INOVAÇÃO CURRICULAR: ESTRATÉGIAS FACILITADORAS NA GESTÃO PARTICIPATIVA DA MUDANÇA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35585 |
Resumo: | A texto apresenta a reflexão desenvolvida na investigação da gestão da mudança do projeto pedagógico nas Instituições de Ensino Superior, na elaboração de dissertação de Mestrado defendida em outubro de 2004. As transformações ocorridas na sociedade nas últimas décadas e os conseqüentes desafios apresentados à educação superior na formação do profissional-cidadão, exigem mudanças nos projetos pedagógicos dos cursos. Como todo processo de mudança produz resistência, gera conflitos, a pesquisa indagou: Quais os aspectos que interferem na implementação de um novo projeto pedagógico? Tendo em vista a construção de respostas possíveis ao problema de investigação, os procedimentos utilizados na sua realização integram a análise teórica, à analise da realidade. A investigação se apoiou na vivência ocorrida em duas Instituições de Ensino Superior, nos cursos de licenciatura em Matemática, Biologia, Letras e Pedagogia. Os resultados da investigação ressaltam a complexidade do ato de gestão da inovação e permitiram apontar onze princípios norteadores da construção coletiva de estratégias para viabilizar a mudança. |
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INOVAÇÃO CURRICULAR: ESTRATÉGIAS FACILITADORAS NA GESTÃO PARTICIPATIVA DA MUDANÇA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIORA texto apresenta a reflexão desenvolvida na investigação da gestão da mudança do projeto pedagógico nas Instituições de Ensino Superior, na elaboração de dissertação de Mestrado defendida em outubro de 2004. As transformações ocorridas na sociedade nas últimas décadas e os conseqüentes desafios apresentados à educação superior na formação do profissional-cidadão, exigem mudanças nos projetos pedagógicos dos cursos. Como todo processo de mudança produz resistência, gera conflitos, a pesquisa indagou: Quais os aspectos que interferem na implementação de um novo projeto pedagógico? Tendo em vista a construção de respostas possíveis ao problema de investigação, os procedimentos utilizados na sua realização integram a análise teórica, à analise da realidade. A investigação se apoiou na vivência ocorrida em duas Instituições de Ensino Superior, nos cursos de licenciatura em Matemática, Biologia, Letras e Pedagogia. Os resultados da investigação ressaltam a complexidade do ato de gestão da inovação e permitiram apontar onze princípios norteadores da construção coletiva de estratégias para viabilizar a mudança.INPEAU2012-09-24T20:00:16Z2012-09-24T20:00:16Z2004-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35585Salles, Suely Therezinha CostaEyng, Ana Mariaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-21T17:35:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/35585Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-21T17:35:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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