Identidad profesional de los titulados de la primera generación de enfermeros y enfermeras en Magallanes, Chile (1972 - 1976)
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215644 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2019. |
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Identidad profesional de los titulados de la primera generación de enfermeros y enfermeras en Magallanes, Chile (1972 - 1976)EnfermagemEnfermeirosEnfermeirasIdentidade profissionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2019.Trata-se de uma investigação com abordagem qualitativa, do tipo histórica, onde através da história oral, se me lembro das memórias dos primeiros anos da carreira de enfermagem em 1976 em Magalhães, Chile, com o fim de conhecer o processo de construção da identidade profissional do grupo. O referencial teórico está centrado nas ideias de Claude Dubar sobre a identidade profissional e os elementos que influenciam na sua construção na sociedade. Para a coleta de dados, utilizamos como metodologia a história oral temática, baseada em seis entrevistas semiestruturadas, realizadas com cinco graduados em promoção e um professor, que faziam parte do grupo gestor de criação de carreira. A análise dos dados se deu através da avaliação y revisão do conteúdo temático segundo a metodologia Minayo, orientada nas ideias do referencial teórico, resultando em três categorias: Identidade pessoal como enfermeira, Identidade social como enfermeira, Importância da identidade profissional dos formadores de docentes. A apresentação dos resultados foi através de dois artigos: o primeiro intitulado \"Primeira Geração de enfermeiros formados em Magalhães, Chile: elementos de sua identidade profissional\", que destaca a importância dos formadores de professores na construção da identidade dos egressos da primeira geração estudada, o segundo artigo intitulado \"Identidade Profissional em Enfermagem: uma análise da literatura para começar\", em que além de mostrar a produção científica existente sobre o tema, destaca-se entre os elementos que contribuem para a construção da identidade profissional, a formação curricular e sua importância na medida em que permite, através de experiências, valores e práticas teóricas, modelar a própria identidade, bem como identidade coletiva. Conclui-se que a identidade profissional é construída a partir de elementos relacionados ao conhecimento sobre a profissão, antes da entrada no ensino de graduação, juntamente com o processo de socialização principalmente no ano de trabalho e como um terceiro elemento para a entrega experiencial de identidade. Enfermeira profissional, para aqueles treinadores, que no seu modo de viver a enfermagem transmitiu sua identidade para os alunos, também destaca a baixa produção científica em relação ao assunto no Chile.Abstract: It is a qualitative and historical investigation, where through oral history, the memories of the first graduates of the nursing career in the year could be registered 1976 in Magallanes, Chile, in order to know the process of building the professional identity of that group. The theoretical reference was focused on Claude Dubar's ideas about professional identity and the elements that influence its construction in society. The thematic oral history methodology was used to collect the data, through six semi-structured interviews, conducted to five graduates of that promotion and to a teacher, who was part of the group that created this career. The analysis of the data was held through the analysis of thematic content according to the Minayo methodology, based on the ideas of the theoretical reference, resulting in three categories: Personal identity as a nurse, Social identity as a nurse, Importance of the professional identity of teacher and educators. The presentation of the results was through two articles: the first entitled ?First Generation of nurses trained in Magallanes, Chile: elements of their professional identity ?, highlighting the importance of teacher educators in the construction of the identity of graduates of the first generation studied, the second article entitled \"Professional Identity in Nursing: an analysis of literature to start ?, in which in addition to showing the production existing scientific on the subject, stand out as fundamental elements professional identity, curriculum training, and its development through theoretical, practical and valuable experiences to model both self-identity as well as collective identity. It is concluded that professional identity is constructed from related elements with the knowledge about the profession, prior to entering undergraduate education, together with the process of socialization mainly in the labor year and as a third element for the experiential delivery professional identity nurse, for those trainers, who in their way of living nursing they transmitted their identity to the students, it is also important to highlight the scarce scientific production in relation to this theme in Chile.Padilha, Maria Itayra Coelho de SouzaUniversidade Federal de Santa CatarinaPinochet Barrientos, Helena2020-10-21T21:18:54Z2020-10-21T21:18:54Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis79 p.| il., tabs.application/pdf368206https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215644spareponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:18:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215644Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:18:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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