Profissionalização do professor que ensina matemática nos diferentes níveis de formação na Bahia-Brasil: breve panorama histórico.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186081 |
Resumo: | Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/179 |
id |
UFSC_8be1acb006eec5bb20c9bb74c68651d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/186081 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Profissionalização do professor que ensina matemática nos diferentes níveis de formação na Bahia-Brasil: breve panorama histórico.Profissionalização docenteFormação do professor que ensina matemáticaBahiaDisponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/179Neste artigo apresentamos um breve panorama histórico e resultados preliminares do processo de profissionalização do professor que ensina matemática, nos diferentes níveis de formação na BahiaBrasil, em espaços formais, a partir do desenvolvimento da pesquisa intitulada “Tecendo o processo histórico de profissionalização docente, no âmbito da matemática, nos seus diferentes níveis de formação na Bahia, de 1925 a década de 1980”. A formação de professores de matemática em nível superior na Bahia até o final da década de 1960 se concentrava na capital, mais especificamente, na Faculdade de Filosofia da Bahia/Universidade Federal da Bahia; nos anos finais dessa década houve uma interiorização do ensino superior com a criação das faculdades de formação de licenciados de 1º ciclo e seus cursos de licenciaturas curtas em ciências. No que tange a formação de professores em nível secundário, até o início dos anos 1950, se restringia a três instituições; nessa década, ocorreu uma ampliação da interiorização das escolas normais na Bahia. Dessa forma, a partir dessas nossas análises iniciais constatamos que foram sendo constituídos novos saberes e novas competências para o exercício da docência em matemática no âmbito de novos espaços de formação do professor, seja no ensino superior ou no secundário, bem como na capital e no interior baiano, no período investigado.Revista de História da educação Matemática2018-05-09T02:52:40Z2018-05-09T02:52:40Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLIMA, E. B.; FREIRE, I. A. ; LANDO, J. C. . PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS DIFERENTES NÍVEIS DE FORMAÇÃO NA BAHIA-BRASIL: breve panorama histórico. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 3, p. 116-126, 2017.2447-6447https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186081Lima, Eliene BarbosaFreire, Inês Angélica AndradeLando, Janice Cassiaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-09T02:52:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/186081Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-05-09T02:52:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Profissionalização do professor que ensina matemática nos diferentes níveis de formação na Bahia-Brasil: breve panorama histórico. |
title |
Profissionalização do professor que ensina matemática nos diferentes níveis de formação na Bahia-Brasil: breve panorama histórico. |
spellingShingle |
Profissionalização do professor que ensina matemática nos diferentes níveis de formação na Bahia-Brasil: breve panorama histórico. Lima, Eliene Barbosa Profissionalização docente Formação do professor que ensina matemática Bahia |
title_short |
Profissionalização do professor que ensina matemática nos diferentes níveis de formação na Bahia-Brasil: breve panorama histórico. |
title_full |
Profissionalização do professor que ensina matemática nos diferentes níveis de formação na Bahia-Brasil: breve panorama histórico. |
title_fullStr |
Profissionalização do professor que ensina matemática nos diferentes níveis de formação na Bahia-Brasil: breve panorama histórico. |
title_full_unstemmed |
Profissionalização do professor que ensina matemática nos diferentes níveis de formação na Bahia-Brasil: breve panorama histórico. |
title_sort |
Profissionalização do professor que ensina matemática nos diferentes níveis de formação na Bahia-Brasil: breve panorama histórico. |
author |
Lima, Eliene Barbosa |
author_facet |
Lima, Eliene Barbosa Freire, Inês Angélica Andrade Lando, Janice Cassia |
author_role |
author |
author2 |
Freire, Inês Angélica Andrade Lando, Janice Cassia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Eliene Barbosa Freire, Inês Angélica Andrade Lando, Janice Cassia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Profissionalização docente Formação do professor que ensina matemática Bahia |
topic |
Profissionalização docente Formação do professor que ensina matemática Bahia |
description |
Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/179 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-05-09T02:52:40Z 2018-05-09T02:52:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, E. B.; FREIRE, I. A. ; LANDO, J. C. . PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS DIFERENTES NÍVEIS DE FORMAÇÃO NA BAHIA-BRASIL: breve panorama histórico. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 3, p. 116-126, 2017. 2447-6447 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186081 |
identifier_str_mv |
LIMA, E. B.; FREIRE, I. A. ; LANDO, J. C. . PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS DIFERENTES NÍVEIS DE FORMAÇÃO NA BAHIA-BRASIL: breve panorama histórico. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 3, p. 116-126, 2017. 2447-6447 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186081 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista de História da educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista de História da educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652132028514304 |