Atividades experimentais :: do método à prática construtivista /

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves Filho, Jose de Pinho
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79015
Resumo: Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
id UFSC_84c2e5b02cd93555546f28b7646c0dbf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79015
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Atividades experimentais :: do método à prática construtivista /Fisica (Segundo grau)Construtivismo (Educação)Didatica (primeiro grau)Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.Um estudo analítico sobre o laboratório didático de Física é realizado fazendo uso de três fontes [livros didáticos até 1960, projetos de ensino de Física estrangeiros e nacionais e investigações apresentados nos Simpósios de Ensino de Física (SNEF) e nos Encontros de Pesquisadores de em Ensino de Física (EPEF)] procurando caracterizar a concepção de ensino de laboratório predominante. É realizada uma discussão sobre a "experiência" como instrumento socialmente aceito para a elaboração do conhecimento vulgar e sobre a "experimentação", instrumento historicamente construído para a produção do conhecimento científico, buscando determinar o papel de cada uma delas no ensino de Física. Utilizando da Transposição Didática como instrumento de análise, é localizada a razão epistemológica da presença do laboratório no ensino e caracterizado o método experimental como seu objeto de ensino. A partir da adoção de uma concepção epistemológica construtivista para o ensino de Física, é proposta a atividade experimental (AE) como um novo instrumento de ensino. Sua função é ser mediadora do diálogo construtivista (didático) entre professor, estudante e conhecimento científico. Nesta ótica, foram elaboradas categorias de atividades experimentais, associadas aos diferentes momentos do diálogo, sem caráter ou configuração prescritiva.Florianópolis, SCPietrocola, MaurícioUniversidade Federal de Santa CatarinaAlves Filho, Jose de Pinho2012-10-17T22:15:01Z2012-10-17T22:15:01Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisviii, [370]f.| il. +application/pdf161719http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79015porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T17:00:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79015Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T17:00:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades experimentais :: do método à prática construtivista /
title Atividades experimentais :: do método à prática construtivista /
spellingShingle Atividades experimentais :: do método à prática construtivista /
Alves Filho, Jose de Pinho
Fisica (Segundo grau)
Construtivismo (Educação)
Didatica (primeiro grau)
title_short Atividades experimentais :: do método à prática construtivista /
title_full Atividades experimentais :: do método à prática construtivista /
title_fullStr Atividades experimentais :: do método à prática construtivista /
title_full_unstemmed Atividades experimentais :: do método à prática construtivista /
title_sort Atividades experimentais :: do método à prática construtivista /
author Alves Filho, Jose de Pinho
author_facet Alves Filho, Jose de Pinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pietrocola, Maurício
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves Filho, Jose de Pinho
dc.subject.por.fl_str_mv Fisica (Segundo grau)
Construtivismo (Educação)
Didatica (primeiro grau)
topic Fisica (Segundo grau)
Construtivismo (Educação)
Didatica (primeiro grau)
description Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000
2012-10-17T22:15:01Z
2012-10-17T22:15:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 161719
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79015
identifier_str_mv 161719
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv viii, [370]f.| il. +
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651908456382464