A JORNADA DAS PROFISSÕES: EXPECTATIVAS E ESCOLHAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOREIRA, ADRIANA ROCHAS DE CARVALHO FRUGULI
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: SILVA, ANDREA NATALIA, BRACHT, EVANDRO CESAR, NISHI, JULIANA MAYUMI, LOPES, ROSA PAULINA RAMOS, JUNIOR, RONÃ ALVES BORGES
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253902
Resumo: Este artigo analisa as escolhas e expectativas de alunos do ensino médio por meio de dados coletados durante o Projeto de Extensão "Oficina Vocacional: Jornada das Profissões da UEMS nas Escolas Estaduais de Mato Grosso do Sul". Os dados foram coletados por meio de questionários respondidos por alunos de escolas estaduais nos anos de 2021, 2022 e 2023. A análise dos dados foi conduzida usando Google Forms, Excel e a ferramenta de Inteligência Artificial (Chat Gpt). As principais conclusões incluem: A maioria dos alunos considera cursar o Ensino Superior em uma universidade pública, mas muitos estão indecisos, destacando a complexidade das decisões educacionais. As escolhas de cursos variam amplamente, com destaque para medicina e direito, mas há preocupação com a falta de interesse em cursos de licenciatura. A indecisão sobre a escolha do curso é comum, sugerindo a importância contínua de projetos de orientação vocacional e estratégias educacionais que ajudem os jovens a tomar decisões alinhadas com seus interesses e objetivos. Essas análises fornecem informações valiosas para orientar futuras ofertas de cursos da UEMS e direcionar iniciativas de apoio à orientação vocacional dos alunos.
id UFSC_8a58e49a82989118d13b2505d9265a4d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/253902
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A JORNADA DAS PROFISSÕES: EXPECTATIVAS E ESCOLHAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MSEste artigo analisa as escolhas e expectativas de alunos do ensino médio por meio de dados coletados durante o Projeto de Extensão "Oficina Vocacional: Jornada das Profissões da UEMS nas Escolas Estaduais de Mato Grosso do Sul". Os dados foram coletados por meio de questionários respondidos por alunos de escolas estaduais nos anos de 2021, 2022 e 2023. A análise dos dados foi conduzida usando Google Forms, Excel e a ferramenta de Inteligência Artificial (Chat Gpt). As principais conclusões incluem: A maioria dos alunos considera cursar o Ensino Superior em uma universidade pública, mas muitos estão indecisos, destacando a complexidade das decisões educacionais. As escolhas de cursos variam amplamente, com destaque para medicina e direito, mas há preocupação com a falta de interesse em cursos de licenciatura. A indecisão sobre a escolha do curso é comum, sugerindo a importância contínua de projetos de orientação vocacional e estratégias educacionais que ajudem os jovens a tomar decisões alinhadas com seus interesses e objetivos. Essas análises fornecem informações valiosas para orientar futuras ofertas de cursos da UEMS e direcionar iniciativas de apoio à orientação vocacional dos alunos.INPEAU/UFSC2024-01-04T15:22:25Z2024-01-04T15:22:25Z2023-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253902MOREIRA, ADRIANA ROCHAS DE CARVALHO FRUGULISILVA, ANDREA NATALIABRACHT, EVANDRO CESARNISHI, JULIANA MAYUMILOPES, ROSA PAULINA RAMOSJUNIOR, RONÃ ALVES BORGESporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-04T15:22:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/253902Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-01-04T15:22:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A JORNADA DAS PROFISSÕES: EXPECTATIVAS E ESCOLHAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MS
title A JORNADA DAS PROFISSÕES: EXPECTATIVAS E ESCOLHAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MS
spellingShingle A JORNADA DAS PROFISSÕES: EXPECTATIVAS E ESCOLHAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MS
MOREIRA, ADRIANA ROCHAS DE CARVALHO FRUGULI
title_short A JORNADA DAS PROFISSÕES: EXPECTATIVAS E ESCOLHAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MS
title_full A JORNADA DAS PROFISSÕES: EXPECTATIVAS E ESCOLHAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MS
title_fullStr A JORNADA DAS PROFISSÕES: EXPECTATIVAS E ESCOLHAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MS
title_full_unstemmed A JORNADA DAS PROFISSÕES: EXPECTATIVAS E ESCOLHAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MS
title_sort A JORNADA DAS PROFISSÕES: EXPECTATIVAS E ESCOLHAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MS
author MOREIRA, ADRIANA ROCHAS DE CARVALHO FRUGULI
author_facet MOREIRA, ADRIANA ROCHAS DE CARVALHO FRUGULI
SILVA, ANDREA NATALIA
BRACHT, EVANDRO CESAR
NISHI, JULIANA MAYUMI
LOPES, ROSA PAULINA RAMOS
JUNIOR, RONÃ ALVES BORGES
author_role author
author2 SILVA, ANDREA NATALIA
BRACHT, EVANDRO CESAR
NISHI, JULIANA MAYUMI
LOPES, ROSA PAULINA RAMOS
JUNIOR, RONÃ ALVES BORGES
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MOREIRA, ADRIANA ROCHAS DE CARVALHO FRUGULI
SILVA, ANDREA NATALIA
BRACHT, EVANDRO CESAR
NISHI, JULIANA MAYUMI
LOPES, ROSA PAULINA RAMOS
JUNIOR, RONÃ ALVES BORGES
description Este artigo analisa as escolhas e expectativas de alunos do ensino médio por meio de dados coletados durante o Projeto de Extensão "Oficina Vocacional: Jornada das Profissões da UEMS nas Escolas Estaduais de Mato Grosso do Sul". Os dados foram coletados por meio de questionários respondidos por alunos de escolas estaduais nos anos de 2021, 2022 e 2023. A análise dos dados foi conduzida usando Google Forms, Excel e a ferramenta de Inteligência Artificial (Chat Gpt). As principais conclusões incluem: A maioria dos alunos considera cursar o Ensino Superior em uma universidade pública, mas muitos estão indecisos, destacando a complexidade das decisões educacionais. As escolhas de cursos variam amplamente, com destaque para medicina e direito, mas há preocupação com a falta de interesse em cursos de licenciatura. A indecisão sobre a escolha do curso é comum, sugerindo a importância contínua de projetos de orientação vocacional e estratégias educacionais que ajudem os jovens a tomar decisões alinhadas com seus interesses e objetivos. Essas análises fornecem informações valiosas para orientar futuras ofertas de cursos da UEMS e direcionar iniciativas de apoio à orientação vocacional dos alunos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15
2024-01-04T15:22:25Z
2024-01-04T15:22:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253902
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823042462748246016