A estratégia das micro, pequenas e médias empresas para agregar valor à exportação com o uso de marcas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129859 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
id |
UFSC_84fbe875f5c8eaef7b47f4877239b880 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129859 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A estratégia das micro, pequenas e médias empresas para agregar valor à exportação com o uso de marcasMicroPequenas e médias empresasEstratégiaMarca e comércio exteriorTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.O presente trabalho consiste em identificar as estratégias utilizadas por micro, pequenas e médias empresas da Grande Florianópolis no uso ou não de marcas nos seus produtos para exportação. Objetiva-se, assim, identificar as atuais estratégias utilizadas pelas empresas, verificar se o uso da marca contribui para o crescimento das exportações e identificar os principais obstáculos para o acesso ao mercado exterior. A exportação e a presença de as micro, pequenas e médias empresas são duas características marcantes na estrutura econômica do Estado de Santa Catarina, e essa pesquisa visa a contribuir com informações e conhecimento em relação ao uso da marca como fator importante para o incremento das exportações. A estrutura deste trabalho está baseada no estudo dos principais aspectos referentes ao marketing, ao uso da marca e aos conceitos de estratégia. O estudo do marketing permite compreender vários aspectos como segmentação de mercado e orientação de marketing voltada para as necessidades dos consumidores. Esses são aspectos relevantes para a atuação de uma empresa no exterior e para as decisões estratégicas relacionadas ao uso da marca. No estudo da marca são apresentados os critérios necessários para a tomada de decisão do uso ou não de uma marca e as formas de sua utilização. Ao mesmo tempo, é identificando que o uso da marca está diretamente relacionado ao tipo de estratégia adotada por cada empresa. A pesquisa efetuada é caracterizada como descritiva e exploratória, e bibliográfica, documental e de campo. 0 instrumento de estudo utilizado foi o de entrevistas estruturadas aplicadas com os proprietários ou gerentes de negócios das empresas. Os resultados levantados através das entrevistas foram apresentados em uma análise descritiva do fenômeno.Florianópolis, SCHelou Filho, Esperidião AminUniversidade Federal de Santa Catarina.Carlson, Victor Emmanuel2015-02-12T18:15:37Z2015-02-12T18:15:37Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis78 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129859porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-12T18:15:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129859Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-12T18:15:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A estratégia das micro, pequenas e médias empresas para agregar valor à exportação com o uso de marcas |
title |
A estratégia das micro, pequenas e médias empresas para agregar valor à exportação com o uso de marcas |
spellingShingle |
A estratégia das micro, pequenas e médias empresas para agregar valor à exportação com o uso de marcas Carlson, Victor Emmanuel Micro Pequenas e médias empresas Estratégia Marca e comércio exterior |
title_short |
A estratégia das micro, pequenas e médias empresas para agregar valor à exportação com o uso de marcas |
title_full |
A estratégia das micro, pequenas e médias empresas para agregar valor à exportação com o uso de marcas |
title_fullStr |
A estratégia das micro, pequenas e médias empresas para agregar valor à exportação com o uso de marcas |
title_full_unstemmed |
A estratégia das micro, pequenas e médias empresas para agregar valor à exportação com o uso de marcas |
title_sort |
A estratégia das micro, pequenas e médias empresas para agregar valor à exportação com o uso de marcas |
author |
Carlson, Victor Emmanuel |
author_facet |
Carlson, Victor Emmanuel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Helou Filho, Esperidião Amin Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carlson, Victor Emmanuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Micro Pequenas e médias empresas Estratégia Marca e comércio exterior |
topic |
Micro Pequenas e médias empresas Estratégia Marca e comércio exterior |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2015-02-12T18:15:37Z 2015-02-12T18:15:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129859 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129859 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
78 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652068653629440 |