Limites e possibilidades pedagógicas de smartphones em aulas de educação física na escola: panorama sobre a produção da área de Educação Física e mídia (2007-2017)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bellinaso, Bruna
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205403
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2018.
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spelling Limites e possibilidades pedagógicas de smartphones em aulas de educação física na escola: panorama sobre a produção da área de Educação Física e mídia (2007-2017)Educação físicaTecnologia educacionalSmartphonesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2018.A presente pesquisa apresenta como temática central a busca por ampliar os contornos da função social e pedagógica da Educação Física como disciplina escolar vinculada à área de Linguagens, tendo como objetivo geral detalhar elementos curriculares e didáticos presentes no âmbito das políticas públicas, bem como reconhecer junto à produção acadêmica da Educação Física possibilidades e limites pedagógicos para o emprego de smartphones na constituição e no desenvolvimento dos conteúdos da disciplina de Educação Física na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa exploratória, em relação aos seus objetivos, qualitativa, no que se refere à abordagem, e analítica e documental, considerando os tipos de fontes que foram empregadas para sua realização. Primeiramente, foi feita análise da legislação educacional relacionada ao emprego de Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC), com destaque específico para os smartphones, no âmbito da Educação Básica. Essa legislação compreende leis, resoluções, decretos, pareceres e outros, das Secretarias de Educação do Estado de Santa Catarina e do Município de Florianópolis, bem como dos Conselhos Estadual e Municipal de Educação. Posteriormente, realizou-se a análise de documentos político-curriculares das Redes Estadual e Municipal (Florianópolis) de Educação para a Educação Básica, em geral, e para o componente curricular de Educação Física, em específico, destinando-se a compreender como esses documentos pensam o papel das TIC, em geral, e do emprego de smartphones, em específico, especialmente no que se refere ao componente curricular de Educação Física. Realizou-se também análise da produção científica a respeito das potencialidades pedagógicas do uso das TIC, em geral, e de smartphones, em específico, publicada em periódicos da área de Educação Física, notadamente nas Revistas Movimento, RBCE, Motrivivência, Revista de Educação Física da UEM, Pensar a Prática e Revista Brasileira de Educação Física e Esportes, e nos Anais do Grupo de Trabalho Temático (GTT) Comunicação e Mídia do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE), publicados entre 2007 e 2017. Quanto ao resultado das análises e triagens foi possível observar que na triagem metodológica restaram 49 trabalhos localizados e analisados apontando para as possibilidades e diversidade do trabalho pedagógico junto à mídia-educação na Educação Física.Abstract : The present research presents as central theme the search for broadening the contours of the social and pedagogical function of Physical Education as a school discipline linked to the Language area, with the general objective to detail curricular and didactic elements present in the scope of public policies, as well as to recognize together to the academic production of Physical Education, possibilities and pedagogical limits for the use of smartphones in the constitution and the development of the contents of the discipline of Physical Education in Basic Education. It is an exploratory research, in relation to its objectives, qualitative, with regard to the approach, and analytical and documentary, considering the types of sources that were used for its accomplishment. First, an analysis was made of the educational legislation related to the use of Communication and Information Technologies (ICT), with specific emphasis on smartphones, in the scope of Basic Education. This legislation includes laws, resolutions, decrees, opinions and others, of the Secretariats of Education of the State of Santa Catarina and of the City of Florianópolis, as well as of the State and Municipal Councils of Education. Subsequently, the analysis of policy-curricular documents of the State and Municipal Networks (Florianópolis) of Education for Basic Education, in general, and for the curricular component of Physical Education, in specific, was carried out to understand how these documents think the role of ICT in general and the use of smartphones in specific, especially with regard to the curricular component of Physical Education. Finally, in an analysis of the scientific production regarding the pedagogical potentialities of the use of ICT, in general, and of smartphones, in particular, published in periodicals of the Physical Education area, notably in the Magazines Movement, RBCE, Motrivivência, Magazine of Physical Education of UEM, Thinking the practice and Brazilian Journal of Physical Education and Sports, and in the Annals of the Thematic Working Groups (GTT) Physical Education and Media of the Brazilian Congress of Sports Sciences (CONBRACE), published between 2007 and 2017. About the results of the analyzes and screenings, it was possible to observe that in the methodological screening 49 works were located and analyzed, which show the possibilities and diversity of pedagogical work with the media-education in Physical Education.Bassani, Jaison JoséPereira, Rogério SantosUniversidade Federal de Santa CatarinaBellinaso, Bruna2020-03-31T13:39:35Z2020-03-31T13:39:35Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis138 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf360983https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205403porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T13:39:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/205403Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T13:39:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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