BOLSA FAMÍLIA E A CONDICIONALIDADE DA EDUCAÇÃO EM TEIXEIRA/PB: considerações a partir dos diretores escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Jéssica Maria de Lira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Canini, Raffaella, Furtado, Antônia Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180113
Resumo: RESUMO: O trabalho, que é parte de um estudo maior, apresenta e descreve os primeiros resultados de uma pesquisa de campo realizada no Município de Teixeira, no sertão paraibano, com 05 (cinco) diretores escolares, os quais responderam a uma entrevista semiestruturada sobre o Programa Bolsa Família (PBF) e o descumprimento das condicionalidades no que tange à Educação. O objetivo é compreender a visão dos gestores sobre o PBF numa perspectiva de mudança e trabalho coletivo. As entrevistas realizadas mostram que, apesar dos alunos frequentarem com maior assiduidade a escola, não há um trabalho efetivo junto à família e outros serviços e programas existentes no território, com o intuito de fortalecer a família para acompanhar o processo educacional dos filhos. Ainda, há necessidade de perceber as condicionalidades na Educação além da frequência escolar, isto é, criar um ambiente que permita a formação de um aluno participativo, crítico e autônomo.
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