Sistematização da integração das abordagens TRIZ e Lean utilizando o conceito Kata de melhoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Thiago Bastos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193950
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2018.
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Em que, para o cenário da manufatura, os sempre novos problemas e obstáculos presentes na evolução de sistemas, não são completamente suportados por tais ferramentas. A abordagem Toyota Kata de melhoria foi proposta como meio para superar problemas cuja solução está além da fronteira do conhecimento, de forma sistemática e científica. A forma com que esta abordagem propõe que problemas sejam solucionados é baseada em formas intuitivas, que dependem do conhecimento dos envolvidos no processo, ocasionando soluções menos novas e menos criativas. Deste modo, integrar a teoria da resolução inventiva de problemas (TRIZ) ao processo de melhoria, requer ferramentas e conceitos relacionados à análise do problema, a busca e a aplicação de princípios de solução, complementando as deficiências das abordagens Lean e Kata de melhoria. Para integrar tais ferramentas e conceitos, uma revisão da literatura foi realizada com finalidade de identificar o estado da arte para Lean-TRIZ, que foi então integrado às rotinas de melhoria conforme descritas pela abordagem Kata de melhoria por meio de princípios e ferramentas organizadas. Desta integração foram sistematizados procedimentos com funções e ferramentas específicas e as mesmas foram empiricamente validadas por meio de experimentações. Os resultados foram avaliados por especialistas quanto a utilidade e novidade das soluções propostas. Foi possível verificar que as sistemáticas propostas, para o caso experimentado, foram capazes de aumentar a quantidade de planejamentos, assim como a utilidade e novidade das soluções propostas.Abstract : Manufacturers pursuit for innovative manufacturing systems to increase flexibility, productivity and profitability, while reducing operational cost and idle time. These issues were improved by the Japanese vehicle manufacturer Toyota and the evolutionary pattern was westernized and widely spread under the name Lean Manufacturing. However, only applying the Lean tools does not provide improvements in a sustainable and continuous way, due to the fact that these tools (eg Kanban, A3, VSM) have been developed for Toyota's particular problems, which have become the company's best but not universal practices. In that, for the manufacturing scenario, the ever-new problems and obstacles present in systems evolution are not fully supported by such tools. The Improvement Kata approach was proposed as a mean to systematically and scientifically overcome problems beyond the knowledge frontier, but with the generation of ideas and solution principles based on intuitive forms, presenting planning difficulties and low creativity. Hence, integrating the theory of inventive problem solving (TRIZ) into the improvement process, presents tools and concepts with characteristics of problem analysis, search and application of solution principles, complementing the deficiencies of the Lean and Kata improvement approaches. To integrate such tools and concepts, an integrative review of the literature was performed to identify the state of the art for Lean-TRIZ, which was then integrated with the improvement routines as described by the improvement Kata approach through organized principles and tools. From this integration were generated systematics methods with specific functions and tools, and the same were empirically validated through experimentation. The results were evaluated by experts regarding the level of creativity (usefulness and novelty) of the proposed solutions. Making it possible to verify that the proposed systematics were, in the case studied, able to increase the quantity of planning alternatives, as well as the utility and novelty of the proposed solutions.Forcellini, Fernando AntonioUniversidade Federal de Santa CatarinaFernandes, Thiago Bastos2019-03-22T04:01:59Z2019-03-22T04:01:59Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis197 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf355832https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193950porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-22T04:01:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/193950Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-03-22T04:01:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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