O diagnóstico de enfermagem da NANDA internacional na sistematização da assistência de enfermagem na clínica médica de um hospital universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ubaldo, Isabela
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106778
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem, Florianópolis, 2013.
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spelling O diagnóstico de enfermagem da NANDA internacional na sistematização da assistência de enfermagem na clínica médica de um hospital universitárioEnfermagemDiagnóstico de enfermagemSanta CatarinaCuidados de enfermagemClinica medicaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem, Florianópolis, 2013.A Sistematização da Assistência de Enfermagem é uma ação do enfermeiro e um instrumento de organização do cuidado através da implementação do Processo de Enfermagem. Ela é obrigatória em todos os locais em que se prestam cuidados de enfermagem e deve constar, no mínimo, das etapas: histórico de enfermagem, diagnóstico de enfermagem, intervenções de enfermagem, implementação da assistência e evolução de enfermagem. No Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina, a etapa do Diagnóstico de Enfermagem não é utilizada. Em sua substituição é usado o levantamento de problemas. Através dele o enfermeiro prevê as ações de enfermagem. Percebendo a insuficiência de informações e lacuna na cientificidade do cuidado de enfermagem prestado na instituição, este estudo teve por objetivo apresentar os diagnósticos de enfermagem mais frequentes, suas características definidoras e fatores relacionados ou fatores de risco, segundo a taxonomia II da North American Nursing Diagnosis Association - International para o cuidado dos pacientes internados na Clínica Médica III do Hospital Universitário Dr. Polydoro de São Thiago. Trata-se de um estudo de natureza quali-quantitativa desenvolvido em duas etapas. Primeiro, realizaram-se três grupos de discussão com seis enfermeiros lotados nos serviços de clínica médica da instituição. Nesta etapa, desenvolveu-se um processo educativo reflexivo acerca do DE e definiram-se oito principais diagnósticos de enfermagem em pacientes de clínica médica descritos por enfermeiros nos históricos de enfermagem de pacientes internados na instituição nos meses de agosto e setembro de 2011. Estes diagnósticos de enfermagem, suas características definidoras e fatores relacionados foram inseridos no aplicativo informatizado que contempla a Sistematização da Assistência de Enfermagem no prontuário do paciente, após a elaboração do ícone de diagnóstico de enfermagem. Na segunda etapa do estudo, os enfermeiros de uma das unidades de Clínica Médica aplicaram por um período de dois meses a Sistematização da Assistência de Enfermagem, incluindo a etapa diagnóstica aos pacientes internados na unidade. Neste período, três novos diagnósticos foram acrescidos em função de necessidade sentida pelos participantes. Na análise, os dados da etapa diagnóstica, foram agrupados por semelhança e obtidos os diagnósticos de enfermagem, suas características definidoras e fatores relacionados mais frequentes em pacientes internados em clínica médica. Ao final do processo, os enfermeiros participantes responderam a uma entrevista semiestruturada falando da experiência vivenciada e de seus aspectos positivos e negativos, bem como das possibilidades de adoção do diagnóstico de enfermagem na Sistematização da Assistência de Enfermagem. Como resultados, identificaram-se os principais diagnósticos de enfermagem apresentados pelos pacientes assistidos na instituição, assim como seus fatores relacionados e suas características definidoras. A maioria dos profissionais teve pouco ou nenhum contato com as classificações diagnósticas em sua formação e em sua atuação profissional até o momento. Assim, há necessidade de abordar a temática num processo de capacitação gradativo e contínuo com acompanhamento na prática, para que a implementação da etapa diagnóstica se efetive na instituição, dada a inexperiência dos enfermeiros para trabalhar com essa etapa. A compreensão da Classificação, nos termos descritos nos fatores relacionados e características definidoras, também foi alvo de dúvidas durante a experiência. Constata-se, entretanto, a grande disposição dos participantes para o aprendizado desta prática, como fator positivo para sua adoção na instituição. <br>Abstract : The systematization of nursing care is an action of the nurse and an instrument of organization of care through the nursing process. It is mandatory in all locations in which nursing care is available and shall include at least the steps: history of nursing, nursing diagnosis, nursing interventions, implementation and evolution of nursing assistance. At the Federal University of Santa Catarina?s Hospital, the stage of nursing diagnosis is not used. In its place, the ?problems survey? is used, based on which the nurse provides the nursing actions. Realizing the insufficient amount of information and gap in scientific character of nursing care provided in the institution, this study aimed to provide more frequent nursing diagnoses, its defining characteristics and related factors or risk factors, according to taxonomy II of North American Nursing Diagnosis Association-International for the care of patients admitted to the Medical Clinic III of University Hospital Dr. Polydoro de São Thiago. This is a study of qualitative and quantitative nature developed in two steps. First, three workshops were held, with six nurses deployed at the medical clinic services of the institution. In this step, a reflective educational process on ?DE? has been developed and eight major nursing diagnoses were defined on patients of medical clinic, described by nurses in the nursing records of patients hospitalized at the institution from August through to September 2011. These nursing diagnoses, its defining characteristics and related factors were entered in the software application that includes the Systematization of Nursing Care in patient records, after the icon of nursing diagnosis. In the second stage of the study, nurses from a Medical Clinic unit applied the systematization of nursing care during two months, including diagnostic step for patients admitted to the unit. In this period, the staff realized the need of adding three new diagnoses. In the analysis, data from the diagnostic stage were grouped by similarity; nursing diagnoses were obtained as well as its defining characteristics and related factors most commonly found in patients admitted to medical clinical. At the end of the process, the staff answered a semi-structured interview about the experience and its positive and negative aspects, as well as the possibilities of using nursing diagnosis in the systematization of nursing care. As a result, the main ?DE? noted on patients assisted at the institution were identified, as well as their related factors and defining characteristics. Most professionals had little or no contact with the diagnostic classifications in their training and in their professional performance so far. So, there is need to address the subject in a process of gradual and continuous training with follow-up in practice, so that the implementation of the diagnostic step is effective in the institution, given the inexperience of the nurses to work with this step. Understanding the classification, as described in the related factors and defining characteristics has also been the target of questions during the trial period. There is, however, a great willingness of the staff in learning this practice, which is a positive factor for its adoption at the institution.Matos, ElianeUniversidade Federal de Santa CatarinaUbaldo, Isabela2013-12-05T22:20:15Z2013-12-05T22:20:15Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis175 p.| il., tabs.application/pdf319587https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106778porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-13T12:57:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/106778Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-13T12:57:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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