Análise da contribuição do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina para o estimulo da criatividade nos alunos egressos do segundo semestre de 2007

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coto, Gabriela Cordioli
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131190
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
id UFSC_8babf6ea285e25b96826daea1207e759
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131190
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Análise da contribuição do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina para o estimulo da criatividade nos alunos egressos do segundo semestre de 2007CriatividadeInovaçãoProcesso educacionalTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.É incontestável a importância da criatividade na sociedade do conhecimento, na qual as mudanças são constantes e de extrema rapidez. Diante desse ambiente mutante, o potencial inovador vem sendo apontado como habilidade de sobrevivência no mercado de trabalho. Nesse processo, já foi comprovado que tanto a família quanto a escola exercem uma papel de extrema importância, afinal, essas duas instituições são responsável pela formação do indivíduo e podem afetar negativamente ou positivamente o desenvolvimento do poder criativo. A fim de exercer esse papel, o Departamento de Ciências da Administração (CAD) tem como objetivo formar um profissional criativo, com capacidade empreendedora, capaz de se integrar facilmente aos objetivos de uma organização e coordenar, em qualquer ramo de atividade, as mais importantes estratégias operacionais. Com isso, este trabalho objetivou analisar a contribuição para o estimulo da criatividade nos formandos de 2007, do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. A fim de auxiliar nesse desenvolvimento, o presente estudo foi delineado a partir da avaliação dos pianos de ensino das disciplinas oferecidas pelo CAD, da análise da percepção dos alunos e da identificação de características criativas nos formandos do segundo semestre de 2007. Quanto A. metodologia aplicada, o estudo caracterizou-se quanto aos fins como uma pesquisa: predominantemente qualitativa, descritiva, teórica aplicada e estudo de campo. Em relação à classificação quanto aos meios propôs-se: pesquisa de campo, documental, ex-post facto e participante. Pôde-se caracterizar a pesquisa como sendo teórico aplicada, pois agregou os conhecimentos teóricos no estudo de campo da pesquisa, afim de solucionar o problema. Na análise tanto dos planos de ensino, quanto da percepção dos alunos, foram utilizadas cinco categorias de análise preconizadas por Torre (2005) como inerentes ao processo educacional criativo — Problematizar, Climatizar, Estimular, Estimar e Orientar. Para a coleta de dados junto a população de pesquisa, foi utilizado um questionário estruturado e não disfarçado. Dentre os resultados atingidos com esse estudo, identificou-se uma discrepância entre a avaliação dos planos de ensino (teoria) e a percepção dos alunos (prática). Enquanto a análise das disciplinas aponta para uma contribuição entre boa e ótima, a percepção dos alunos demonstra um resultado entre razoável e bom na contribuição do curso para o estimulo da criatividade. Elaborou-se também, de acordo com o que foi apontado pelos alunos, um perfil criativo dos formandos do segundo semestre de 2007.Florianópolis, SCMoretto Neto, LuisUniversidade Federal de Santa Catarina.Coto, Gabriela Cordioli2015-03-24T13:51:14Z2015-03-24T13:51:14Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis88 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131190porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-24T13:51:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131190Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-24T13:51:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da contribuição do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina para o estimulo da criatividade nos alunos egressos do segundo semestre de 2007
title Análise da contribuição do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina para o estimulo da criatividade nos alunos egressos do segundo semestre de 2007
spellingShingle Análise da contribuição do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina para o estimulo da criatividade nos alunos egressos do segundo semestre de 2007
Coto, Gabriela Cordioli
Criatividade
Inovação
Processo educacional
title_short Análise da contribuição do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina para o estimulo da criatividade nos alunos egressos do segundo semestre de 2007
title_full Análise da contribuição do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina para o estimulo da criatividade nos alunos egressos do segundo semestre de 2007
title_fullStr Análise da contribuição do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina para o estimulo da criatividade nos alunos egressos do segundo semestre de 2007
title_full_unstemmed Análise da contribuição do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina para o estimulo da criatividade nos alunos egressos do segundo semestre de 2007
title_sort Análise da contribuição do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina para o estimulo da criatividade nos alunos egressos do segundo semestre de 2007
author Coto, Gabriela Cordioli
author_facet Coto, Gabriela Cordioli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moretto Neto, Luis
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Coto, Gabriela Cordioli
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Inovação
Processo educacional
topic Criatividade
Inovação
Processo educacional
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2015-03-24T13:51:14Z
2015-03-24T13:51:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131190
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 88 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823043035076755456