A prática pedagógica no curso de biblioteconomia da UFSC: discurso dos docentes do CIN e dos alunos do curso /

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hillesheim, Araci Isaltina de Andrade
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81817
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
id UFSC_8cdf461e420ffe82f564ae43bd5b19a2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/81817
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A prática pedagógica no curso de biblioteconomia da UFSC: discurso dos docentes do CIN e dos alunos do curso /EducaçãoEnsino (Indireta)Biblioteconomia -Pratica de ensinoProfessores e alunosAnálise de interação em educaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.Estudo das práticas pedagógicas, especialmente, a interação professor-aluno em situação de sala de aula nas disciplinas do Departamento de Ciência da Informação - CIN, ministradas no Curso de Biblioteconomia - BBD da UFSC. Analisa o discurso coletivo dos docentes do CIN e dos alunos do BBD sobre a interação que ocorre em sala de aula. Constatou-se que os docentes do CIN estão tentando cumprir o seu papel da melhor forma possível, reconhecendo muitas vezes, suas limitações e dúvidas sobre se estão exercendo corretamente o seu papel. O docente do CIN preocupa-se com a relação com o seu aluno, pois este é o ponto de partida e de chegada de toda prática pedagógica. Por outro lado, no discurso dos alunos do BBD detectou-se que ainda existem docentes que não conseguiram mudar a forma de ensinar, que o relacionamento entre ambos é complicado e que não há um diálogo, não existe espaço para questionamentos e discussões. Na sala de aula se desenrola uma complexa rede de interações, onde o docente tem um papel de autoridade, mas não pode esquecer que o aluno é um ser humano com suas complexidades e peculiaridades. Docentes e alunos formam grupos com características próprias, com visões diferentes de mundo, de vida, de profissão, predominando uma grande heterogeneidade. Com as constantes mudanças na sociedade globalizada há a necessidade permanente de aprenderem a conviver, dialogar, trabalhar e juntos aprenderem a produzir conhecimentos e a fazer ciência.Florianópolis, SCSouza, Francisco das Chagas deUniversidade Federal de Santa CatarinaHillesheim, Araci Isaltina de Andrade2012-10-19T08:10:34Z2012-10-19T08:10:34Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf176071http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81817porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T23:10:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/81817Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T23:10:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática pedagógica no curso de biblioteconomia da UFSC: discurso dos docentes do CIN e dos alunos do curso /
title A prática pedagógica no curso de biblioteconomia da UFSC: discurso dos docentes do CIN e dos alunos do curso /
spellingShingle A prática pedagógica no curso de biblioteconomia da UFSC: discurso dos docentes do CIN e dos alunos do curso /
Hillesheim, Araci Isaltina de Andrade
Educação
Ensino (Indireta)
Biblioteconomia -
Pratica de ensino
Professores e alunos
Análise de interação em educação
title_short A prática pedagógica no curso de biblioteconomia da UFSC: discurso dos docentes do CIN e dos alunos do curso /
title_full A prática pedagógica no curso de biblioteconomia da UFSC: discurso dos docentes do CIN e dos alunos do curso /
title_fullStr A prática pedagógica no curso de biblioteconomia da UFSC: discurso dos docentes do CIN e dos alunos do curso /
title_full_unstemmed A prática pedagógica no curso de biblioteconomia da UFSC: discurso dos docentes do CIN e dos alunos do curso /
title_sort A prática pedagógica no curso de biblioteconomia da UFSC: discurso dos docentes do CIN e dos alunos do curso /
author Hillesheim, Araci Isaltina de Andrade
author_facet Hillesheim, Araci Isaltina de Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Francisco das Chagas de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Hillesheim, Araci Isaltina de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino (Indireta)
Biblioteconomia -
Pratica de ensino
Professores e alunos
Análise de interação em educação
topic Educação
Ensino (Indireta)
Biblioteconomia -
Pratica de ensino
Professores e alunos
Análise de interação em educação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001
2012-10-19T08:10:34Z
2012-10-19T08:10:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 176071
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81817
identifier_str_mv 176071
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652109802897408