Análise teórica de um tubo resfriador de óleo para gerenciamento térmico de um compressor hermético

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, André Machado
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228284
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Engenharia de Energia.
id UFSC_86daf630fd23268ce163c0703e399f3e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/228284
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSilva, André MachadoDutra, Thiago2021-09-28T18:54:55Z2021-09-28T18:54:55Z2021-09-24https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228284TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Engenharia de Energia.O compressor se apresenta como um equipamento básico na construção de qualquer refrigerador doméstico, ao mesmo tempo que representa um de seus principais custos. A miniaturização de suas dimensões se estabeleceu então como um processo natural em busca do melhor custo-benefício, gerando um subsequente aumento da temperatura média do motor e da necessidade de novas formas de resfriamento para manter a confiabilidade. Uma alternativa para gerenciamento térmico do motor é o uso de um tubo resfriador de óleo, que consiste de um tubo posicionado no cárter do compressor, por onde escoa fluido refrigerante proveniente do condensador. Este trabalho tem como objetivo a implementação de um modelo teórico para simulação térmica de um compressor hermético dotado com um tubo resfriador de óleo. O modelo de simulação é formado a partir do acoplamento de um submodelo térmico do compressor, capaz de calcular as temperaturas de seus principais componentes, e de um submodelo do tubo resfriador de óleo, que prevê a taxa de transferência de calor e o estado termodinâmico do fluido refrigerante na sua saída. Os resultados do submodelo térmico foram validados com dados experimentais, e em seguida, os submodelos foram integrados. Os principais resultados mostraram que a temperatura do motor é reduzida entre 3,7 °C e 14,5 °C, dependendo da condição de operação, e que as menores reduções ocorrem quando a temperatura de condensação é maior. Ao incluir uma válvula de expansão a montante do tubo resfriador de óleo, a temperatura do fluido em seu interior é controlada. Ao variar essa temperatura de 70 °C para 55 °C, notou-se que a queda de temperatura do motor aumenta de 5,4 °C para 12 °C e, neste último caso, a capacidade de refrigeração é reduzida em 30% quando a temperatura de evaporação é baixa. A redução na capacidade de refrigeração é menor quando a temperatura de evaporação é maior, sugerindo que essas condições são mais favoráveis para aplicação do tubo resfriador. Finalmente, observou-se também que a redução de temperatura do motor aumenta assintoticamente com o aumento do comprimento do tubo resfriador de óleo, atingindo 9 °C quando seu comprimento atinge 0,35 m.The compressor is a basic piece of equipment in the construction of any domestic refrigerator, while representing one of its main costs. The miniaturization of its dimensions was then established as a natural process in search of the best cost-benefit ratio, generating a subsequent increase in the average motor temperature and the need for new forms of cooling to maintain reliability. One alternative for thermal management of the engine is the use of an oil cooler tube, which consists of a tube positioned in the crankcase of the compressor, through which coolant from the condenser flows. This work aims to implement a theoretical model for thermal simulation of a hermetic compressor equipped with an oil-cooling tube. The simulation model is formed from the coupling of a thermal submodel of the compressor, capable of calculating the temperatures of its main components, and a submodel of the oil-cooling tube, which predicts the heat transfer rate and the thermodynamic state of the refrigerant fluid at its outlet. The thermal submodel results were validated with experimental data, and then the submodels were integrated. The main results showed that the motor temperature is reduced between 3.7 °C and 14.5 °C, depending on the operating condition, and that the smallest reductions occur when the condensing temperature is higher. By including an expansion valve upstream of the oil cooler pipe, the temperature of the fluid inside is controlled. By varying this temperature from 70 °C to 55 °C, it has been noticed that the engine's temperature drop increases from 5.4 °C to 12 °C, and in the latter case, the cooling capacity is reduced by 30% when the evaporation temperature is low. The reduction in cooling capacity is less when the evaporation temperature is higher, suggesting that these conditions are more favorable for the application of the cooler tube. Finally, it was also observed that the engine temperature reduction increases asymptotically with increasing length of the oil cooler tube, reaching 9 °C when its length reaches 0.35 m.Araranguá, SCTubo resfriador de óleoCompressor herméticoRefrigeraçãoGerenciamento térmicoAnálise teórica de um tubo resfriador de óleo para gerenciamento térmico de um compressor herméticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/228284/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52ORIGINALTCC Engenharia de Energia André Machado da Silva.pdfTCC Engenharia de Energia André Machado da Silva.pdfTCCapplication/pdf811867https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/228284/1/TCC%20Engenharia%20de%20Energia%20Andr%c3%a9%20Machado%20da%20Silva.pdfee093c377775b0d81de3c9e1dab7bb03MD51123456789/2282842021-09-28 15:54:55.712oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-09-28T18:54:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise teórica de um tubo resfriador de óleo para gerenciamento térmico de um compressor hermético
title Análise teórica de um tubo resfriador de óleo para gerenciamento térmico de um compressor hermético
spellingShingle Análise teórica de um tubo resfriador de óleo para gerenciamento térmico de um compressor hermético
Silva, André Machado
Tubo resfriador de óleo
Compressor hermético
Refrigeração
Gerenciamento térmico
title_short Análise teórica de um tubo resfriador de óleo para gerenciamento térmico de um compressor hermético
title_full Análise teórica de um tubo resfriador de óleo para gerenciamento térmico de um compressor hermético
title_fullStr Análise teórica de um tubo resfriador de óleo para gerenciamento térmico de um compressor hermético
title_full_unstemmed Análise teórica de um tubo resfriador de óleo para gerenciamento térmico de um compressor hermético
title_sort Análise teórica de um tubo resfriador de óleo para gerenciamento térmico de um compressor hermético
author Silva, André Machado
author_facet Silva, André Machado
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, André Machado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dutra, Thiago
contributor_str_mv Dutra, Thiago
dc.subject.por.fl_str_mv Tubo resfriador de óleo
Compressor hermético
Refrigeração
Gerenciamento térmico
topic Tubo resfriador de óleo
Compressor hermético
Refrigeração
Gerenciamento térmico
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Engenharia de Energia.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-28T18:54:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-28T18:54:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-09-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228284
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Araranguá, SC
publisher.none.fl_str_mv Araranguá, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/228284/2/license.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/228284/1/TCC%20Engenharia%20de%20Energia%20Andr%c3%a9%20Machado%20da%20Silva.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
ee093c377775b0d81de3c9e1dab7bb03
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805183360139264