FELIZ NA CONTEMPORANEIDADE: Saúde e Estética no Discurso de VEJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mól, Mellyssa da Costa
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Pires, Giovani De Lorenzi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238549
Resumo: a valorização da saúde e da estética não é novidade, nova é a proporção que tal fenômeno assumiu na contemporaneidade. É cada vez maior o apelo à uma aparência saudável e bela, e a retardar o processo de envelhecimento. Com as descobertas científicas e tecnológicas, as possibilidades de intervenção sobre o corpo são cada vez maiores. E a mídia tem se mostrado uma aliada deste projeto, divulgando estratégias miraculosas como ginásticas, dietas, tratamentos, receitas de como ficar mais bonito e mais saudável. Considerando que a mídia influencia diretamente nas percepções de realidade, o que acaba chegando aos campos de intervenção profissional da Educação Física, este estudo teve como objetivo verificar as estratégias de construção do discurso midiático de Veja acerca das temáticas da saúde e da estética. Trata-se de uma investigação exploratória, de abordagem qualitativa, que analisa um produto midiático. O corpus de análise é constituído por 32 exemplares da Veja e mais uma edição especial da revista. A interpretação do material foi feita por análise de conteúdo. Observou-se que o principal eixo norteador das narrativas supõe o corpo belo como sinônimo de corpo saudável, relacionando-o aos universos da atividade física, nutrição e intervenções tecnológicas sobre o corpo. Por fim, discute-se a importância da educação para a mídia para a formação de indivíduos autônomos e críticos frente ao que é veiculado pelos meios de comunicação.
id UFSC_8b8c24fddf25eda7af7217e33fd46cc5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/238549
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling FELIZ NA CONTEMPORANEIDADE: Saúde e Estética no Discurso de VEJASaúdeestéticaMídiaEducação Físicaa valorização da saúde e da estética não é novidade, nova é a proporção que tal fenômeno assumiu na contemporaneidade. É cada vez maior o apelo à uma aparência saudável e bela, e a retardar o processo de envelhecimento. Com as descobertas científicas e tecnológicas, as possibilidades de intervenção sobre o corpo são cada vez maiores. E a mídia tem se mostrado uma aliada deste projeto, divulgando estratégias miraculosas como ginásticas, dietas, tratamentos, receitas de como ficar mais bonito e mais saudável. Considerando que a mídia influencia diretamente nas percepções de realidade, o que acaba chegando aos campos de intervenção profissional da Educação Física, este estudo teve como objetivo verificar as estratégias de construção do discurso midiático de Veja acerca das temáticas da saúde e da estética. Trata-se de uma investigação exploratória, de abordagem qualitativa, que analisa um produto midiático. O corpus de análise é constituído por 32 exemplares da Veja e mais uma edição especial da revista. A interpretação do material foi feita por análise de conteúdo. Observou-se que o principal eixo norteador das narrativas supõe o corpo belo como sinônimo de corpo saudável, relacionando-o aos universos da atividade física, nutrição e intervenções tecnológicas sobre o corpo. Por fim, discute-se a importância da educação para a mídia para a formação de indivíduos autônomos e críticos frente ao que é veiculado pelos meios de comunicação.2022-08-30T12:13:34Z2022-08-30T12:13:34Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238549Mól, Mellyssa da CostaPires, Giovani De Lorenziporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-30T12:13:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/238549Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-30T12:13:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv FELIZ NA CONTEMPORANEIDADE: Saúde e Estética no Discurso de VEJA
title FELIZ NA CONTEMPORANEIDADE: Saúde e Estética no Discurso de VEJA
spellingShingle FELIZ NA CONTEMPORANEIDADE: Saúde e Estética no Discurso de VEJA
Mól, Mellyssa da Costa
Saúde
estética
Mídia
Educação Física
title_short FELIZ NA CONTEMPORANEIDADE: Saúde e Estética no Discurso de VEJA
title_full FELIZ NA CONTEMPORANEIDADE: Saúde e Estética no Discurso de VEJA
title_fullStr FELIZ NA CONTEMPORANEIDADE: Saúde e Estética no Discurso de VEJA
title_full_unstemmed FELIZ NA CONTEMPORANEIDADE: Saúde e Estética no Discurso de VEJA
title_sort FELIZ NA CONTEMPORANEIDADE: Saúde e Estética no Discurso de VEJA
author Mól, Mellyssa da Costa
author_facet Mól, Mellyssa da Costa
Pires, Giovani De Lorenzi
author_role author
author2 Pires, Giovani De Lorenzi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mól, Mellyssa da Costa
Pires, Giovani De Lorenzi
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde
estética
Mídia
Educação Física
topic Saúde
estética
Mídia
Educação Física
description a valorização da saúde e da estética não é novidade, nova é a proporção que tal fenômeno assumiu na contemporaneidade. É cada vez maior o apelo à uma aparência saudável e bela, e a retardar o processo de envelhecimento. Com as descobertas científicas e tecnológicas, as possibilidades de intervenção sobre o corpo são cada vez maiores. E a mídia tem se mostrado uma aliada deste projeto, divulgando estratégias miraculosas como ginásticas, dietas, tratamentos, receitas de como ficar mais bonito e mais saudável. Considerando que a mídia influencia diretamente nas percepções de realidade, o que acaba chegando aos campos de intervenção profissional da Educação Física, este estudo teve como objetivo verificar as estratégias de construção do discurso midiático de Veja acerca das temáticas da saúde e da estética. Trata-se de uma investigação exploratória, de abordagem qualitativa, que analisa um produto midiático. O corpus de análise é constituído por 32 exemplares da Veja e mais uma edição especial da revista. A interpretação do material foi feita por análise de conteúdo. Observou-se que o principal eixo norteador das narrativas supõe o corpo belo como sinônimo de corpo saudável, relacionando-o aos universos da atividade física, nutrição e intervenções tecnológicas sobre o corpo. Por fim, discute-se a importância da educação para a mídia para a formação de indivíduos autônomos e críticos frente ao que é veiculado pelos meios de comunicação.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2022-08-30T12:13:34Z
2022-08-30T12:13:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238549
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652303582887936