Projeto Escola: educando para a captação de doadores de sangue

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rosane Suely May
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99271
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
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spelling Projeto Escola: educando para a captação de doadores de sangueEnfermagemDoadores de sangueEducação em saúdeTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que utilizou o Estudo de Caso como método de pesquisa, seguindo a sistematização dos passos propostos por Ludke e André. Teve como objetivos conhecer a influência do Projeto Escola como estratégia de captação de doadores de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina de Florianópolis e compreender a percepção sobre o Projeto Escola do jovem doador de sangue como aluno que participou anteriormente de suas atividades. Teve como suporte teórico a Política Nacional de Sangue e Hemoderivados, a educação libertadora de Paulo Freire e a solidariedade social segundo Maffesoli. Buscou-se compreender e analisar a contribuição ou influência do Projeto Escola na decisão para a doação de sangue de doadores, alunos envolvidos com o projeto em anos anteriores. Para este Estudo de Caso foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a pesquisa documental e a entrevista individual. Para a operacionalização da análise dos dados coletados, foi utilizada a análise temática apresentada por Minayo. O período deste estudo se deu durante o primeiro semestre de 2010 até o segundo semestre de 2011. Os resultados desta tese proporcionaram a produção de conhecimento traduzida em 3 manuscritos. O primeiro manuscrito é uma revisão integrativa de literatura que teve como objetivo conhecer as estratégias de captação de doadores de sangue utilizadas pelos serviços de hemoterapia e identificar o perfil das publicações. O levantamento bibliográfico abrangeu as publicações nacionais e internacionais de 2000 a 2009, tendo sido identificados 39 textos que compuseram a amostra do estudo. Os resultados identificaram a escassez de publicações sobre o tema. As estratégias encontradas para captação de doadores foram agrupadas como: acolhimento; campanhas; e estratégias educativas. Observou-se a necessidade de maior socialização das estratégias de captação de doadores de sangue utilizadas pelos hemocentros, a fim de possibilitar a troca de experiências entre os serviços contribuindo para o aumento da captação de doadores de sangue. O segundo manuscrito objetivou conhecer a influência do Projeto Escola do HEMOSC/Florianópolis como estratégia de captação de doadores de sangue através de dados coletados em documentos sobre a legislação da hemoterapia, a Política Nacional do Sangue e Hemoderivados, além do Projeto Escola. Foram investigados oito documentos oficiais e treze documentos técnicos no período de julho de 2010 a janeiro de 2011. Os dados coletados resultaram em duas grandes categorias: Desvelando a filosofia da política da captação de doadores de sangue, originada a partir dos documentos oficiais, e Desenvolvendo parceria entre saúde e educação a favor da vida, a partir dos documentos técnicos. Os resultados identificaram o fortalecimento da política da captação de doadores de sangue, tendo como base a Política Nacional de Sangue e Hemoderivados e o próprio Projeto Escola. Além disso, apontaram a eficácia e eficiência do projeto como estratégia de captação de doadores quando comparado ao percentual de doações preconizado pela Política Nacional de Sangue e Hemoderivados e à filosofia que permeia a política. O terceiro manuscrito objetivou compreender a percepção sobre o Projeto Escola do jovem doador de sangue como aluno que participou anteriormente de suas atividades. Utilizou-se a entrevista como instrumento de coleta de dados, cuja análise possibilitou o desvelar das seguintes categorias: doação por motivação intrínseca; destituição do medo, preconceitos e tabus; comprometimento da escola para com a doação de sangue; continuidade e ampliação do projeto para a doação de sangue. Os resultados identificaram que, para as estratégias serem eficientes, é fundamental que sejam direcionadas às expectativas do público-alvo, que estimulem a solidariedade e a cidadania e que suas ações, projetos e programas sejam avaliados, a fim de que seus objetivos sejam alcançados e os custos e esforços para tais ações, recompensados. Conclui-se de forma global que os princípios e diretrizes que norteiam o Projeto Escola estão de acordo com a Política Nacional de Sangue e Hemoderivados, imbuídos da filosofia e da política que embasam a captação de doadores de sangue, visando a doadores altruístas, espontâneos e não remunerados. Este estudo evidencia a necessidade e a importância de ampliar-se o tema a novas pesquisas, a fim de suscitar a curiosidade e o interesse pelo assunto e, dessa forma, novas contribuições