Aplicação do Business Process Management em uma instituição federal de ensino superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223292 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Produção |
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Aplicação do Business Process Management em uma instituição federal de ensino superiorBPMGerenciamento de processos de negócioBusiness Process ManagementAplicação BPMTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de ProduçãoAs instituições governamentais têm buscado aumentar sua produtividade a partir da implementação de práticas que possibilitam melhor compreensão de seus processos. Nesse sentido, é recomendada a aplicação de conceitos e metodologias de gestão por processos para o melhoramento contínuo dos serviços oferecidos à sociedade. Dentro deste contexto, a aplicação do Business Process Management é considerada a principal abordagem utilizada para a implementação da gestão por processos nas organizações. A partir de uma revisão da literatura identificou-se que o tema é bem difundido e encontrou-se metodologias capazes de auxiliar e orientar a aplicação da metodologia. Mesmo que o gerenciamento de processos de negócios esteja amplamente disseminado, ainda é considerada incipiente nas organizações públicas. Este trabalho tem por objetivo geral demonstrar a aplicação do Business Process Management (BPM) nos processos da Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades da Universidade Federal de Santa Catarina. Os resultados mostram por meio dos fluxogramas e documentos os pontos chaves abordados na aplicação e como foi a percepção dos coordenadores sobre o os processos após o mapeamento, além de apresentar o gerenciamento dos riscos.Governmental institutions have sought to increase their productivity by implementing practices that enable a better understanding of their processes. In this sense, it is recommended to apply concepts and tools of process management for the continuous improvement of services delivered to society. In the context, the application of Business Process Management is considered the main tool used for the implementation of process management in organizations. Based on a literature review, it was identified that the theme is widespread and methodologies capable of assisting and guiding the application of the tool were found. Even though business process management is widespread, it is still considered incipient in public organizations. In view of this scenario, this work has the general objective of demonstrating the application of Business Process Management (BPM) in the processes of the Secretariat for Affirmative Actions and Diversities of the Federal University of Santa Catarina. The results show, through maps and documents, the key points covered in the application and how the coordinators perceived the processes after the mapping. At the end, the presentation of the technical report presented by the consultants to the secretariat, where actions were suggested to improve the flow of information, a proposal to remodel the process design. In addition to the suggestion of new works in the area.Florianópolis, SCFettermann, Diego de CastroUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Jesué Liberato de2021-05-19T14:41:08Z2021-05-19T14:41:08Z2021-05-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis43application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223292info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-05-19T14:41:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/223292Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-05-19T14:41:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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