Método para a gestão do conhecimento em iniciação científica segundo os pressupostos da ontopsicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Adriane M. Moro
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92652
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2009
id UFSC_866aa4c75456d2b76ad550464a6a5e55
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/92652
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Método para a gestão do conhecimento em iniciação científica segundo os pressupostos da ontopsicologiaGestão do conhecimentoIniciação cientificaOntopsicologiaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2009Sociedades intensivas em conhecimentos necessitam de novos modelos para a formação de recursos humanos, baseadas em metodologias do tipo life long learning. A formação de jovens pesquisadores necessita incorporar a cultura da Gestão do Conhecimento como forma de desenvolvimento da pesquisa cientifica no país. O principal programa de formação de jovens pesquisadores no Brasil é, atualmente, o Programa Institucional de Iniciação Científica do CNPq. Para conhecer os aspectos objetivos e subjetivos da iniciação científica, selecionou-se duas Instituições Federais de Ensino Superior brasileiras, sendo essas a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal de Santa Maria e, através de questionários e entrevistas, buscou-se aprofundar o entendimento do processo de formação do jovem pesquisador através do convívio com um pesquisador experiente. Os resultados demonstraram que a participação do jovem na Iniciação Científica representa uma experiência que envolve a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes, a maioria dessas úteis à vida acadêmica do jovem também fora do âmbito da pesquisa. Entretanto, os resultados também demonstraram que o modelo utilizado não possui ênfase no desenvolvimento subjetivo do jovem pesquisador, o que caracteriza o processo como mais técnico que formativo. Frente aos resultados obtidos e utilizando-se do referencial teórico-metodológico da Ontopsicologia, desenvolveu-se um método complementar para a Iniciação Científica, que incorpora às etapas tradicionais de Gestão do Conhecimento o desenvolvimento da subjetividade do jovem pesquisador, de modo que as atitudes sejam integradas na personalidade segundo um critério específico e com possibilidade de atualização continuada do tipo life long learning.FlorianópolisLuz Filho, Silvio Serafim daUniversidade Federal de Santa CatarinaMendes, Adriane M. Moro2012-10-24T10:50:12Z2012-10-24T10:50:12Z20092009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis173 p.| il., grafs, tabs.application/pdf270186http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92652porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T12:54:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/92652Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T12:54:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Método para a gestão do conhecimento em iniciação científica segundo os pressupostos da ontopsicologia
title Método para a gestão do conhecimento em iniciação científica segundo os pressupostos da ontopsicologia
spellingShingle Método para a gestão do conhecimento em iniciação científica segundo os pressupostos da ontopsicologia
Mendes, Adriane M. Moro
Gestão do conhecimento
Iniciação cientifica
Ontopsicologia
title_short Método para a gestão do conhecimento em iniciação científica segundo os pressupostos da ontopsicologia
title_full Método para a gestão do conhecimento em iniciação científica segundo os pressupostos da ontopsicologia
title_fullStr Método para a gestão do conhecimento em iniciação científica segundo os pressupostos da ontopsicologia
title_full_unstemmed Método para a gestão do conhecimento em iniciação científica segundo os pressupostos da ontopsicologia
title_sort Método para a gestão do conhecimento em iniciação científica segundo os pressupostos da ontopsicologia
author Mendes, Adriane M. Moro
author_facet Mendes, Adriane M. Moro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luz Filho, Silvio Serafim da
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Adriane M. Moro
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Iniciação cientifica
Ontopsicologia
topic Gestão do conhecimento
Iniciação cientifica
Ontopsicologia
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2009
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009
2012-10-24T10:50:12Z
2012-10-24T10:50:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 270186
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92652
identifier_str_mv 270186
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 173 p.| il., grafs, tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652130071871488