Atividades experimentais :: do método à prática construtivista /
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79015 |
Resumo: | Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
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Atividades experimentais :: do método à prática construtivista /Fisica (Segundo grau)Construtivismo (Educação)Didatica (primeiro grau)Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.Um estudo analítico sobre o laboratório didático de Física é realizado fazendo uso de três fontes [livros didáticos até 1960, projetos de ensino de Física estrangeiros e nacionais e investigações apresentados nos Simpósios de Ensino de Física (SNEF) e nos Encontros de Pesquisadores de em Ensino de Física (EPEF)] procurando caracterizar a concepção de ensino de laboratório predominante. É realizada uma discussão sobre a "experiência" como instrumento socialmente aceito para a elaboração do conhecimento vulgar e sobre a "experimentação", instrumento historicamente construído para a produção do conhecimento científico, buscando determinar o papel de cada uma delas no ensino de Física. Utilizando da Transposição Didática como instrumento de análise, é localizada a razão epistemológica da presença do laboratório no ensino e caracterizado o método experimental como seu objeto de ensino. A partir da adoção de uma concepção epistemológica construtivista para o ensino de Física, é proposta a atividade experimental (AE) como um novo instrumento de ensino. Sua função é ser mediadora do diálogo construtivista (didático) entre professor, estudante e conhecimento científico. Nesta ótica, foram elaboradas categorias de atividades experimentais, associadas aos diferentes momentos do diálogo, sem caráter ou configuração prescritiva.Florianópolis, SCPietrocola, MaurícioUniversidade Federal de Santa CatarinaAlves Filho, Jose de Pinho2012-10-17T22:15:01Z2012-10-17T22:15:01Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisviii, [370]f.| il. +application/pdf161719http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79015porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T17:00:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79015Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T17:00:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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