As Famílias de adolescentes autores de ato infracional no âmbito do processo sócio-educativo: com a palavra as assistentes sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/118970 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Serviço Social. |
id |
UFSC_89e5e6d9277c364f94b4a8552e9f6280 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/118970 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaBevilacqua, TatianeSouza, Marli Palma2014-07-02T19:23:08Z2014-07-02T19:23:08Z2007286291https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/118970TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Serviço Social.O presente Trabalho de Conclusão de Curso objetiva refletir sobre a interação entre as famílias dos adolescentes autores de ato infracional e os Programas Sócio-Educativos, nos quais se insere o acom panhamento do cumprimento das medidas sócio-educativas. Para tal. optou-se por urna pesquisa qualitativa de caráter exploratória. Inicialmente, realizou-se um levantamento bibliográfico acerca das temáticas adolescência, família e ato infracional, seguida do desenvolvimento de um estudo, a partir das normativas vigentes como o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Sistema Nacional de Atendimento Sócio-Educativo (S1NASE) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), sobre o lugar da família . no âmbito do processo sócio-educativo e de urna breve explanação sobre os requisitos contemporâneos da profissão e sobre as respostas ético-político-pedagógicas do agir profissional. G material empírico foi coletado por meio de entrevistas semi-estruturadas com as assistentes sociais dos Programas Sócio-Educativos de Liberdade Assistida e/ou Prestação de Serviço a Comunidade dos municípios conurbados de Florianópolis, São José e Palhoça. Após interpretadas e analisadas as falas das assistentes sociais, amparado no referencial teórico acumulado, percebeu-se que a temática estudada é permeada pelas relações sócio-afetivas, .'tanto no processo de cumprimento da medida sócio-educativa, como no momento da reflexão e decisão sobre as alternativas de vida. A interação da família no processo sócio-educativo pode ser marcada ora pelo envolvimento da família nesse processo, em prol de objetivos constituídos entre adolescente, família e equipe técnica, ora pela sua ausência, a qual dificulta a efetividade do Programa, pois entende-se que o adolescente é um ser contextualizado. A família é constantemente chamada a ser parceira do Programa, ou seja, a responsabilizar-se também pelo acompanhamento do adolescente em cumprimento de medida sócio-educativa, visto o reconhecimento de sua importância como núcleo de socialização e de educação de seus membros. Nesse sentido, por vezes, é tomada como objeto de intervenção profissional, principalmente de ações sócio-educativas. Verifica-se também a intervenção profissional através de ações sócio-terapêuticas em casos isolados, de acordo com a demanda. Diante disso, com a implantação do SUAS, abre-se possibilidades de se articular urna politica pública (des) segmentadaFlorianópolisServiço socialAdolescentesFamiliaAs Famílias de adolescentes autores de ato infracional no âmbito do processo sócio-educativo: com a palavra as assistentes sociaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL286291.pdfapplication/pdf39792781https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/118970/1/286291.pdfd74cf9d406613e42b7b4d543e1269538MD51123456789/1189702014-07-02 16:23:08.306oai:repositorio.ufsc.br:123456789/118970Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-07-02T19:23:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
As Famílias de adolescentes autores de ato infracional no âmbito do processo sócio-educativo: com a palavra as assistentes sociais |
title |
As Famílias de adolescentes autores de ato infracional no âmbito do processo sócio-educativo: com a palavra as assistentes sociais |
spellingShingle |
As Famílias de adolescentes autores de ato infracional no âmbito do processo sócio-educativo: com a palavra as assistentes sociais Bevilacqua, Tatiane Serviço social Adolescentes Familia |
title_short |
As Famílias de adolescentes autores de ato infracional no âmbito do processo sócio-educativo: com a palavra as assistentes sociais |
title_full |
As Famílias de adolescentes autores de ato infracional no âmbito do processo sócio-educativo: com a palavra as assistentes sociais |
title_fullStr |
As Famílias de adolescentes autores de ato infracional no âmbito do processo sócio-educativo: com a palavra as assistentes sociais |
title_full_unstemmed |
As Famílias de adolescentes autores de ato infracional no âmbito do processo sócio-educativo: com a palavra as assistentes sociais |
title_sort |
As Famílias de adolescentes autores de ato infracional no âmbito do processo sócio-educativo: com a palavra as assistentes sociais |
author |
Bevilacqua, Tatiane |
author_facet |
Bevilacqua, Tatiane |
author_role |
author |
dc.contributor.en.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bevilacqua, Tatiane |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Marli Palma |
contributor_str_mv |
Souza, Marli Palma |
dc.subject.classification.en.fl_str_mv |
Serviço social Adolescentes Familia |
topic |
Serviço social Adolescentes Familia |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Serviço Social. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-07-02T19:23:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-07-02T19:23:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/118970 |
dc.identifier.other.en.fl_str_mv |
286291 |
identifier_str_mv |
286291 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/118970 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/118970/1/286291.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d74cf9d406613e42b7b4d543e1269538 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805150696996864 |