O EVA (Economic Value Added) como instrumento de avaliação de desempenho econômico-financeiro de empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Luiz Felipe
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78465
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico
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spelling O EVA (Economic Value Added) como instrumento de avaliação de desempenho econômico-financeiro de empresasAdministraçãoGestão de empresasDesempenhoAvaliaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-EconômicoO Valor Econômico Agregado EVA® (marca registrada pela Stern Stewart & Co. nos Estados Unidos) como ferramenta de apoio gerencial nas organizações vem sendo enfatizado na literatura contábil mais intensamente na última década. De acordo com a Stern Stewart & Co., o Eva® é uma ferramenta para apurar a criação de valor, cuja mensuração envolve o resultado operacional líquido e o custo do capital empregado da empresa.O caso analisado consiste de uma empresa industrial do ramo de bebidas, denominada Companhia e Cervejaria Brahma. Os dados coletados da empresa constituem-se das demonstrações contábeis dos anos de 1996, 1997, 1998, e foram analisados de forma interpretativa com base na análise documental. Verificou-se que, para o cálculo do EVA®, os ajustes contábeis são fatores determinantes, pois influenciam diretamente no resultado. Constatou-se também que, na determinação do EVA® por empresas especializadas sem vínculo direto com a empresa, com base nas demonstrações contábeis publicadas, os resultados decorrentes do cálculo do EVA® se diferenciam substancialmente daquele que é divulgado internamente na empresa.O resultado do EVA® significa o montante de valor que foi criado ou destruído pelas operações da empresa tendo como benchamark o custo de oportunidade do capital. Em contraste com outros modelos, o EVA® demonstra claramente três estratégias gerais para a criação de valor: aumentar o retorno sobre o capital que já está investido; aumentar o capital somente se o retorno sobre esses recursos compensar o risco e o custo e reduzir o capital aplicado em investimentos que possui retorno sobre o investimento menor que o custo de oportunidadeFlorianópolis, SCBeuren, Ilse MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaFerreira, Luiz Felipe2012-10-17T14:45:45Z2012-10-17T14:45:45Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxi, 122 f.| grafs.application/pdf178505http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78465porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T16:22:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78465Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T16:22:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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