DILEMAS DA GESTÃO EM UMA UNIVERSIDADE ESTADUAL MULTICAMPI: A IMPLANTAÇÃO DA SECRETARIA ESPECIAL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL (SEAVI/UNEB)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novaes, Ivan Luiz
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Carneiro, Breno Pádua Brandão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131927
Resumo: O objetivo deste artigo se destina a desenvolver algumas reflexões sobrea organização universitária contemporânea, sua gestão e os dilemas por implementar a avaliação institucional. Para tanto utilizamos uma abordagem teórica, consubstanciada em uma revisão de literatura na qual podemos explorar perspectivas que analisam a universidade e suas formas de organização. A partir dessa abordagem teórica foi possível destacar alguns dilemas na relação universidade, Estado e sociedade e suas repercussões na condução de processos de gestão e avaliação. De maneira complementar, utilizamos uma abordagem de natureza empírica e consubstanciada em experiências vivenciadas no âmbito da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, especialmente no que se refere à sua Secretaria Especial de Avaliação Institucional – SEAVI. Por fim, apresentamos como resultado impressões iniciais e pontos de reflexão em torno dos desafios enfrentados na condução de processos de avaliação a partir da referida Secretaria.
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