Consciência e educação ambiental: um quase experimento no Curso de Direito da UFSC
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92901 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Jurídicas, Programa de Pós-Graduação em Direito, Florianópolis, 2009 |
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Consciência e educação ambiental: um quase experimento no Curso de Direito da UFSCDireitoEducação ambientalEcologiaCidadaniaConsciencia (Etica)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Jurídicas, Programa de Pós-Graduação em Direito, Florianópolis, 2009Sendo a educação ambiental obrigatória em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter forma e não-formal, a presente dissertação questiona se há a efetividade dessa educação nos alunos do curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. Sabe-se que a degradação do meio ambiente é um mal real, com conseqüências irreversíveis, e se atitudes não forem tomadas, em caráter de urgência, a situação se agravará mais às presentes e futuras gerações. Por isso, a educação ambiental é papel fundamental na mudança de pensamento e comportamento das pessoas. Educação esta que serve como um importante instrumento na edificação da consciência ambiental; na construção da nova cidadania ambiental e planetária. Uma nova cidadania que compreende cidadãos terrestres, preocupados não somente por lutas e conquistas de direitos individuais, mas coletivos, sustentando uma visão unificadora do planeta e de uma sociedade mundial. Sendo assim, a dissertação em anotação foi desenvolvida, além da pesquisa bibliográfica, empírica, na modalidade de quase-experimento, para verificar se a educação ambiental em discussão, na sua modalidade formal, está inserida no curso de Direito da UFSC. Assinala-se que foram aplicados questionários com questões que, em uma primeira etapa, envolvem a opinião a respeito da situação do meio ambiente, e outra, que aborda o comportamento dos alunos testados, sobre esse meio ambiente.Rodrigues, Horacio WanderleiUniversidade Federal de Santa CatarinaFerracini, Myrtha Wandersleben2012-10-24T13:43:15Z2012-10-24T13:43:15Z2012-10-24T13:43:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis169 f.| grafs., tabs.application/pdf274071http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92901porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T15:25:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/92901Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T15:25:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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