MAPEAMENTO DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COM A TEMÁTICA SUSTENTABILIDADE EM UM PORTAL DO MEC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/2527 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/246316 |
Resumo: | A evolução tecnológica, em contexto local e global, traz novas ferramentas e meios de suporte ao ensino. Assim, surgem os Objetos de Aprendizagem (OA), recursos educacionais que desmaterializados se alinham à temática da sustentabilidade por sua capacidade de reuso. Em 2008 é implementado pelo Ministério da Educação o Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE), com objetivo de manter e promover o compartilhamento e desenvolvimento de recursos educacionais. Neste trabalho apresentamos conceitos básicos sobre os objetos de aprendizagem, realizamos um mapeamento oferecendo uma visão sistemática de quais recursos são atualmente disponibilizados no portal, quais os formatos de mídia destes recursos e, por fim, apontamos considerações a respeito do contexto do BIOE e sua relevância para o meio acadêmico. Finalmente, sugerimos que o BIOE pode ser melhor explorado por meio de políticas que auxiliem o desenvolvimento e compartilhamento de recursos educacionais. |
id |
UFSC_85167ef6b07c0003e1be9203caec73da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/246316 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
MAPEAMENTO DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COM A TEMÁTICA SUSTENTABILIDADE EM UM PORTAL DO MECObjetos de AprendizagemBIOESustentabilidadeSustentabilidadeA evolução tecnológica, em contexto local e global, traz novas ferramentas e meios de suporte ao ensino. Assim, surgem os Objetos de Aprendizagem (OA), recursos educacionais que desmaterializados se alinham à temática da sustentabilidade por sua capacidade de reuso. Em 2008 é implementado pelo Ministério da Educação o Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE), com objetivo de manter e promover o compartilhamento e desenvolvimento de recursos educacionais. Neste trabalho apresentamos conceitos básicos sobre os objetos de aprendizagem, realizamos um mapeamento oferecendo uma visão sistemática de quais recursos são atualmente disponibilizados no portal, quais os formatos de mídia destes recursos e, por fim, apontamos considerações a respeito do contexto do BIOE e sua relevância para o meio acadêmico. Finalmente, sugerimos que o BIOE pode ser melhor explorado por meio de políticas que auxiliem o desenvolvimento e compartilhamento de recursos educacionais.UFSC - Federal University of Santa Catarina2018-04-132023-05-29T21:24:09Z2023-05-29T21:24:09Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/252710.29183/2447-3073.MIX2018.v4.n1.83-93https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/246316Mix Sustentável; Vol. 4 No. 1 (2018): Mix Sustentável (edição regular); 83-93MIX Sustentável; v. 4 n. 1 (2018): Mix Sustentável (edição regular); 83-932447-30732447-0899reponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/2527/1547Copyright (c) 2018 Guilherme Philippe Garcia Ferreira, Adriano Heemanninfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Guilherme Philippe GarciaHeemann, Adriano2023-05-29T21:24:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/246316Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-05-29T21:24:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MAPEAMENTO DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COM A TEMÁTICA SUSTENTABILIDADE EM UM PORTAL DO MEC |
title |
MAPEAMENTO DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COM A TEMÁTICA SUSTENTABILIDADE EM UM PORTAL DO MEC |
spellingShingle |
MAPEAMENTO DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COM A TEMÁTICA SUSTENTABILIDADE EM UM PORTAL DO MEC Ferreira, Guilherme Philippe Garcia Objetos de Aprendizagem BIOE Sustentabilidade Sustentabilidade |
title_short |
MAPEAMENTO DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COM A TEMÁTICA SUSTENTABILIDADE EM UM PORTAL DO MEC |
title_full |
MAPEAMENTO DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COM A TEMÁTICA SUSTENTABILIDADE EM UM PORTAL DO MEC |
title_fullStr |
MAPEAMENTO DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COM A TEMÁTICA SUSTENTABILIDADE EM UM PORTAL DO MEC |
title_full_unstemmed |
MAPEAMENTO DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COM A TEMÁTICA SUSTENTABILIDADE EM UM PORTAL DO MEC |
title_sort |
MAPEAMENTO DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COM A TEMÁTICA SUSTENTABILIDADE EM UM PORTAL DO MEC |
author |
Ferreira, Guilherme Philippe Garcia |
author_facet |
Ferreira, Guilherme Philippe Garcia Heemann, Adriano |
author_role |
author |
author2 |
Heemann, Adriano |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Guilherme Philippe Garcia Heemann, Adriano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Objetos de Aprendizagem BIOE Sustentabilidade Sustentabilidade |
topic |
Objetos de Aprendizagem BIOE Sustentabilidade Sustentabilidade |
description |
A evolução tecnológica, em contexto local e global, traz novas ferramentas e meios de suporte ao ensino. Assim, surgem os Objetos de Aprendizagem (OA), recursos educacionais que desmaterializados se alinham à temática da sustentabilidade por sua capacidade de reuso. Em 2008 é implementado pelo Ministério da Educação o Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE), com objetivo de manter e promover o compartilhamento e desenvolvimento de recursos educacionais. Neste trabalho apresentamos conceitos básicos sobre os objetos de aprendizagem, realizamos um mapeamento oferecendo uma visão sistemática de quais recursos são atualmente disponibilizados no portal, quais os formatos de mídia destes recursos e, por fim, apontamos considerações a respeito do contexto do BIOE e sua relevância para o meio acadêmico. Finalmente, sugerimos que o BIOE pode ser melhor explorado por meio de políticas que auxiliem o desenvolvimento e compartilhamento de recursos educacionais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-13 2023-05-29T21:24:09Z 2023-05-29T21:24:09Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/2527 10.29183/2447-3073.MIX2018.v4.n1.83-93 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/246316 |
url |
https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/2527 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/246316 |
identifier_str_mv |
10.29183/2447-3073.MIX2018.v4.n1.83-93 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/2527/1547 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Guilherme Philippe Garcia Ferreira, Adriano Heemann info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Guilherme Philippe Garcia Ferreira, Adriano Heemann |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFSC - Federal University of Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
UFSC - Federal University of Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Mix Sustentável; Vol. 4 No. 1 (2018): Mix Sustentável (edição regular); 83-93 MIX Sustentável; v. 4 n. 1 (2018): Mix Sustentável (edição regular); 83-93 2447-3073 2447-0899 reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651983085633536 |