INOVAÇÃO CURRICULAR: ESTRATÉGIAS FACILITADORAS NA GESTÃO PARTICIPATIVA DA MUDANÇA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salles, Suely Therezinha Costa
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Eyng, Ana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35585
Resumo: A texto apresenta a reflexão desenvolvida na investigação da gestão da mudança do projeto pedagógico nas Instituições de Ensino Superior, na elaboração de dissertação de Mestrado defendida em outubro de 2004. As transformações ocorridas na sociedade nas últimas décadas e os conseqüentes desafios apresentados à educação superior na formação do profissional-cidadão, exigem mudanças nos projetos pedagógicos dos cursos. Como todo processo de mudança produz resistência, gera conflitos, a pesquisa indagou: Quais os aspectos que interferem na implementação de um novo projeto pedagógico? Tendo em vista a construção de respostas possíveis ao problema de investigação, os procedimentos utilizados na sua realização integram a análise teórica, à analise da realidade. A investigação se apoiou na vivência ocorrida em duas Instituições de Ensino Superior, nos cursos de licenciatura em Matemática, Biologia, Letras e Pedagogia. Os resultados da investigação ressaltam a complexidade do ato de gestão da inovação e permitiram apontar onze princípios norteadores da construção coletiva de estratégias para viabilizar a mudança.
id UFSC_89ccf11f6b41b46cf6f3eb37ad1cbf8d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/35585
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling INOVAÇÃO CURRICULAR: ESTRATÉGIAS FACILITADORAS NA GESTÃO PARTICIPATIVA DA MUDANÇA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIORA texto apresenta a reflexão desenvolvida na investigação da gestão da mudança do projeto pedagógico nas Instituições de Ensino Superior, na elaboração de dissertação de Mestrado defendida em outubro de 2004. As transformações ocorridas na sociedade nas últimas décadas e os conseqüentes desafios apresentados à educação superior na formação do profissional-cidadão, exigem mudanças nos projetos pedagógicos dos cursos. Como todo processo de mudança produz resistência, gera conflitos, a pesquisa indagou: Quais os aspectos que interferem na implementação de um novo projeto pedagógico? Tendo em vista a construção de respostas possíveis ao problema de investigação, os procedimentos utilizados na sua realização integram a análise teórica, à analise da realidade. A investigação se apoiou na vivência ocorrida em duas Instituições de Ensino Superior, nos cursos de licenciatura em Matemática, Biologia, Letras e Pedagogia. Os resultados da investigação ressaltam a complexidade do ato de gestão da inovação e permitiram apontar onze princípios norteadores da construção coletiva de estratégias para viabilizar a mudança.INPEAU2012-09-24T20:00:16Z2012-09-24T20:00:16Z2004-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35585Salles, Suely Therezinha CostaEyng, Ana Mariaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-21T17:35:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/35585Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-21T17:35:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv INOVAÇÃO CURRICULAR: ESTRATÉGIAS FACILITADORAS NA GESTÃO PARTICIPATIVA DA MUDANÇA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title INOVAÇÃO CURRICULAR: ESTRATÉGIAS FACILITADORAS NA GESTÃO PARTICIPATIVA DA MUDANÇA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
spellingShingle INOVAÇÃO CURRICULAR: ESTRATÉGIAS FACILITADORAS NA GESTÃO PARTICIPATIVA DA MUDANÇA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Salles, Suely Therezinha Costa
title_short INOVAÇÃO CURRICULAR: ESTRATÉGIAS FACILITADORAS NA GESTÃO PARTICIPATIVA DA MUDANÇA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_full INOVAÇÃO CURRICULAR: ESTRATÉGIAS FACILITADORAS NA GESTÃO PARTICIPATIVA DA MUDANÇA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_fullStr INOVAÇÃO CURRICULAR: ESTRATÉGIAS FACILITADORAS NA GESTÃO PARTICIPATIVA DA MUDANÇA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed INOVAÇÃO CURRICULAR: ESTRATÉGIAS FACILITADORAS NA GESTÃO PARTICIPATIVA DA MUDANÇA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_sort INOVAÇÃO CURRICULAR: ESTRATÉGIAS FACILITADORAS NA GESTÃO PARTICIPATIVA DA MUDANÇA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
author Salles, Suely Therezinha Costa
author_facet Salles, Suely Therezinha Costa
Eyng, Ana Maria
author_role author
author2 Eyng, Ana Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salles, Suely Therezinha Costa
Eyng, Ana Maria
description A texto apresenta a reflexão desenvolvida na investigação da gestão da mudança do projeto pedagógico nas Instituições de Ensino Superior, na elaboração de dissertação de Mestrado defendida em outubro de 2004. As transformações ocorridas na sociedade nas últimas décadas e os conseqüentes desafios apresentados à educação superior na formação do profissional-cidadão, exigem mudanças nos projetos pedagógicos dos cursos. Como todo processo de mudança produz resistência, gera conflitos, a pesquisa indagou: Quais os aspectos que interferem na implementação de um novo projeto pedagógico? Tendo em vista a construção de respostas possíveis ao problema de investigação, os procedimentos utilizados na sua realização integram a análise teórica, à analise da realidade. A investigação se apoiou na vivência ocorrida em duas Instituições de Ensino Superior, nos cursos de licenciatura em Matemática, Biologia, Letras e Pedagogia. Os resultados da investigação ressaltam a complexidade do ato de gestão da inovação e permitiram apontar onze princípios norteadores da construção coletiva de estratégias para viabilizar a mudança.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-10
2012-09-24T20:00:16Z
2012-09-24T20:00:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35585
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823041811634978816