Profissionalização do professor que ensina matemática nos diferentes níveis de formação na Bahia-Brasil: breve panorama histórico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Eliene Barbosa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Freire, Inês Angélica Andrade, Lando, Janice Cassia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186081
Resumo: Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/179
id UFSC_8be1acb006eec5bb20c9bb74c68651d4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/186081
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Profissionalização do professor que ensina matemática nos diferentes níveis de formação na Bahia-Brasil: breve panorama histórico.Profissionalização docenteFormação do professor que ensina matemáticaBahiaDisponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/179Neste artigo apresentamos um breve panorama histórico e resultados preliminares do processo de profissionalização do professor que ensina matemática, nos diferentes níveis de formação na BahiaBrasil, em espaços formais, a partir do desenvolvimento da pesquisa intitulada “Tecendo o processo histórico de profissionalização docente, no âmbito da matemática, nos seus diferentes níveis de formação na Bahia, de 1925 a década de 1980”. A formação de professores de matemática em nível superior na Bahia até o final da década de 1960 se concentrava na capital, mais especificamente, na Faculdade de Filosofia da Bahia/Universidade Federal da Bahia; nos anos finais dessa década houve uma interiorização do ensino superior com a criação das faculdades de formação de licenciados de 1º ciclo e seus cursos de licenciaturas curtas em ciências. No que tange a formação de professores em nível secundário, até o início dos anos 1950, se restringia a três instituições; nessa década, ocorreu uma ampliação da interiorização das escolas normais na Bahia. Dessa forma, a partir dessas nossas análises iniciais constatamos que foram sendo constituídos novos saberes e novas competências para o exercício da docência em matemática no âmbito de novos espaços de formação do professor, seja no ensino superior ou no secundário, bem como na capital e no interior baiano, no período investigado.Revista de História da educação Matemática2018-05-09T02:52:40Z2018-05-09T02:52:40Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLIMA, E. B.; FREIRE, I. A. ; LANDO, J. C. . PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS DIFERENTES NÍVEIS DE FORMAÇÃO NA BAHIA-BRASIL: breve panorama histórico. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 3, p. 116-126, 2017.2447-6447https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186081Lima, Eliene BarbosaFreire, Inês Angélica AndradeLando, Janice Cassiaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-09T02:52:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/186081Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-05-09T02:52:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Profissionalização do professor que ensina matemática nos diferentes níveis de formação na Bahia-Brasil: breve panorama histórico.
title Profissionalização do professor que ensina matemática nos diferentes níveis de formação na Bahia-Brasil: breve panorama histórico.
spellingShingle Profissionalização do professor que ensina matemática nos diferentes níveis de formação na Bahia-Brasil: breve panorama histórico.
Lima, Eliene Barbosa
Profissionalização docente
Formação do professor que ensina matemática
Bahia
title_short Profissionalização do professor que ensina matemática nos diferentes níveis de formação na Bahia-Brasil: breve panorama histórico.
title_full Profissionalização do professor que ensina matemática nos diferentes níveis de formação na Bahia-Brasil: breve panorama histórico.
title_fullStr Profissionalização do professor que ensina matemática nos diferentes níveis de formação na Bahia-Brasil: breve panorama histórico.
title_full_unstemmed Profissionalização do professor que ensina matemática nos diferentes níveis de formação na Bahia-Brasil: breve panorama histórico.
title_sort Profissionalização do professor que ensina matemática nos diferentes níveis de formação na Bahia-Brasil: breve panorama histórico.
author Lima, Eliene Barbosa
author_facet Lima, Eliene Barbosa
Freire, Inês Angélica Andrade
Lando, Janice Cassia
author_role author
author2 Freire, Inês Angélica Andrade
Lando, Janice Cassia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Eliene Barbosa
Freire, Inês Angélica Andrade
Lando, Janice Cassia
dc.subject.por.fl_str_mv Profissionalização docente
Formação do professor que ensina matemática
Bahia
topic Profissionalização docente
Formação do professor que ensina matemática
Bahia
description Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/179
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-05-09T02:52:40Z
2018-05-09T02:52:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, E. B.; FREIRE, I. A. ; LANDO, J. C. . PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS DIFERENTES NÍVEIS DE FORMAÇÃO NA BAHIA-BRASIL: breve panorama histórico. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 3, p. 116-126, 2017.
2447-6447
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186081
identifier_str_mv LIMA, E. B.; FREIRE, I. A. ; LANDO, J. C. . PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS DIFERENTES NÍVEIS DE FORMAÇÃO NA BAHIA-BRASIL: breve panorama histórico. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 3, p. 116-126, 2017.
2447-6447
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de História da educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Revista de História da educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652132028514304