Modelo de avaliação da gestão de instituição de cursos superiores de tecnologia
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101851 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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Modelo de avaliação da gestão de instituição de cursos superiores de tecnologiaEngenharia de produçãoEnsino superiorModelosAvaliaçãoTecnologiaEstudo e ensino (Superior)QualidadeTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O contexto da evolução tecnológica tem provocado significativas transformações na sociedade, quer sejam mudanças sociais, culturais, econômicas ou políticas. Como não poderia deixar de ser, a educação coloca-se como parte dessas transformações. Os Cursos Superiores de Tecnologia - CSTs - experimentaram uma expansão nos últimos quatro anos, que consolidou e modificou o contexto educacional brasileiro. Na ponta dessa construção, estão os Centros Federais de Educação Tecnológica - CEFETs - antigas Escolas Técnicas Federais - ETFs e as instituições de Ensino Superior que buscam construir um modelo educacional diferenciado - modelo baseado na elaboração do currículo por Competências e Habilidades. As instituições de Ensino que fizeram a opção de implantar os CSTs têm que se mostrar diferentes na sua forma de gestão, pois esses cursos apresentam-se como uma proposta transformadora e, principalmente, nova no mercado educacional brasileiro. A instituição de ensino, ao fazer essa opção deve, com certeza, aplicar novos conceitos e ferramentas de gestão para se articular a esse contexto. Além disso, o ensino superior brasileiro passa por um momento de reformas que propõe consolidar uma política educacional para o segmento. Dentre essas reformas, está o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES - criado para avaliar o ensino superior brasileiro em três dimensões: Avaliação de Cursos, Avaliação Institucional e Avaliação de Alunos. O presente trabalho propôs construir um modelo de avaliação da gestão institucional, utilizando os Critérios de Excelência da Qualidade, com o objetivo de transpor um referencial de avaliação bastante reconhecido e referendado na área empresarial para a área educacional. Para verificar a sua aplicabilidade o modelo foi validado em uma instituição educacional pública que tem foco nos Cursos Superiores de Tecnologia, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina - CEFET/SC.Florianópolis, SCLapolli, Edis MafraUniversidade Federal de Santa CatarinaSchneider, Maria Clara Kaschny.2013-07-15T23:22:39Z2013-07-15T23:22:39Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis207 f.| il., grafs., tabs.application/pdf221999http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101851porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-27T20:16:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/101851Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-08-27T20:16:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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