e novas possibilidades em busca de doadores altruístas e fidelizados.This is a qualitative study that used the case study as a research method, following the systematization of the steps proposed by Ludke and Andre. It aims to identify the influence of the school project and strategy to attract blood donors from the Hematology Center of Santa Catarina in Florianopolis and understand the perception of the school project for the young blood donor as a student who previously participated in its activities. It was theoretically supported by the National Policy for Blood and Blood Products, the Paulo Freires liberatory and social solidarity by Maffesoli. We sought to understand and analyze the contribution or influence the decision of the School Project for the donation of blood donors, by students involved with the project in previous years. For this case study the instruments used to collect data to document the research are the individual interviews. In order to perform the analysis of data, the thematic analysis of Minayo was used. The study period was during the first half of 2010 until the second half of 2011. The results of the thesis provided the production of knowledge translated into three manuscripts. The first manuscript is an integrative review of literature that aimed to know the strategies to recruit blood donors used by hemotherapy services and identify the profile scientific publications. The bibliographic survey covered national and international publications from 2000 to 2009, 39 texts were identified that composed the study sample. The result highlighted the scarcity of publications on the subject. Strategies found to attract donors were grouped as: reception; campaigns; and educational strategies. Theres is a need for a greater socialization of strategies to recruit blood donors used by blood banks in order to enable the exchange of experiences among the services contributing to the increased uptake of blood donors. The second manuscript aimed to determine the influence of the School Project Hemosc / Florianopolis as a strategy to attract blood donors using data collected from documents on the law of hemotherapy, the National Policy for Blood and Blood Products, and the School Project. We investigated eight official documents and thirteen technical papers in the period of July 2010 to January 2011. The data collected resulted in to two major categories: unveiling the political philosophy of attracting blood donors originated from official documents, and developing partnership between health and education for life, from technical documents. The results identified the strengthening of the political capture of blood donors, based on the National Policy for Blood and Blood Products and their own school project. Moreover, noted the effectiveness and efficiency of design as a strategy for attracting donors when compared to the percentage of grants recommended by the National Blood and Blood Products and philosophy that permeates politics. The third manuscript aimed at understanding the perception of the School Project of the young blood donor as a student that previously participated in its activities. We used interview as an instrument for collection of data, analysis of which allowed the unveiling of the following Categories; Intrinsic Motivation for Giving, Dismissal of Fear; Prejudices and Taboo; School for Commitment to Blood Donation, continuity and Expansion Project for Donation of Blood. The results indicate that for the strategies to be effective, it is essential that they be directed to the expectations of the audience, to encourage solidarity and citizenship and that its actions, projects and programs are evaluated, so that its objectives are achieved and costs and efforts for such actions, rewarded. It is so comprehensive that the principles and guidelines that guide the school project are in accordance with the National policy for Blood and Blood Products, imbued with the philosophy and policy underlying the uptake of blood donors in order to altruistic donors, spontaneous and unpaid. This study highlights the need and importance of broadening the topic for further research in order to arouse curiosity and interest in the subject and thus, new contributions and new possibilities in search of loyal altruistic and altruistic donors.FlorianópolisReibnitz, Kenya SchmidtUniversidade Federal de Santa CatarinaRodrigues, Rosane Suely May2013-03-04T18:26:49Z2013-03-04T18:26:49Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis197 p.| il., tabs.application/pdf305463http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99271porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T23:42:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/99271Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T23:42:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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