Compreensão da Rede Vida no Trânsito: discurso do sujeito coletivo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186793 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saude, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2017 |
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Compreensão da Rede Vida no Trânsito: discurso do sujeito coletivoEnfermagemAcidentes de trânsitoPolíticas públicasPromoção da saúdeDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saude, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2017No Brasil, o Programa Vida no Trânsito faz parte da estratégia internacional Road Safety in Ten Countries Countries que tem como objetivo promover intervenções efetivas de segurança no trânsito, sendo no município de Florianópolis a Rede Vida no Trânsito a extensão deste programa. O objetivo geral deste estudo foi compreender o significado de vida no trânsito para os membros da Rede Vida no Trânsito. E específicos: 1 - conhecer o significado de vida no trânsito para os membros da Rede, 2 - identificar os motivos que levaram os mesmos a atuarem na Rede, 3 - conhecer as ações, desenvolvidas na Rede Vida no Trânsito e outras que podem ser realizadas para melhorar a vida no trânsito. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa baseada no referencial teórico das Representações Sociais. A coleta de dados ocorreu no período de junho a agosto de 2016, por meio de entrevista semiestruturada com trinta membros da Rede Vida no Trânsito. Para organização e análise dos dados se utilizou o método do Discurso do Sujeito Coletivo através do Software Qualiquantisoft. Como resultados emergiram dezesseis discursos coletivos dos quais seis estão presentes com análise e discussão em dois manuscritos. O primeiro aborda os significados de vida no trânsito e apresenta os resultados e discussões referentes à Ancoragem (promoção de vida no trânsito) e Ideia Central (preservação da vida pela redução dos acidentes) na qual a promoção da vida no trânsito é representada por educação; respeito; tolerância; investimento e segurança e a preservação da vida, no que concerne à diminuição de óbitos no trânsito e transporte com segurança. O segundo manuscrito se refere às ações da Rede para promover vida no trânsito e traz os resultados e discussões referentes a quatro Ideias Centrais: Múltiplas ações da Rede Vida no Trânsito; Mobilização intersetorial; Utilização de instrumentos e estratégias que sensibilizem a população para promover vida no trânsito: advocacy, produção de informação, escuta dos envolvido em desastres no trânsito; e Ações desafiadoras da Rede Vida no Trânsito: fiscalização no trânsito, infraestrutura das vias, intensificação das campanhas de mídias, transporte público, mobilidade, ocupação dos espaços da cidade, políticas públicas, educação para o trânsito nas escolas. Analisando os resultados se percebeu que este estudo tem como representações sociais a ressignificação do trânsito através de ações que garantem condições ideais do mesmo e mobilidade com segurança, considerando a colaboração intersetorial e compartilhamento de informações e ações da Rede Vida no Trânsito para enfrentá-lo e a seus problemas. Assim, é preciso fortalecer a Rede, buscando novas parcerias e atraindo a sociedade civil. Faz-se necessário sensibilizar todos envolvidos no planejamento e execução de mudanças no comportamento individual e coletivo na intenção de evitar os desastres de trânsito e garantir vida no trânsito.Abstract : In Brazil, the Traffic Life Program is part of the international strategy called Road Safety in Ten Countries, which has the purpose of promoting effective traffic safety interventions, being that the Traffic Life Network in the city of Florianópolis is the extension of this program. The overall objective of this study was to understand the meaning of traffic life for the members of the Traffic Life Network. The specific objectives were: 1 - to know the meaning of traffic life for the members of the Network; 2 - to identify the reasons that led them to act in the Network; 3 - to know the actions, developed in the Traffic Life Network and others that may be conducted to improve traffic life. This is an exploratory and descriptive research, with a qualitative approach, based on the theoretical framework of the Social Representations. Data collection took place from June to August 2016, through semi-structured interviews with thirty members of the Traffic Life Network. In order to organize and analyze data, we used the Collective Subject Discourse through the Qualiquantisoft Software. As results, sixteen collective discourses emerged, of which six are present with analysis and discussion in two manuscripts. The first addresses the meanings of traffic life and presents the results and discussions related to Anchorage (promotion of traffic life) and Core Idea (preservation of life by reducing accidents), where the promotion of traffic life is represented by education; respect; tolerance; investment, safety and preservation of life, with regard to the reduction of deaths in traffic and transport with safety. The second manuscript refers to the actions of the Network to promote traffic life and brings the results and discussions related to four Core Ideas: Multiple actions of the Traffic Life Network; Intersectoral mobilization; Use of tools and strategies that sensitize the population to promote traffic life: advocacy, production of information, listening to those involved in traffic disasters; and Challenging actions of the Traffic Life Network: traffic control, road infrastructure, intensification of media campaigns, public transport, mobility, occupation of urban spaces, public policies and education for traffic in schools. When analyzing the results, we noted that this study has as its social representations the re-signification of traffic through actions that ensure its ideal conditions and mobility with safety, taking into account the intersectoral collaboration and the sharing of information and actions of the Traffic Life Network to face it and its problems. Accordingly, we need to strengthen the Network, seeking new partnerships and attracting civil society. It is necessary to raise awareness among all those involved in the planning and execution of changes in individual and collective behavior with the aim of preventing traffic disasters and ensuring traffic life.Nascimento, Eliane Regina Pereira doPadilha, Maria Itayra Coelho de SouzaUniversidade Federal de Santa CatarinaVirgílio, Mirela Schmidt2018-06-08T04:02:19Z2018-06-08T04:02:19Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis139 p.| ils., tabs.application/pdf351001https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186793porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-08T04:02:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/186793Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-06-08T04:02:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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