Desenvolvimento e Educação Bilíngue para surdos: caminhos e descaminhos na busca de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225596 |
Resumo: | A presente investigação é fruto das discussões realizadas dentro da linha de pesquisa “Desenvolvimento e Sociedade” do PPG DTecS da Unifei. Tendo em vista a concepção de desenvolvimento das potencialidades humanas presente no fenômeno educativo, a pesquisa investiga o que está por trás das configurações de ensino e aprendizagem em uma escola intitulada bilíngue situada no estado de São Paulo, uma vez que, o currículo dessa escola abrange a Língua Portuguesa e a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo desse estudo foi analisar as configurações do ensino e aprendizagem da educação de alunos surdos de uma escola pública que passou a se intitular bilíngue. A metodologia utilizada foi construída por meio da pesquisa qualitativa envolvendo entrevistas informais com docentes; leitura e análise documental da Ata de Assessoria da escola; observação da estrutura pedagógica escolar; observação da dinâmica de ensino e aprendizagem em sala de aula e entrevista semiestruturada com a professora que atua na Sala de Recursos na referida escola bilíngue. Como resultado, foi observado um ambiente não bilíngue, construído com força legislativa, mas frágil na valorização e disseminação da Libras e da aquisição da Língua Portuguesa escrita. Contudo, foi possível perceber um espaço que tenta construir o bilinguismo em meio a várias adversidades. Sendo o ensino bilíngue um desafio para o ensino em geral e para o ensino público, o desafio posto é a superação da reprodução de antigos problemas da educação inclusiva e exclusão social de algumas minorias. |
id |
UFSC_87f11dc7179ba788e6637e18d1e758a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/225596 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Desenvolvimento e Educação Bilíngue para surdos: caminhos e descaminhos na busca de aprendizagemEducação bilíngueSurdoBilinguismoA presente investigação é fruto das discussões realizadas dentro da linha de pesquisa “Desenvolvimento e Sociedade” do PPG DTecS da Unifei. Tendo em vista a concepção de desenvolvimento das potencialidades humanas presente no fenômeno educativo, a pesquisa investiga o que está por trás das configurações de ensino e aprendizagem em uma escola intitulada bilíngue situada no estado de São Paulo, uma vez que, o currículo dessa escola abrange a Língua Portuguesa e a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo desse estudo foi analisar as configurações do ensino e aprendizagem da educação de alunos surdos de uma escola pública que passou a se intitular bilíngue. A metodologia utilizada foi construída por meio da pesquisa qualitativa envolvendo entrevistas informais com docentes; leitura e análise documental da Ata de Assessoria da escola; observação da estrutura pedagógica escolar; observação da dinâmica de ensino e aprendizagem em sala de aula e entrevista semiestruturada com a professora que atua na Sala de Recursos na referida escola bilíngue. Como resultado, foi observado um ambiente não bilíngue, construído com força legislativa, mas frágil na valorização e disseminação da Libras e da aquisição da Língua Portuguesa escrita. Contudo, foi possível perceber um espaço que tenta construir o bilinguismo em meio a várias adversidades. Sendo o ensino bilíngue um desafio para o ensino em geral e para o ensino público, o desafio posto é a superação da reprodução de antigos problemas da educação inclusiva e exclusão social de algumas minorias.UNIFEI2021-08-04T00:15:49Z2021-08-04T00:15:49Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMIMESSI, Soraya D’Angelo. Desenvolvimento e Educação Bilíngue para surdos: caminhos e descaminhos na busca de aprendizagem. 2014. 84 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014. Orientadora: Dra. Sylvia da Silveira Nunes.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225596MIMESSI, Soraya D’Angeloporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-04T00:15:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/225596Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-04T00:15:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento e Educação Bilíngue para surdos: caminhos e descaminhos na busca de aprendizagem |
title |
Desenvolvimento e Educação Bilíngue para surdos: caminhos e descaminhos na busca de aprendizagem |
spellingShingle |
Desenvolvimento e Educação Bilíngue para surdos: caminhos e descaminhos na busca de aprendizagem MIMESSI, Soraya D’Angelo Educação bilíngue Surdo Bilinguismo |
title_short |
Desenvolvimento e Educação Bilíngue para surdos: caminhos e descaminhos na busca de aprendizagem |
title_full |
Desenvolvimento e Educação Bilíngue para surdos: caminhos e descaminhos na busca de aprendizagem |
title_fullStr |
Desenvolvimento e Educação Bilíngue para surdos: caminhos e descaminhos na busca de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento e Educação Bilíngue para surdos: caminhos e descaminhos na busca de aprendizagem |
title_sort |
Desenvolvimento e Educação Bilíngue para surdos: caminhos e descaminhos na busca de aprendizagem |
author |
MIMESSI, Soraya D’Angelo |
author_facet |
MIMESSI, Soraya D’Angelo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MIMESSI, Soraya D’Angelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação bilíngue Surdo Bilinguismo |
topic |
Educação bilíngue Surdo Bilinguismo |
description |
A presente investigação é fruto das discussões realizadas dentro da linha de pesquisa “Desenvolvimento e Sociedade” do PPG DTecS da Unifei. Tendo em vista a concepção de desenvolvimento das potencialidades humanas presente no fenômeno educativo, a pesquisa investiga o que está por trás das configurações de ensino e aprendizagem em uma escola intitulada bilíngue situada no estado de São Paulo, uma vez que, o currículo dessa escola abrange a Língua Portuguesa e a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo desse estudo foi analisar as configurações do ensino e aprendizagem da educação de alunos surdos de uma escola pública que passou a se intitular bilíngue. A metodologia utilizada foi construída por meio da pesquisa qualitativa envolvendo entrevistas informais com docentes; leitura e análise documental da Ata de Assessoria da escola; observação da estrutura pedagógica escolar; observação da dinâmica de ensino e aprendizagem em sala de aula e entrevista semiestruturada com a professora que atua na Sala de Recursos na referida escola bilíngue. Como resultado, foi observado um ambiente não bilíngue, construído com força legislativa, mas frágil na valorização e disseminação da Libras e da aquisição da Língua Portuguesa escrita. Contudo, foi possível perceber um espaço que tenta construir o bilinguismo em meio a várias adversidades. Sendo o ensino bilíngue um desafio para o ensino em geral e para o ensino público, o desafio posto é a superação da reprodução de antigos problemas da educação inclusiva e exclusão social de algumas minorias. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2021-08-04T00:15:49Z 2021-08-04T00:15:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MIMESSI, Soraya D’Angelo. Desenvolvimento e Educação Bilíngue para surdos: caminhos e descaminhos na busca de aprendizagem. 2014. 84 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014. Orientadora: Dra. Sylvia da Silveira Nunes. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225596 |
identifier_str_mv |
MIMESSI, Soraya D’Angelo. Desenvolvimento e Educação Bilíngue para surdos: caminhos e descaminhos na busca de aprendizagem. 2014. 84 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014. Orientadora: Dra. Sylvia da Silveira Nunes. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225596 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIFEI |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIFEI |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652045880655872 |