Educação física na classe hospitalar do Hospital Infantil Joana de Gusmão: delineando uma proposta de ensino para os anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Invernizzi, Lisandra
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93537
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2010
id UFSC_8596f1e9a80a97dd6e137fd08be6da73
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93537
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Educação física na classe hospitalar do Hospital Infantil Joana de Gusmão: delineando uma proposta de ensino para os anos iniciaisEducação físicaEnsino fundamentalEducação fisica para criançasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2010A Educação Física é uma disciplina que trata do corpo e suas expressões, condição presente também nas estruturas de atendimento pedagógico de crianças e jovens internados, denominada de Classe Hospitalar. Desde 2004 temos constituído intervenções sistemáticas na turma do primeiro ao quinto ano que funciona junto ao Hospital Infantil Joana de Gusmão, localizado em Florianópolis-SC. Com base nas experiências anteriores se fez necessário avançarmos nas reflexões, formular propostas e aprofundar conhecimentos teóricos e metodológicos, ou seja, avançar em relação ao que já fora feito, construir algo com maior profundidade e que fornecesse subsídios para mais bem compreender as práticas de educação do corpo em Classe Hospitalar. Neste sentido, a presente pesquisa buscou analisar uma intervenção pedagógica de ensino formal de Educação Física em Classe Hospitalar, considerando a organização dos conteúdos e alguns dos temas que tranversalizaram a prática pedagógica. Os temas Jogos e brincadeiras Tradicionais, Conhecimentos sobre o Corpo, Atividades rítmicas e Expressivas e Ginástica foram arranjados semanalmente e abordados no período de dezesseis semanas. Os dados foram coletados ao longo do planejamento, docência e avaliação das aulas que foram registradas na totalidade no diário de campo. A análise foi realizada por meio de quatro categorias que cruzaram os objetivos da pesquisa e as expressões próprias do objeto, sendo que as questões centrais que nortearam as reflexões se referem: a) às condições específicas das crianças que estão na condição de paciente, relacionando com as possibilidades de participação, segundo a saúde delas, além das principais decorrências disto no desenvolvimento das aulas; b) às dificuldades e sucessos na inserção das crianças nas aulas; c) às diferenças existentes entre as aulas na rede regular de ensino e na Classe Hospitalar, demarcadas, em grande medida, pelas seguintes questões: receio inicial por parte de alguns pais quando convidávamos as crianças para as aulas; as falas das crianças ressaltando as diferenças; a participação nas aulas na Classe de crianças que não tomam parte da experiência da Educação Física nas escolas regulares; d) às cenas de violência, provenientes da internação, do sentimento de culpa entre as crianças e familiares, ou do preconceito seja na Classe ou na rede regular de ensino. O texto finaliza com algumas considerações a respeito da formação docente, aponta os possíveis avanços e/ou recuos, tece algumas palavras acerca das questões debatidas nas categorias de análise e indica que se trata de uma organização didática legítima, na medida em que a pesquisa que ora concluímos faz avançar o processo de elaboração de estratégias de ensino de Educação Física em Classe Hospitalar. Sugere uma nova configuração de conteúdos a serem explorados no ensino de Educação Física na Classe Hospitalar, com a inclusão o Esporte. Ressalta ainda a importância de estudos que retratem o ensino da Educação Física na Classe Hospitalar, relacionado as dimensões de ensino, pesquisa e extensão.Vaz, Alexandre FernandezUniversidade Federal de Santa CatarinaInvernizzi, Lisandra2012-10-24T23:51:43Z2012-10-24T23:51:43Z2012-10-24T23:51:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis185 p.| il., grafs., tabs.application/pdf278036http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93537porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T18:20:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/93537Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T18:20:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação física na classe hospitalar do Hospital Infantil Joana de Gusmão: delineando uma proposta de ensino para os anos iniciais
title Educação física na classe hospitalar do Hospital Infantil Joana de Gusmão: delineando uma proposta de ensino para os anos iniciais
spellingShingle Educação física na classe hospitalar do Hospital Infantil Joana de Gusmão: delineando uma proposta de ensino para os anos iniciais
Invernizzi, Lisandra
Educação física
Ensino fundamental
Educação fisica para crianças
title_short Educação física na classe hospitalar do Hospital Infantil Joana de Gusmão: delineando uma proposta de ensino para os anos iniciais
title_full Educação física na classe hospitalar do Hospital Infantil Joana de Gusmão: delineando uma proposta de ensino para os anos iniciais
title_fullStr Educação física na classe hospitalar do Hospital Infantil Joana de Gusmão: delineando uma proposta de ensino para os anos iniciais
title_full_unstemmed Educação física na classe hospitalar do Hospital Infantil Joana de Gusmão: delineando uma proposta de ensino para os anos iniciais
title_sort Educação física na classe hospitalar do Hospital Infantil Joana de Gusmão: delineando uma proposta de ensino para os anos iniciais
author Invernizzi, Lisandra
author_facet Invernizzi, Lisandra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vaz, Alexandre Fernandez
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Invernizzi, Lisandra
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Ensino fundamental
Educação fisica para crianças
topic Educação física
Ensino fundamental
Educação fisica para crianças
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2010
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-24T23:51:43Z
2012-10-24T23:51:43Z
2012-10-24T23:51:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 278036
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93537
identifier_str_mv 278036
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 185 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652067368075264