A escola da vida e a vida na escola: educação integral na comunidade do Frei Damião, em Palhoça

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, Ludmilla Hinckel
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200791
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Arquitetura
id UFSC_855bbc5bfcae0d7626b447a36028cee3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/200791
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A escola da vida e a vida na escola: educação integral na comunidade do Frei Damião, em PalhoçaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. ArquiteturaA educação é um direito de todos, a base da sociedade. A escola é o lugar onde a criança passa a maior parte do seu tempo, ou deveria. É o lugar de influência direta e decisiva e deve ser um espaço que fortaleça seu desenvolvimento. “Comecemos pelas escolas, se alguma coisa deve ser feita para ‘reformar’ os homens, a primeira coisa é ‘formá-los’.” (Lina Bo Bardi em Primeiro: escolas, Habitat, no 4, 1951) O então trabalho de conclusão de curso consiste na elaboração do projeto arquitetônico de uma escola integral de ensino fundamental da rede pública, na comunidade do Frei Damião, em Palhoça. A escolha de se trabalhar na comunidade do Frei Damião veio por esta ser considerada uma das comunidades mais pobres e carentes de infraestrutura, ser uma população abandonada pelo poder público, segregada socialmente e isolada no contexto geral de Palhoça, onde sua população lida, inclusive, com o estigma de morar na comunidade. Sem a regularização da terra e a infraestrutura urbana, a área acaba de tornando vulnerável a especulação imobiliária devido ao processo de valorização do entorno. A escola, uma instituição forte em uma comunidade, aliada com outros fatores, pode favorecer a permanência da comunidade no terreno atual. A escola possui um papel social importante, pois é o lugar de formação, aprendizado, encontros e cria um laço importante com a criança e entre as crianças. É o espaço tanto do aprendizado como da brincadeira. Pode ser um fator de integração da comunidade, um espaço público de interação, socialização e expressão. A comunidade do Frei Damião se caracteriza como uma população jovem e quase metade dos seus moradores, segundo informações contidas no cadastro socioeconômico do Município de Palhoça, não possuem ensino fundamental completo. É importante que, possuindo um equipamento escolar público, integral e de qualidade, se oportunize que todos tenham um acesso digno à educação. Devido às condições citadas e a atual situação da escola de ensino básico da comunidade, viu-se a importância de uma proposta de requalificação do local através de um projeto arquitetônico para uma nova escola na comunidade.Florianópolis, SCSugai, Maria InêsUniversidade Federal de Santa CatarinaVicente, Ludmilla Hinckel2019-09-23T13:01:47Z2019-09-23T13:01:47Z2017-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisimage/jpeghttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200791info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-09-23T13:33:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/200791Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-09-23T13:33:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A escola da vida e a vida na escola: educação integral na comunidade do Frei Damião, em Palhoça
title A escola da vida e a vida na escola: educação integral na comunidade do Frei Damião, em Palhoça
spellingShingle A escola da vida e a vida na escola: educação integral na comunidade do Frei Damião, em Palhoça
Vicente, Ludmilla Hinckel
title_short A escola da vida e a vida na escola: educação integral na comunidade do Frei Damião, em Palhoça
title_full A escola da vida e a vida na escola: educação integral na comunidade do Frei Damião, em Palhoça
title_fullStr A escola da vida e a vida na escola: educação integral na comunidade do Frei Damião, em Palhoça
title_full_unstemmed A escola da vida e a vida na escola: educação integral na comunidade do Frei Damião, em Palhoça
title_sort A escola da vida e a vida na escola: educação integral na comunidade do Frei Damião, em Palhoça
author Vicente, Ludmilla Hinckel
author_facet Vicente, Ludmilla Hinckel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sugai, Maria Inês
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicente, Ludmilla Hinckel
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Arquitetura
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07
2019-09-23T13:01:47Z
2019-09-23T13:01:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200791
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651983768256512