PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135897 |
Resumo: | Esta pesquisa visou identificar a quantidade e a qualidade da produção científica dos docentes da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio da análise das informações registradas nos curriculum Lattes no período de janeiro de 2008 e maio de 2015. Foi explorada a hipótese de que há maior quantidade de publicação em periódicos de baixa qualidade ou baixa relevância ou classificação não identificada. Foi verificada também a relação entre volume de publicação de artigos e atuação de docentes em cursos de pós-graduação. Para verificação da qualidade da produção foi adotado o Fator de Impacto (FI), que indica qual a relevância do estudo para a comunidade científica e a classificação do respectivo periódico na base Qualis da CAPES. No período considerado, foram registradas nos Curriculum Lattes dos docentes da UNIR mais 17.000 produções caracterizadas como produção bibliográfica: artigos completos publicados em periódicos, livros ou capítulos de livros, trabalhos completos ou resumos publicados em anais de congressos e outras. Artigos em periódicos somam mais de 2.600, correspondendo a 16% de toda produção. Conclui-se que 56% dos docentes são responsáveis por toda a produção e que os programas de pós-graduação publicam artigos em periódicos com classificação superior que os demais docentes. Foi verificado que 25% dos artigos foram publicados em periódicos com FI e classificados como A1, A2, B1 E B2 pelo Qualis CAPES e desses 25%, 68% são produzidos por docentes que atuam em programas stricto sensu. |
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