O uso de animais como recurso didático na Universidade Federal de Santa Catarina: Uma visão abolicionista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pache, Anna Luiza Remor
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176610
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
id UFSC_8d159767737a198baeac82bdb32f24fa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/176610
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O uso de animais como recurso didático na Universidade Federal de Santa Catarina: Uma visão abolicionistauso de animais, ensino, ética, CEUA, métodos substitutivosTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.A utilização de animais como recurso didático no ensino superior tem sido muito discutida. Tal fato se deve em função de muitos alunos e professores considerarem que essas práticas vão contra seus pressupostos éticos e morais, além dos problemas de ordem psicológica que estas podem ocasionar. O debate acerca desse assunto tem aumentado muito nas últimas décadas, enquanto grupos de proteção aos animais têm tentado e conseguido com sucesso convencer muitas universidades pelo mundo afora a abolirem a utilização de animais de laboratório com fins didáticos, ou restringirem o seu uso ao mínimo necessário. Porém, para que animais deixem de ser utilizados para essa finalidade, torna-se necessária uma busca por recursos alternativos que propiciem aprendizado eficiente e satisfatório. Estes existem e incluem cadáveres e tecidos animais obtidos de fontes éticas; vídeos que podem ser gravados em situações reais; modelos, manequins e simuladores; multimídia; trabalho clínico com pacientes animais; auto-experimentação; estudos in vitro; estudos de campo e aprendizado baseado em casos. A partir da descrição e interpretação dessas questões, esta monografia investiga, pontos e argumentos intrinsicamente relacionados à problemática principal: em que caminho a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) se encontra neste embate ético.Florianópolis, SC.Brïgger, PaulaUniversidade Federal de Santa CatarinaPache, Anna Luiza Remor2017-06-22T17:30:16Z2017-06-22T17:30:16Z2016-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis72 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176610porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-22T17:30:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/176610Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-06-22T17:30:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de animais como recurso didático na Universidade Federal de Santa Catarina: Uma visão abolicionista
title O uso de animais como recurso didático na Universidade Federal de Santa Catarina: Uma visão abolicionista
spellingShingle O uso de animais como recurso didático na Universidade Federal de Santa Catarina: Uma visão abolicionista
Pache, Anna Luiza Remor
uso de animais, ensino, ética, CEUA, métodos substitutivos
title_short O uso de animais como recurso didático na Universidade Federal de Santa Catarina: Uma visão abolicionista
title_full O uso de animais como recurso didático na Universidade Federal de Santa Catarina: Uma visão abolicionista
title_fullStr O uso de animais como recurso didático na Universidade Federal de Santa Catarina: Uma visão abolicionista
title_full_unstemmed O uso de animais como recurso didático na Universidade Federal de Santa Catarina: Uma visão abolicionista
title_sort O uso de animais como recurso didático na Universidade Federal de Santa Catarina: Uma visão abolicionista
author Pache, Anna Luiza Remor
author_facet Pache, Anna Luiza Remor
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brïgger, Paula
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pache, Anna Luiza Remor
dc.subject.por.fl_str_mv uso de animais, ensino, ética, CEUA, métodos substitutivos
topic uso de animais, ensino, ética, CEUA, métodos substitutivos
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-10
2017-06-22T17:30:16Z
2017-06-22T17:30:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176610
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 72 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652385649688576