O PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PARFOR) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB): UM CALEIDOSCÓPIO DE OLHARES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114805 |
Resumo: | Este artigo visa avaliar o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) sob a ótica dos coordenadores, professores-formadores e professores-cursistas dos cursos de Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Ciências da Natureza e Licenciatura em Pedagogia vinculados ao PARFOR desta universidade. Para obtenção dos dados desta pesquisa foram utilizados questionários estruturados aplicados a seis coordenadores (dois ex-coordenadores institucionais do Programa na universidade, o coordenador institucional na atualidade, e os três coordenadores dos cursos em andamento); vinte e sete professores-formadores (docentes) e cento e cinquenta e um professores-cursistas (discente) sendo um estudo de caso de cunho avaliativo. Trata-se de um recorte da pesquisa de abordagem mista (quanti e qualitativa) realizada no ano de 2012. Percebeu-se que apesar de todos os problemas que acompanham uma formação em serviço tais como conciliação entre os estudos e as 40 horas de jornada de trabalho na escola, o PARFOR/UFRB tem contribuído para que mudanças ocorram no interior da escola pública e para que a formação de professores seja repensada. |
id |
UFSC_8a776bc231a8396326f029085b711ae1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/114805 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PARFOR) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB): UM CALEIDOSCÓPIO DE OLHARESEste artigo visa avaliar o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) sob a ótica dos coordenadores, professores-formadores e professores-cursistas dos cursos de Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Ciências da Natureza e Licenciatura em Pedagogia vinculados ao PARFOR desta universidade. Para obtenção dos dados desta pesquisa foram utilizados questionários estruturados aplicados a seis coordenadores (dois ex-coordenadores institucionais do Programa na universidade, o coordenador institucional na atualidade, e os três coordenadores dos cursos em andamento); vinte e sete professores-formadores (docentes) e cento e cinquenta e um professores-cursistas (discente) sendo um estudo de caso de cunho avaliativo. Trata-se de um recorte da pesquisa de abordagem mista (quanti e qualitativa) realizada no ano de 2012. Percebeu-se que apesar de todos os problemas que acompanham uma formação em serviço tais como conciliação entre os estudos e as 40 horas de jornada de trabalho na escola, o PARFOR/UFRB tem contribuído para que mudanças ocorram no interior da escola pública e para que a formação de professores seja repensada.2013-12-13T20:29:19Z2013-12-13T20:29:19Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114805Lima, Tatiana Polliana Pinto deSilva, Neilton daAlmassy, Rosana Cardoso BarretoAlmassy Junior, Alexandre Américoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-13T20:29:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/114805Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-13T20:29:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PARFOR) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB): UM CALEIDOSCÓPIO DE OLHARES |
title |
O PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PARFOR) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB): UM CALEIDOSCÓPIO DE OLHARES |
spellingShingle |
O PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PARFOR) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB): UM CALEIDOSCÓPIO DE OLHARES Lima, Tatiana Polliana Pinto de |
title_short |
O PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PARFOR) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB): UM CALEIDOSCÓPIO DE OLHARES |
title_full |
O PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PARFOR) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB): UM CALEIDOSCÓPIO DE OLHARES |
title_fullStr |
O PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PARFOR) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB): UM CALEIDOSCÓPIO DE OLHARES |
title_full_unstemmed |
O PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PARFOR) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB): UM CALEIDOSCÓPIO DE OLHARES |
title_sort |
O PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PARFOR) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB): UM CALEIDOSCÓPIO DE OLHARES |
author |
Lima, Tatiana Polliana Pinto de |
author_facet |
Lima, Tatiana Polliana Pinto de Silva, Neilton da Almassy, Rosana Cardoso Barreto Almassy Junior, Alexandre Américo |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Neilton da Almassy, Rosana Cardoso Barreto Almassy Junior, Alexandre Américo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Tatiana Polliana Pinto de Silva, Neilton da Almassy, Rosana Cardoso Barreto Almassy Junior, Alexandre Américo |
description |
Este artigo visa avaliar o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) sob a ótica dos coordenadores, professores-formadores e professores-cursistas dos cursos de Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Ciências da Natureza e Licenciatura em Pedagogia vinculados ao PARFOR desta universidade. Para obtenção dos dados desta pesquisa foram utilizados questionários estruturados aplicados a seis coordenadores (dois ex-coordenadores institucionais do Programa na universidade, o coordenador institucional na atualidade, e os três coordenadores dos cursos em andamento); vinte e sete professores-formadores (docentes) e cento e cinquenta e um professores-cursistas (discente) sendo um estudo de caso de cunho avaliativo. Trata-se de um recorte da pesquisa de abordagem mista (quanti e qualitativa) realizada no ano de 2012. Percebeu-se que apesar de todos os problemas que acompanham uma formação em serviço tais como conciliação entre os estudos e as 40 horas de jornada de trabalho na escola, o PARFOR/UFRB tem contribuído para que mudanças ocorram no interior da escola pública e para que a formação de professores seja repensada. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-13T20:29:19Z 2013-12-13T20:29:19Z 2013-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-987-1896-22-6 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114805 |
identifier_str_mv |
978-987-1896-22-6 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114805 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652301077839872 |