Método para a gestão do conhecimento em iniciação científica segundo os pressupostos da ontopsicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Adriane M. Moro
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92652
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2009
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMendes, Adriane M. MoroLuz Filho, Silvio Serafim da2012-10-24T10:50:12Z2012-10-24T10:50:12Z20092009270186http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92652Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2009Sociedades intensivas em conhecimentos necessitam de novos modelos para a formação de recursos humanos, baseadas em metodologias do tipo life long learning. A formação de jovens pesquisadores necessita incorporar a cultura da Gestão do Conhecimento como forma de desenvolvimento da pesquisa cientifica no país. O principal programa de formação de jovens pesquisadores no Brasil é, atualmente, o Programa Institucional de Iniciação Científica do CNPq. Para conhecer os aspectos objetivos e subjetivos da iniciação científica, selecionou-se duas Instituições Federais de Ensino Superior brasileiras, sendo essas a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal de Santa Maria e, através de questionários e entrevistas, buscou-se aprofundar o entendimento do processo de formação do jovem pesquisador através do convívio com um pesquisador experiente. Os resultados demonstraram que a participação do jovem na Iniciação Científica representa uma experiência que envolve a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes, a maioria dessas úteis à vida acadêmica do jovem também fora do âmbito da pesquisa. Entretanto, os resultados também demonstraram que o modelo utilizado não possui ênfase no desenvolvimento subjetivo do jovem pesquisador, o que caracteriza o processo como mais técnico que formativo. Frente aos resultados obtidos e utilizando-se do referencial teórico-metodológico da Ontopsicologia, desenvolveu-se um método complementar para a Iniciação Científica, que incorpora às etapas tradicionais de Gestão do Conhecimento o desenvolvimento da subjetividade do jovem pesquisador, de modo que as atitudes sejam integradas na personalidade segundo um critério específico e com possibilidade de atualização continuada do tipo life long learning.173 p.| il., grafs, tabs.porFlorianópolisGestão do conhecimentoIniciação cientificaOntopsicologiaMétodo para a gestão do conhecimento em iniciação científica segundo os pressupostos da ontopsicologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL270186.pdfapplication/pdf1523061https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92652/1/270186.pdf93e7df926e64d4774510a937a673037fMD51THUMBNAIL270186.pdf.jpg270186.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1349https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92652/2/270186.pdf.jpg8d2efbc1570ad32adbc896bc7d55c7beMD52123456789/926522013-05-04 09:54:50.833oai:repositorio.ufsc.br:123456789/92652Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T12:54:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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