Definições estratégicas predominantes de acordo com os cenários macroeconômicos do Brasil de 1985 a 1998: um estudo de caso na Cerâmica Portobello S.A. /

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordioli, Luiz Alberto
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78929
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico.
id UFSC_8869a73bd60192acd25ae9e0c96659f7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78929
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Definições estratégicas predominantes de acordo com os cenários macroeconômicos do Brasil de 1985 a 1998: um estudo de caso na Cerâmica Portobello S.A. /BrasilIndustriasIndicadoresIndicadoresDesempenhoCerâmicaIndústriaConcorrenciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico.O presente estudo buscou identificar quais as definições estratégicas predominantes em uma grande empresa do setor de cerâmica para revestimento - Cerâmica Portobello S.A. - de acordo com os cenários macroeconômicos verificados no Brasil durante o período de 1985 a 1998. Como objetivos específicos, procurou-se: caracterizar estes cenários macroeconômicos e verificar a evolução dos indicadores de desempenho da indústria brasileira durante o período citado; caracterizar, analisar e comparar os indicadores de desempenho do setor com os indicadores da empresa; identificar e analisar as forças determinantes da competitividade setorial e as principais definições estratégicas da empresa; e, identificar e analisar os fatores determinantes da cadeia de valores, estabelecendo relações com as principais definições estratégicas assumidas pela empresa durante o período de análise. Para tanto, desenvolveu-se um estudo de caso orientado pela metodologia de Michael Porter para análise de origem da vantagem competitiva - o conceito da cadeia de valores. Segundo o autor, ao analisar-se uma empresa como um todo, não é possível compreender quais suas fontes da vantagem competitiva. De maneira inversa, é necessário desagregar a empresa nas atividades de relevância estratégica, as "atividades de valor". A maneira como estas atividades interagem nas fases de projeto, produção, marketing, entrega e suporte ao seu produto, fundamentam as vantagens competitivas da mesma. Dentre as principais conclusões, destaca-se que o período compreendido pelos treze anos analisados, diferenciou-se dos demais pela heterodoxia das políticas econômicas implementadas e pelo "sobe-desce" das taxas mensais de inflação. Esta contínua instabilidade da economia refletiu-se diretamente no desempenho da indústria nacional, a qual alternou períodos de grande crescimento com outros de grande retração. Percebeu-se que o setor de cerâmica para revestimento apresentou um desempenho acima da média da industria nacional. Neste contexto, a empresa Portobello apresentou um desempenho ligeiramente superior ao verificado no seu setor através da implementação de definições estratégicas de diferenciação em relação aos concorrentes do setor. A utilização da metodologia de Porter (1989) ampliou a compreensão da influência das forças determinantes da competitividade setorial sobre as definições estratégicas implementadas pela empresa na busca da vantagem competitiva. O conceito da cadeia de valores possibilitou uma melhor análise das atividades de valor desempenhadas pela empresa e evidenciou a importância relativa destas atividades na consecução das suas definições estratégicas.Florianópolis, SCMussi, Carlos WolowskiUniversidade Federal de Santa CatarinaCordioli, Luiz Alberto2012-10-17T20:56:45Z2012-10-17T20:56:45Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis[140] f.| grafs., tabs. +application/pdf174502http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78929porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T16:37:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78929Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T16:37:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Definições estratégicas predominantes de acordo com os cenários macroeconômicos do Brasil de 1985 a 1998: um estudo de caso na Cerâmica Portobello S.A. /
title Definições estratégicas predominantes de acordo com os cenários macroeconômicos do Brasil de 1985 a 1998: um estudo de caso na Cerâmica Portobello S.A. /
spellingShingle Definições estratégicas predominantes de acordo com os cenários macroeconômicos do Brasil de 1985 a 1998: um estudo de caso na Cerâmica Portobello S.A. /
Cordioli, Luiz Alberto
Brasil
Industrias
Indicadores
Indicadores
Desempenho
Cerâmica
Indústria
Concorrencia
title_short Definições estratégicas predominantes de acordo com os cenários macroeconômicos do Brasil de 1985 a 1998: um estudo de caso na Cerâmica Portobello S.A. /
title_full Definições estratégicas predominantes de acordo com os cenários macroeconômicos do Brasil de 1985 a 1998: um estudo de caso na Cerâmica Portobello S.A. /
title_fullStr Definições estratégicas predominantes de acordo com os cenários macroeconômicos do Brasil de 1985 a 1998: um estudo de caso na Cerâmica Portobello S.A. /
title_full_unstemmed Definições estratégicas predominantes de acordo com os cenários macroeconômicos do Brasil de 1985 a 1998: um estudo de caso na Cerâmica Portobello S.A. /
title_sort Definições estratégicas predominantes de acordo com os cenários macroeconômicos do Brasil de 1985 a 1998: um estudo de caso na Cerâmica Portobello S.A. /
author Cordioli, Luiz Alberto
author_facet Cordioli, Luiz Alberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mussi, Carlos Wolowski
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordioli, Luiz Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Brasil
Industrias
Indicadores
Indicadores
Desempenho
Cerâmica
Indústria
Concorrencia
topic Brasil
Industrias
Indicadores
Indicadores
Desempenho
Cerâmica
Indústria
Concorrencia
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000
2012-10-17T20:56:45Z
2012-10-17T20:56:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 174502
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78929
identifier_str_mv 174502
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv [140] f.| grafs., tabs. +
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652150439411712