Fazendo a diferença na educação em saúde bucal na estratégia saúde da família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Patrícia Melo Biondi
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169198
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Florianópolis, 2016.
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spelling Fazendo a diferença na educação em saúde bucal na estratégia saúde da famíliaOdontologiaSaúde bucalEducação em saúdeTeoria fundamentada em dadosFamíliaSaúde e higienePromoção da saúdeTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Florianópolis, 2016.No Brasil, a capacidade do Estado em responder às necessidades de saúde da população se manifesta por meio das ações e serviços ofertados no âmbito do Sistema Único de Saúde. Nesse contexto, a implantação do modelo de atenção, baseado na Estratégia Saúde da Família (ESF) inclui o desenvolvimento de ações educativas que possam interferir no processo saúde-doença, para que a atuação no território seja resolutiva. Da mesma forma, o processo de trabalho da equipe de saúde bucal na ESF deve incluir práticas educativas que forneçam instrumentos para fortalecer a autonomia dos usuários e a condução de hábitos saudáveis, especialmente no cuidado à saúde bucal. Assim, apresenta-se esta tese cujo objetivo foi compreender os significados da educação em saúde, atribuídos por gestores de nível central e profissionais de equipes que atuam na Estratégia Saúde da Família, bem como analisar como estes significados influenciam nas práticas educativas desenvolvidas. A partir dessa compreensão formulou-se um modelo teórico-explicativo sobre as práticas de educação em saúde bucal na ESF. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e analítico, de abordagem qualitativa, fundamentado no referencial metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados, realizado no município de Florianópolis (SC). Os dados foram coletados em 2013/2014 por meio de entrevista semiestruturada , com duas questões norteadoras com 25 profissionais de saúde e gestores, distribuídos em três grupos amostrais. Os dados foram analisados em 2014/2015 e constantemente comparados entre si, seguindo o processo de codificação e organização em categorias que relacionadas compuseram o modelo, cujo fenômeno central foi ?Educação em saúde bucal na Estratégia Saúde da Família: o significado das práticas educativas?. A categoria central emergente foi ?Fazendo a diferença na educação em saúde bucal? e as demais categorias ?Motivação empática na educação em saúde bucal?, ?Planejando ações de educação em saúde bucal? e ?Estratégias adotadas nas práticas de educação em saúde bucal?. Os resultados apontam que fazer a diferença na educação em saúde bucal significa estar alinhado às práticas participativas de educação em saúde, sendo estas guiadas por valores, e seu impacto monitorado por meio de evidências científicas. Os profissionais membros das equipes de saúde bucal e gestores municipais procuravam fazer a diferença na educação em saúde, sentindo-se valorizados e reconhecidos; demonstravam motivação empática perante as ações na educação em saúde bucal e procuravam desenvolver habilidades para contribuírem com a redução das desigualdades, por meio do empoderamento dos usuários. Entretanto, as ações em educação em saúde ainda necessitam de um planejamento mais participativo, mediante a reflexão contínua acerca dos valores que conduzem à promoção da saúde, considerando o mundo social dos envolvidos; contemplando as relações do processo saúde-doença no contexto em que vivem. O modelo teórico reconhece ainda que as opções por estratégias de educação em saúde bucal estão vinculadas às escolhas que permeiam o planejamento e as abordagens adotadas, sendo mediadas pelo mundo social. Acredita-se que estes resultados podem ser mais significativos quando for valorizada a motivação empática, que emerge da conexão entre os conhecimentos e os sentimentos das pessoas envolvidas. Esta realidade pode ser viabilizada mediante processo contínuo de reflexão, formação crítica e educação permanente, que envolva todos os atores, seja no ambiente acadêmico, profissional e social.<br>Abstract : In Brazil, the state's capability to respond to the health needs of the population is manifested through the actions and services offered by the Sistema Único de Saúde [?Unified Health System?]. In this context, the implementation of a care model based on the Family Health Strategy (FHS) includes the development of educational activities that can affect the health-disease process, so that its performance in the covered territory can be resolutive. Similarly, the working process of the oral health team in the FHS should include educational practices that provide tools to strengthen the autonomy of users and driving healthy habits, especially in oral health care. Thus, this thesis aims to better understand the meanings of Health Education, defined by central level managers and professionals in oral health teams that are working in the Family Health Strategy, as well as to understand how this meaning influences in the performed educational practices. Based on this understanding, it has been formulated a theoretical-explanatory model on the oral health education practices in the FHS. It is a descriptive and analytical study with a qualitative approach, based on the theoretical and methodological references of the Grounded Theory method, held in Florianópolis (SC, Brazil). The data was collected through semi-structured interviews with 25 participants, divided into three sample groups. The data samples were constantly compared against each other, following the encoding process and the relationships in the categories based organization, to compose the model, which central phenomenon was "Education on oral health in the Family Health Strategy: the meaning of the educational practices". The emerging central category was "Making a difference in oral health education" and the remaining categories are "empathic motivation in oral health education", "Planning educational activities on oral health" and "strategies adopted in the education practices in oral health". The results show that making a difference in oral health education means being aligned with participatory health education practices, which are guided by values, and their impact monitored through scientific evidences. The professionals that are members of the oral health teams, as well as the local managers, aimed to make a difference in health education. However, the actions in health education still require a more participatory planning, which include continuous reflections on the values that lead to health promotion, considering the social background of those involved; contemplating the relationship of the health-disease process in the context in which they live. The theoretical model alsorecognizes that the options for oral health education strategies are linked to the choices that are related to the planning and the adopted approaches, being mediated by the social world. It is believed that these results can be more significant when the empathic motivation is considered, which emerges from the connection between the knowledge and the feelings of the people involved. This reality can be made possible by a constant process of reflection, critical education and professional training, involving all actors, in the academic, professional and social environments.Mello, Ana Lúcia Schaefer Ferreira deUniversidade Federal de Santa CatarinaAndrade, Patrícia Melo Biondi2016-10-18T03:00:55Z2016-10-18T03:00:55Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis162 p.| il., grafs.application/pdf342276https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169198porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-18T03:00:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169198Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-18T03:00:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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