Estudo de viabilidade econômica para implantação de um teleférico na Serra do Rio do Rastro - SC
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255885 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia de Produção Mecânica. |
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Estudo de viabilidade econômica para implantação de um teleférico na Serra do Rio do Rastro - SCAnálise de ViabilidadeTeleféricoTurismoSerra do Rio do RastroTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia de Produção Mecânica.O turismo no Brasil desempenha um papel significativo no desenvolvimento econômico, contribuindo para o PIB e gerando milhões de empregos. No estado de Santa Catarina, o turismo é impulsionado por suas belezas naturais, clima subtropical, e a qualidade nos setores de gastronomia, hotelaria e atrações turísticas. No sul de Santa Catarina, a Serra do Rio do Rastro se destaca por suas belezas naturais, eleita uma das estradas mais espetaculares do mundo em 2012, atraindo turistas do mundo inteiro. Visando analisar o potencial de alavancar ainda mais o turismo local, proporcionando uma experiência única aos visitantes e impulsionando a economia local por meio do aumento do consumo em serviços e a criação de empregos, este trabalho tem como objetivo principal avaliar a viabilidade econômica para a implantação de um teleférico na Serra do Rio do Rastro, localizada no sul do estado de Santa Catarina, Brasil. Para isso, primeiramente, estimou-se a demanda de visitantes na região, estabelecendo uma taxa de conversão inicial para a utilização do teleférico. Em seguida, procurou-se estabelecer um ticket médio com base em atrativos similares na região. Com essas informações, chegou-se a uma estimativa de receita com horizonte de análise definido em 25 anos. Após essa etapa, analisou-se um projeto de referência para atender a demanda estimada e elencaram-se todos os equipamentos necessários para a construção e operação do teleférico, totalizando um investimento inicial de R$43.303.087,29. Além disso, foram estimados todos os custos e despesas de O&M, energia, e mão de obra. Com esses valores, foram utilizados métodos matemáticos de engenharia econômica para determinar a análise do investimento, como a Taxa Interna de Retorno (TIR), Valor Presente Líquido (VPL) e Payback Descontado. Três cenários potenciais foram considerados: pessimista, moderado e otimista, variando a demanda do teleférico, mas mantendo fixa a taxa de conversão da demanda em 30% e o valor do ingresso em R$70. No cenário pessimista, constatou-se que o investimento não é viável economicamente, apresentando valores negativos de VPL e TIR abaixo da Taxa Mínima de Atratividade (TMA) calculada. Já nos cenários moderado e otimista, a implementação mostrou-se rentável e favorável com retornos financeiros. No entanto, como o tempo de retorno do investimento foi longo em ambos os cenários, buscou-se entender qual taxa de conversão e preço do ingresso seriam necessários para que o payback fosse de 10 anos. Concluiu-se que, para garantir a viabilidade do empreendimento com um período de retorno de 10 anos, é necessário aumentar o preço de venda para R$95 e implementar estratégias de marketing e propaganda direcionadas para alcançar a taxa de conversão desejada, dependendo de cada cenário específico.Tourism in Brazil plays a significant role in economic development, contributing to the GDP and generating millions of jobs. In the state of Santa Catarina, tourism is driven by its natural beauty, subtropical climate, and the quality of its gastronomy, hospitality, and tourist attractions. In southern Santa Catarina, the Serra do Rio do Rastro stands out for its natural beauty, having been voted one of the most spectacular roads in the world in 2012, attracting tourists from around the globe. Aiming to analyze the potential to further boost local tourism, providing a unique experience for visitors and driving the local economy through increased consumption in services and job creation, this work's main objective is to evaluate the economic feasibility of implementing a cable car in Serra do Rio do Rastro, located in the southern part of the state of Santa Catarina, Brazil. To achieve this, we first estimated the demand for visitors in the region, establishing an initial conversion rate for cable car usage. Next, we aimed to establish an average ticket price based on similar attractions in the region. With this information, we reached a revenue estimate with a 25-year analysis horizon. Following this step, we analyzed a reference project to meet the estimated demand and listed all the necessary equipment for the construction and operation of the cable car, totaling an initial investment of R$43,303,087.29. Additionally, all O&M costs, energy, and labor expenses were estimated. Using these values, we applied economic engineering mathematical methods to determine the investment analysis, such as the Internal Rate of Return (IRR), Net Present Value (NPV), and Discounted Payback Period. Three potential scenarios were considered: pessimistic, moderate, and optimistic, varying the cable car demand but keeping the demand conversion rate fixed at 30% and the ticket price at R$70. In the pessimistic scenario, the investment was found to be economically unviable, with negative NPV values and IRR below the calculated Minimum Attractive Rate of Return (MARR). In the moderate and optimistic scenarios, the implementation proved profitable and favorable with financial returns. However, given the long payback period in both scenarios, we sought to understand what conversion rate and ticket price would be necessary for a 10-year payback period. It was concluded that to ensure the project's viability with a 10-year return period, it is necessary to increase the ticket price to R$95 and implement targeted marketing and advertising strategies to achieve the desired conversion rate, depending on each specific scenario.Florianópolis, SC.Santa Catarina, ArturUniversidade Federal de Santa Catarina.Damiani, Franklin Canever2024-07-11T13:31:02Z2024-07-11T13:31:02Z2024-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis102 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255885Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-07-11T13:31:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/255885Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-07-11T13:31:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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