar o gesto de busca do escritor pelo equilíbrio e pela apreensão do absoluto, percurso que se dá sobre um campo de forças contrárias e tensionadas, ora afeito às renovações formais próprias às vanguardas de meados do século XX, ora voltado à sobrevivência de aspectos culturais arcaicos e à tradição. Para precisar este gesto, recorro ao diálogo como método de leitura, lançando mão tanto de seu trabalho como crítico, quanto de textos de outros autores com os quais Osman Lins constrói seu percurso, destacando-se as figuras de Lima Barreto, sobre quem escreve uma tese de doutorado, e Hermilo Borba Filho, com quem compartilha o tema para a elaboração de um romance. Neste caso, o projeto osmaniano, interrompido por sua morte prematura e, portanto, deixado inacabado, conta com um trabalho de arquivo revelando traços do procedimento prévio à composição final. Ao longo deste percurso, revisito aspectos da história nacional com o objetivo de reconhecer características inerentes à construção de discursos que alçam à categoria de parâmetro imperativo de pensamento uma determinada concepção do nacional, bem como o modo com o qual o projeto literário osmaniano lida com esta questão ? ora em busca da paz, ora com a proclamação da guerra, como sugerem, aliás, títulos de suas publicações, como o romance escrito a quatro mãos com Julieta e o ensaio Guerra sem testemunhas. O trabalho que aqui se apresenta é, portanto, uma constelação de textos que se configura como o convite ao diálogo, a partir da obra de Osman Lins, para um pensamento compartilhado sobre o presente.Abstract: The presente research consists of a thought about the ways of present and being within the contemporary having as main object of study the narratives written by Osman Lins during his mature stage of writing, Nine, novena, Avalovara and Queen of prisons of Greece . These ones, on their turn, are taken by me in relation with his ?travel narratives?, Marinheiro de primeira viagem e La Paz existe?, this last one co-writen by Julieta de Godoy Ladeira. Taking into account this group of narratives as point of departure for our discussion, I intend to think the searching for balance and apprehension of absolute as a gesture of the writer, a trail that is developed within a ground of contrary and tensioned forces, at some points seduced by formal innovations that characterized some of the presente movements of the twentieth century, at other ones, reaching for the survival of archaic and traditional aspects. In order to establish such gesture, I have chosen the dialogue as a research method evoking his prese as a critic as much as other texts and authors with whom Osman Lins builds his way as a writer, with special attention to Lima Barreto, whose work was object of Lins? doctorate thesis, and Hermilo Borba Filho with whom he shares a topic for writing a new novel. In this last case, Lins? present was left unfinished due to his early death, what has led my attention to archive material which has revelead previous procedures to the final composition. Along this trajectory, I go back to aspects of national history in order to recognize intrinsic characteristics of hegemonic discourses that establish a specific ideation of the national as na imperative parameter of thought, as much as the way in which Lins? literary present prese with it ? sometimes in search of prese, sometimes declaring war such as we can read in two of his books? titles: one already mentioned above, writen in partnership with his wife, and the other one, an essay called Guerra sem testemunhas. Thus, the work the follows is a constellation of texts that sets itself as an invitation for dialogue, relating to Osman Lins? work, in order to build shared thoughts about the present.Antelo, RaúlUniversidade Federal de Santa CatarinaFerreira, Marina dos Santos2021-10-14T19:27:56Z2021-10-14T19:27:56Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis368 p.| il.application/pdf373232https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229075porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-14T19:27:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229075Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-14T19:27:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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