Avaliação das habilidades dos discentes de cursos superiores de tecnologia: estudo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2017 via teoria de resposta ao item

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estefano, Mariane Rosineide
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234628
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação, Florianópolis, 2021.
id UFSC_8a76d04c6b9bf1de8e28b018d99ab177
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234628
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaEstefano, Mariane RosineideReis, Marcelo Menezes2022-05-19T14:43:45Z2022-05-19T14:43:45Z2021375594https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234628Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação, Florianópolis, 2021.A presente dissertação objetiva avaliar, sob a abordagem da Teoria de Resposta ao Item (TRI), os microdados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) aplicado em 2017 nos Cursos Superiores de Tecnologia (CST): Análise e Desenvolvimento de Sistema, Gestão da Produção Industrial, Redes de Computadores e Gestão da Tecnologia da Informação. A pesquisa concentra-se nos componentes específicos da parte objetiva do exame. Esta dissertação levanta competências exigidas pelo Ministério da Educação e pelo Ministério do Trabalho para tais cursos e as vincula com os itens ENADE através da escala de habilidades da TRI. Verificou-se que, com exceção do exame de Gestão da Produção Industrial, é viável interpretar a escala. Nos resultados de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, os níveis da escala contínua identificam 37% dos formandos com competências computacionais, 11% deles também apresentam competências de programação e 1%, além das anteriores, demonstra competências com códigos específicos e raciocínio abstrato. Por problemas na qualidade do exame, não foram vinculadas as competências de 51% dos formandos do curso. Os mesmos procedimentos foram aplicados nos itens do exame de Gestão de Tecnologia da Informação e Redes de Computadores. Conclui-se que o exame não é compatível com a população aplicada e que há itens críticos para o ENADE que foram mantidos na prova. Sugere-se a análise multidimensional dos itens, especialmente de Gestão da Produção Industrial, e a utilização do método TRI durante o processo de elaboração e revisão dos itens ENADE.Abstract: This dissertation aims at evaluating the microdata from the National Student Performance Exam (ENADE) applied in 2017 to higher technology courses: System Analysis and Development, Industrial Production Management, Computer Networks and Information Technology Management, under the item response theory (TRI) approach. The research focuses on the specific components from the objective part of the examination. This dissertation raises the skills required by the Ministry of Education and the Ministry of Labor for such courses and links them with the ENADE items through the TRI skills scale. It was found that, with the exception of the Industrial Production Management exam, it is feasible to interpret the scale. In the results of Analysis and Systems Development, the levels of the continuous scale identify 37% of the trainees with computer skills, 11% of them also have programming skills and 1%, in addition to the previous ones, demonstrate skills with specific codes and abstract reasoning. Due to problems in the quality of the exam, the competences of 51% of the trainees of the course were not linked. The same procedures were applied to the items in the Information Technology Management and Computer Networks exam. It is concluded that the exam is not compatible with the applied population and that there are items critical to ENADE that were maintained in the test. It is suggested the multidimensional analysis of the items, especially Industrial Production Management, and the use of the TRI method during the process of elaborating and revising the ENADE items.273 p.| il., gráfs.porCiênciaTeoria da Resposta do ÍtemEnsino superiorAvaliação das habilidades dos discentes de cursos superiores de tecnologia: estudo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2017 via teoria de resposta ao iteminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPMGA0061-D.pdfPMGA0061-D.pdfapplication/pdf13771217https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/234628/-1/PMGA0061-D.pdf01155efeea3ce0f724eec7d12747f81bMD5-1123456789/2346282022-05-19 11:43:45.802oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234628Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-19T14:43:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação das habilidades dos discentes de cursos superiores de tecnologia: estudo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2017 via teoria de resposta ao item
title Avaliação das habilidades dos discentes de cursos superiores de tecnologia: estudo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2017 via teoria de resposta ao item
spellingShingle Avaliação das habilidades dos discentes de cursos superiores de tecnologia: estudo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2017 via teoria de resposta ao item
Estefano, Mariane Rosineide
Ciência
Teoria da Resposta do Ítem
Ensino superior
title_short Avaliação das habilidades dos discentes de cursos superiores de tecnologia: estudo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2017 via teoria de resposta ao item
title_full Avaliação das habilidades dos discentes de cursos superiores de tecnologia: estudo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2017 via teoria de resposta ao item
title_fullStr Avaliação das habilidades dos discentes de cursos superiores de tecnologia: estudo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2017 via teoria de resposta ao item
title_full_unstemmed Avaliação das habilidades dos discentes de cursos superiores de tecnologia: estudo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2017 via teoria de resposta ao item
title_sort Avaliação das habilidades dos discentes de cursos superiores de tecnologia: estudo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2017 via teoria de resposta ao item
author Estefano, Mariane Rosineide
author_facet Estefano, Mariane Rosineide
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Estefano, Mariane Rosineide
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reis, Marcelo Menezes
contributor_str_mv Reis, Marcelo Menezes
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Ciência
Teoria da Resposta do Ítem
Ensino superior
topic Ciência
Teoria da Resposta do Ítem
Ensino superior
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação, Florianópolis, 2021.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-19T14:43:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-19T14:43:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234628
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 375594
identifier_str_mv 375594
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 273 p.| il., gráfs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/234628/-1/PMGA0061-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 01155efeea3ce0f724eec7d12747f81b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805242157989888