A estratégia das micro, pequenas e médias empresas para agregar valor à exportação com o uso de marcas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlson, Victor Emmanuel
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129859
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
id UFSC_84fbe875f5c8eaef7b47f4877239b880
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129859
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A estratégia das micro, pequenas e médias empresas para agregar valor à exportação com o uso de marcasMicroPequenas e médias empresasEstratégiaMarca e comércio exteriorTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.O presente trabalho consiste em identificar as estratégias utilizadas por micro, pequenas e médias empresas da Grande Florianópolis no uso ou não de marcas nos seus produtos para exportação. Objetiva-se, assim, identificar as atuais estratégias utilizadas pelas empresas, verificar se o uso da marca contribui para o crescimento das exportações e identificar os principais obstáculos para o acesso ao mercado exterior. A exportação e a presença de as micro, pequenas e médias empresas são duas características marcantes na estrutura econômica do Estado de Santa Catarina, e essa pesquisa visa a contribuir com informações e conhecimento em relação ao uso da marca como fator importante para o incremento das exportações. A estrutura deste trabalho está baseada no estudo dos principais aspectos referentes ao marketing, ao uso da marca e aos conceitos de estratégia. O estudo do marketing permite compreender vários aspectos como segmentação de mercado e orientação de marketing voltada para as necessidades dos consumidores. Esses são aspectos relevantes para a atuação de uma empresa no exterior e para as decisões estratégicas relacionadas ao uso da marca. No estudo da marca são apresentados os critérios necessários para a tomada de decisão do uso ou não de uma marca e as formas de sua utilização. Ao mesmo tempo, é identificando que o uso da marca está diretamente relacionado ao tipo de estratégia adotada por cada empresa. A pesquisa efetuada é caracterizada como descritiva e exploratória, e bibliográfica, documental e de campo. 0 instrumento de estudo utilizado foi o de entrevistas estruturadas aplicadas com os proprietários ou gerentes de negócios das empresas. Os resultados levantados através das entrevistas foram apresentados em uma análise descritiva do fenômeno.Florianópolis, SCHelou Filho, Esperidião AminUniversidade Federal de Santa Catarina.Carlson, Victor Emmanuel2015-02-12T18:15:37Z2015-02-12T18:15:37Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis78 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129859porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-12T18:15:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129859Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-12T18:15:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A estratégia das micro, pequenas e médias empresas para agregar valor à exportação com o uso de marcas
title A estratégia das micro, pequenas e médias empresas para agregar valor à exportação com o uso de marcas
spellingShingle A estratégia das micro, pequenas e médias empresas para agregar valor à exportação com o uso de marcas
Carlson, Victor Emmanuel
Micro
Pequenas e médias empresas
Estratégia
Marca e comércio exterior
title_short A estratégia das micro, pequenas e médias empresas para agregar valor à exportação com o uso de marcas
title_full A estratégia das micro, pequenas e médias empresas para agregar valor à exportação com o uso de marcas
title_fullStr A estratégia das micro, pequenas e médias empresas para agregar valor à exportação com o uso de marcas
title_full_unstemmed A estratégia das micro, pequenas e médias empresas para agregar valor à exportação com o uso de marcas
title_sort A estratégia das micro, pequenas e médias empresas para agregar valor à exportação com o uso de marcas
author Carlson, Victor Emmanuel
author_facet Carlson, Victor Emmanuel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Helou Filho, Esperidião Amin
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlson, Victor Emmanuel
dc.subject.por.fl_str_mv Micro
Pequenas e médias empresas
Estratégia
Marca e comércio exterior
topic Micro
Pequenas e médias empresas
Estratégia
Marca e comércio exterior
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2015-02-12T18:15:37Z
2015-02-12T18:15:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129859
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 78 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652068653629440