O uso de animais como recurso didático na Universidade Federal de Santa Catarina: Uma visão abolicionista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176610 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
id |
UFSC_8d159767737a198baeac82bdb32f24fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/176610 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O uso de animais como recurso didático na Universidade Federal de Santa Catarina: Uma visão abolicionistauso de animais, ensino, ética, CEUA, métodos substitutivosTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.A utilização de animais como recurso didático no ensino superior tem sido muito discutida. Tal fato se deve em função de muitos alunos e professores considerarem que essas práticas vão contra seus pressupostos éticos e morais, além dos problemas de ordem psicológica que estas podem ocasionar. O debate acerca desse assunto tem aumentado muito nas últimas décadas, enquanto grupos de proteção aos animais têm tentado e conseguido com sucesso convencer muitas universidades pelo mundo afora a abolirem a utilização de animais de laboratório com fins didáticos, ou restringirem o seu uso ao mínimo necessário. Porém, para que animais deixem de ser utilizados para essa finalidade, torna-se necessária uma busca por recursos alternativos que propiciem aprendizado eficiente e satisfatório. Estes existem e incluem cadáveres e tecidos animais obtidos de fontes éticas; vídeos que podem ser gravados em situações reais; modelos, manequins e simuladores; multimídia; trabalho clínico com pacientes animais; auto-experimentação; estudos in vitro; estudos de campo e aprendizado baseado em casos. A partir da descrição e interpretação dessas questões, esta monografia investiga, pontos e argumentos intrinsicamente relacionados à problemática principal: em que caminho a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) se encontra neste embate ético.Florianópolis, SC.Brïgger, PaulaUniversidade Federal de Santa CatarinaPache, Anna Luiza Remor2017-06-22T17:30:16Z2017-06-22T17:30:16Z2016-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis72 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176610porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-22T17:30:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/176610Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-06-22T17:30:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de animais como recurso didático na Universidade Federal de Santa Catarina: Uma visão abolicionista |
title |
O uso de animais como recurso didático na Universidade Federal de Santa Catarina: Uma visão abolicionista |
spellingShingle |
O uso de animais como recurso didático na Universidade Federal de Santa Catarina: Uma visão abolicionista Pache, Anna Luiza Remor uso de animais, ensino, ética, CEUA, métodos substitutivos |
title_short |
O uso de animais como recurso didático na Universidade Federal de Santa Catarina: Uma visão abolicionista |
title_full |
O uso de animais como recurso didático na Universidade Federal de Santa Catarina: Uma visão abolicionista |
title_fullStr |
O uso de animais como recurso didático na Universidade Federal de Santa Catarina: Uma visão abolicionista |
title_full_unstemmed |
O uso de animais como recurso didático na Universidade Federal de Santa Catarina: Uma visão abolicionista |
title_sort |
O uso de animais como recurso didático na Universidade Federal de Santa Catarina: Uma visão abolicionista |
author |
Pache, Anna Luiza Remor |
author_facet |
Pache, Anna Luiza Remor |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brïgger, Paula Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pache, Anna Luiza Remor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
uso de animais, ensino, ética, CEUA, métodos substitutivos |
topic |
uso de animais, ensino, ética, CEUA, métodos substitutivos |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-10 2017-06-22T17:30:16Z 2017-06-22T17:30:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176610 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176610 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
72 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652385649688576 |