Análise da contribuição do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina para o estimulo da criatividade nos alunos egressos do segundo semestre de 2007
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131190 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
id |
UFSC_8babf6ea285e25b96826daea1207e759 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131190 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Análise da contribuição do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina para o estimulo da criatividade nos alunos egressos do segundo semestre de 2007CriatividadeInovaçãoProcesso educacionalTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.É incontestável a importância da criatividade na sociedade do conhecimento, na qual as mudanças são constantes e de extrema rapidez. Diante desse ambiente mutante, o potencial inovador vem sendo apontado como habilidade de sobrevivência no mercado de trabalho. Nesse processo, já foi comprovado que tanto a família quanto a escola exercem uma papel de extrema importância, afinal, essas duas instituições são responsável pela formação do indivíduo e podem afetar negativamente ou positivamente o desenvolvimento do poder criativo. A fim de exercer esse papel, o Departamento de Ciências da Administração (CAD) tem como objetivo formar um profissional criativo, com capacidade empreendedora, capaz de se integrar facilmente aos objetivos de uma organização e coordenar, em qualquer ramo de atividade, as mais importantes estratégias operacionais. Com isso, este trabalho objetivou analisar a contribuição para o estimulo da criatividade nos formandos de 2007, do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. A fim de auxiliar nesse desenvolvimento, o presente estudo foi delineado a partir da avaliação dos pianos de ensino das disciplinas oferecidas pelo CAD, da análise da percepção dos alunos e da identificação de características criativas nos formandos do segundo semestre de 2007. Quanto A. metodologia aplicada, o estudo caracterizou-se quanto aos fins como uma pesquisa: predominantemente qualitativa, descritiva, teórica aplicada e estudo de campo. Em relação à classificação quanto aos meios propôs-se: pesquisa de campo, documental, ex-post facto e participante. Pôde-se caracterizar a pesquisa como sendo teórico aplicada, pois agregou os conhecimentos teóricos no estudo de campo da pesquisa, afim de solucionar o problema. Na análise tanto dos planos de ensino, quanto da percepção dos alunos, foram utilizadas cinco categorias de análise preconizadas por Torre (2005) como inerentes ao processo educacional criativo — Problematizar, Climatizar, Estimular, Estimar e Orientar. Para a coleta de dados junto a população de pesquisa, foi utilizado um questionário estruturado e não disfarçado. Dentre os resultados atingidos com esse estudo, identificou-se uma discrepância entre a avaliação dos planos de ensino (teoria) e a percepção dos alunos (prática). Enquanto a análise das disciplinas aponta para uma contribuição entre boa e ótima, a percepção dos alunos demonstra um resultado entre razoável e bom na contribuição do curso para o estimulo da criatividade. Elaborou-se também, de acordo com o que foi apontado pelos alunos, um perfil criativo dos formandos do segundo semestre de 2007.Florianópolis, SCMoretto Neto, LuisUniversidade Federal de Santa Catarina.Coto, Gabriela Cordioli2015-03-24T13:51:14Z2015-03-24T13:51:14Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis88 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131190porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-24T13:51:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131190Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-24T13:51:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da contribuição do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina para o estimulo da criatividade nos alunos egressos do segundo semestre de 2007 |
title |
Análise da contribuição do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina para o estimulo da criatividade nos alunos egressos do segundo semestre de 2007 |
spellingShingle |
Análise da contribuição do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina para o estimulo da criatividade nos alunos egressos do segundo semestre de 2007 Coto, Gabriela Cordioli Criatividade Inovação Processo educacional |
title_short |
Análise da contribuição do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina para o estimulo da criatividade nos alunos egressos do segundo semestre de 2007 |
title_full |
Análise da contribuição do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina para o estimulo da criatividade nos alunos egressos do segundo semestre de 2007 |
title_fullStr |
Análise da contribuição do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina para o estimulo da criatividade nos alunos egressos do segundo semestre de 2007 |
title_full_unstemmed |
Análise da contribuição do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina para o estimulo da criatividade nos alunos egressos do segundo semestre de 2007 |
title_sort |
Análise da contribuição do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina para o estimulo da criatividade nos alunos egressos do segundo semestre de 2007 |
author |
Coto, Gabriela Cordioli |
author_facet |
Coto, Gabriela Cordioli |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moretto Neto, Luis Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coto, Gabriela Cordioli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criatividade Inovação Processo educacional |
topic |
Criatividade Inovação Processo educacional |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2015-03-24T13:51:14Z 2015-03-24T13:51:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131190 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
88 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823043035076755456 |