Uniforme escolar: qual seu significado na construção da identidade dos alunos a partir da sua relação com a cultura escolar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Formiga, Verônica Ivone
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196488
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_8cdc5b62e84ad172e840a045431b8e6f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196488
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Uniforme escolar: qual seu significado na construção da identidade dos alunos a partir da sua relação com a cultura escolar?Alunouniforme escolarformação identitárianorma institucionalTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Neste trabalho propomo-nos a compreender a relação que se estabelece no ambiente escolar entre aluno e a normatização referente ao uso do uniforme escolar, para deste modo percebermos em que medida o uso do uniforme e a instituição da norma afetam a constituição de identidade dos alunos. Neste sentido, interessamo-nos pelo movimento de permanências e mudanças no uso do uniforme escolar, e sobre os sentimentos que este desenvolve. Para esclarecer estes questionamentos nos apoiaremos no conceito de cultura escolar, desenvolvido por Viñao Frago, e no disciplinamento de corpos, sob a ótica foucaultiana, para tentarmos compreender, a relação entre estudantes, constituição da identidade e o uso do uniforme escolar. Deste modo, procuramos observar e registrar os significados construídos pelos alunos sobre o uniforme na sua relação com a cultura escolar, e ainda buscamos compreender de que maneira este uniforme contribui para a formação de identidade. Além disso, nos interessa também analisar se o uniforme opera como um artifício de disciplinamento. Esta pesquisa foi realizada em uma escola pública localizada na região da grande Florianópolis, Estado de Santa Catarina, sendo que nessa escola o uso do uniforme escolar ocupa um espaço bem caracterizado, aluno sem uniforme não entra. Metodologicamente optamos por realizar uma pesquisa qualitativa pautada em um olhar etnográfico, procurando compreender como o uniforme faz parte da constituição da identidade dos indivíduos e os significados a ele atribuído a partir da relação com a cultura escolar. Para a realização da pesquisa, utilizamos como instrumento de coleta de dados, o registro no diário de campo, as entrevistas e análise de fotografias. Sendo a combinação desses três elementos significativo para a elaboração das categorias: uniformizando os corpos, a relação ambivalente com a norma institucional, estética e cuidado, relação utilitária com o uniforme escolar, uniforme como meio de comunicação, e customizando o uniforme escolar. Por fim, podemos perceber na tensa relação que se estabelece entre o aluno e a instituição na constituição da sua identidade, que existe uma ambivalência na relação com a norma institucional. De um lado há alunos que depositam um caráter positivo a aplicabilidade da norma, tendo esta um papel fundamental para a constituição de um sujeito mais responsável e disciplinado. De outro lado, há aqueles alunos que questionam a norma institucional e o modo como ela é aplicada, sendo por muitas vezes vista como positiva a transgressão da norma.En este trabajo se propone entender la relación que se establece entre el medio escolar y las normas de los estudiantes sobre el uso de uniforme escolar para este darse cuenta de qué punto el uso del uniforme y la institución de la norma afectan la constitución de la identidad de los estudiantes. En este sentido, estamos interesados en el movimiento de la continuidad y el cambio en el uso del uniforme escolar, y sobre los sentimientos que esta desarrolla. Para aclarar estas cuestiones nos apoyarán en el concepto de la cultura escolar, desarrollado por Viñao Frago, y la disciplina de los cuerpos, a óptica de Foucault, para tratar de entender la relación entre los estudiantes, el establecimiento de la identidad y el uso de uniformes escolares. Por lo tanto, tratamos de observar y registrar los significados construidos por los estudiantes en sus uniformes en su relación con la cultura de la escuela, e incluso tratar de entender cómo este uniforme contribuye a la formación de la identidad. Por otra parte, también interesado en examinar si el uniforme funciona como un dispositivo disciplinar. Esta investigación se llevó a cabo en una escuela pública situado en la Gran Florianópolis, Estado de Santa Catarina, donde esta la escuela usando el uniforme escolar ocupa un espacio bien caracterizado, estudiante sin uniforme no lo hace. Metodológicamente hemos decidido llevar a cabo una investigación cualitativa basada en la mirada etnográfica, tratando de entender cómo el uniforme es parte de la constitución de la identidad y los significados que se le asignan a partir de la relación con la cultura escolar. Para la investigación, se utiliza como un instrumento de recolección de datos, campo diario, entrevistas y análisis de fotografías. Siendo la combinación de estos tres elementos, importantes para el desarrollo de las categorías: los organismos de normalización, el cuidado estético, relación utilitaria con el uniforme de la escuela, uniforme como un medio de comunicación, personalizar el uniforme escolar y relación ambivalente con la norma institucional. Por último, nos damos cuenta de la tensa relación que se establece entre el estudiante y la institución en la constitución de la identidad, hay una ambivalencia en relación con la norma institucional. Por un lado están los estudiantes que realicen una aplicación del carácter positiva, está teniendo un papel clave en la formación de una persona más responsable y disciplinado. Por otro lado, están aquellos estudiantes que cuestionan la norma institucional y la forma en que se aplica, es a menudo visto como una transgresión positiva de la norma.Florianópolis, SCPich, SantiagoUniversidade Federal de Santa CatarinaFormiga, Verônica Ivone2019-06-03T13:57:17Z2019-06-03T13:57:17Z2014-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis54 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196488porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-03T13:57:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196488Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-06-03T13:57:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uniforme escolar: qual seu significado na construção da identidade dos alunos a partir da sua relação com a cultura escolar?
title Uniforme escolar: qual seu significado na construção da identidade dos alunos a partir da sua relação com a cultura escolar?
spellingShingle Uniforme escolar: qual seu significado na construção da identidade dos alunos a partir da sua relação com a cultura escolar?
Formiga, Verônica Ivone
Aluno
uniforme escolar
formação identitária
norma institucional
title_short Uniforme escolar: qual seu significado na construção da identidade dos alunos a partir da sua relação com a cultura escolar?
title_full Uniforme escolar: qual seu significado na construção da identidade dos alunos a partir da sua relação com a cultura escolar?
title_fullStr Uniforme escolar: qual seu significado na construção da identidade dos alunos a partir da sua relação com a cultura escolar?
title_full_unstemmed Uniforme escolar: qual seu significado na construção da identidade dos alunos a partir da sua relação com a cultura escolar?
title_sort Uniforme escolar: qual seu significado na construção da identidade dos alunos a partir da sua relação com a cultura escolar?
author Formiga, Verônica Ivone
author_facet Formiga, Verônica Ivone
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pich, Santiago
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Formiga, Verônica Ivone
dc.subject.por.fl_str_mv Aluno
uniforme escolar
formação identitária
norma institucional
topic Aluno
uniforme escolar
formação identitária
norma institucional
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-02
2019-06-03T13:57:17Z
2019-06-03T13:57:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196488
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 54 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652060676063232