Desenvolvimento e Educação Bilíngue para surdos: caminhos e descaminhos na busca de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MIMESSI, Soraya D’Angelo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225596
Resumo: A presente investigação é fruto das discussões realizadas dentro da linha de pesquisa “Desenvolvimento e Sociedade” do PPG DTecS da Unifei. Tendo em vista a concepção de desenvolvimento das potencialidades humanas presente no fenômeno educativo, a pesquisa investiga o que está por trás das configurações de ensino e aprendizagem em uma escola intitulada bilíngue situada no estado de São Paulo, uma vez que, o currículo dessa escola abrange a Língua Portuguesa e a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo desse estudo foi analisar as configurações do ensino e aprendizagem da educação de alunos surdos de uma escola pública que passou a se intitular bilíngue. A metodologia utilizada foi construída por meio da pesquisa qualitativa envolvendo entrevistas informais com docentes; leitura e análise documental da Ata de Assessoria da escola; observação da estrutura pedagógica escolar; observação da dinâmica de ensino e aprendizagem em sala de aula e entrevista semiestruturada com a professora que atua na Sala de Recursos na referida escola bilíngue. Como resultado, foi observado um ambiente não bilíngue, construído com força legislativa, mas frágil na valorização e disseminação da Libras e da aquisição da Língua Portuguesa escrita. Contudo, foi possível perceber um espaço que tenta construir o bilinguismo em meio a várias adversidades. Sendo o ensino bilíngue um desafio para o ensino em geral e para o ensino público, o desafio posto é a superação da reprodução de antigos problemas da educação inclusiva e exclusão social de algumas minorias.
id UFSC_87f11dc7179ba788e6637e18d1e758a8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/225596
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Desenvolvimento e Educação Bilíngue para surdos: caminhos e descaminhos na busca de aprendizagemEducação bilíngueSurdoBilinguismoA presente investigação é fruto das discussões realizadas dentro da linha de pesquisa “Desenvolvimento e Sociedade” do PPG DTecS da Unifei. Tendo em vista a concepção de desenvolvimento das potencialidades humanas presente no fenômeno educativo, a pesquisa investiga o que está por trás das configurações de ensino e aprendizagem em uma escola intitulada bilíngue situada no estado de São Paulo, uma vez que, o currículo dessa escola abrange a Língua Portuguesa e a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo desse estudo foi analisar as configurações do ensino e aprendizagem da educação de alunos surdos de uma escola pública que passou a se intitular bilíngue. A metodologia utilizada foi construída por meio da pesquisa qualitativa envolvendo entrevistas informais com docentes; leitura e análise documental da Ata de Assessoria da escola; observação da estrutura pedagógica escolar; observação da dinâmica de ensino e aprendizagem em sala de aula e entrevista semiestruturada com a professora que atua na Sala de Recursos na referida escola bilíngue. Como resultado, foi observado um ambiente não bilíngue, construído com força legislativa, mas frágil na valorização e disseminação da Libras e da aquisição da Língua Portuguesa escrita. Contudo, foi possível perceber um espaço que tenta construir o bilinguismo em meio a várias adversidades. Sendo o ensino bilíngue um desafio para o ensino em geral e para o ensino público, o desafio posto é a superação da reprodução de antigos problemas da educação inclusiva e exclusão social de algumas minorias.UNIFEI2021-08-04T00:15:49Z2021-08-04T00:15:49Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMIMESSI, Soraya D’Angelo. Desenvolvimento e Educação Bilíngue para surdos: caminhos e descaminhos na busca de aprendizagem. 2014. 84 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014. Orientadora: Dra. Sylvia da Silveira Nunes.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225596MIMESSI, Soraya D’Angeloporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-04T00:15:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/225596Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-04T00:15:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento e Educação Bilíngue para surdos: caminhos e descaminhos na busca de aprendizagem
title Desenvolvimento e Educação Bilíngue para surdos: caminhos e descaminhos na busca de aprendizagem
spellingShingle Desenvolvimento e Educação Bilíngue para surdos: caminhos e descaminhos na busca de aprendizagem
MIMESSI, Soraya D’Angelo
Educação bilíngue
Surdo
Bilinguismo
title_short Desenvolvimento e Educação Bilíngue para surdos: caminhos e descaminhos na busca de aprendizagem
title_full Desenvolvimento e Educação Bilíngue para surdos: caminhos e descaminhos na busca de aprendizagem
title_fullStr Desenvolvimento e Educação Bilíngue para surdos: caminhos e descaminhos na busca de aprendizagem
title_full_unstemmed Desenvolvimento e Educação Bilíngue para surdos: caminhos e descaminhos na busca de aprendizagem
title_sort Desenvolvimento e Educação Bilíngue para surdos: caminhos e descaminhos na busca de aprendizagem
author MIMESSI, Soraya D’Angelo
author_facet MIMESSI, Soraya D’Angelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MIMESSI, Soraya D’Angelo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação bilíngue
Surdo
Bilinguismo
topic Educação bilíngue
Surdo
Bilinguismo
description A presente investigação é fruto das discussões realizadas dentro da linha de pesquisa “Desenvolvimento e Sociedade” do PPG DTecS da Unifei. Tendo em vista a concepção de desenvolvimento das potencialidades humanas presente no fenômeno educativo, a pesquisa investiga o que está por trás das configurações de ensino e aprendizagem em uma escola intitulada bilíngue situada no estado de São Paulo, uma vez que, o currículo dessa escola abrange a Língua Portuguesa e a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo desse estudo foi analisar as configurações do ensino e aprendizagem da educação de alunos surdos de uma escola pública que passou a se intitular bilíngue. A metodologia utilizada foi construída por meio da pesquisa qualitativa envolvendo entrevistas informais com docentes; leitura e análise documental da Ata de Assessoria da escola; observação da estrutura pedagógica escolar; observação da dinâmica de ensino e aprendizagem em sala de aula e entrevista semiestruturada com a professora que atua na Sala de Recursos na referida escola bilíngue. Como resultado, foi observado um ambiente não bilíngue, construído com força legislativa, mas frágil na valorização e disseminação da Libras e da aquisição da Língua Portuguesa escrita. Contudo, foi possível perceber um espaço que tenta construir o bilinguismo em meio a várias adversidades. Sendo o ensino bilíngue um desafio para o ensino em geral e para o ensino público, o desafio posto é a superação da reprodução de antigos problemas da educação inclusiva e exclusão social de algumas minorias.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2021-08-04T00:15:49Z
2021-08-04T00:15:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MIMESSI, Soraya D’Angelo. Desenvolvimento e Educação Bilíngue para surdos: caminhos e descaminhos na busca de aprendizagem. 2014. 84 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014. Orientadora: Dra. Sylvia da Silveira Nunes.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225596
identifier_str_mv MIMESSI, Soraya D’Angelo. Desenvolvimento e Educação Bilíngue para surdos: caminhos e descaminhos na busca de aprendizagem. 2014. 84 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014. Orientadora: Dra. Sylvia da Silveira Nunes.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIFEI
publisher.none.fl_str_mv UNIFEI
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652045880655872