Diagtur ambiente inteligente para análise de inventários turísticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Anita Maria da Rocha
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79343
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaFernandes, Anita Maria da RochaBastos, Rogerio Cid2012-10-18T02:27:43Z2012-10-18T02:27:43Z20002000171510http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79343Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.O objetivo deste trabalho é desenvolver um ambiente inteligente com base em redes neurais artificiais e análise multicritério, para auxiliar a tomada de decisão em investimentos turísticos. Para isto utilizou-se técnicas de inteligência artificial tais como redes neurais e análise multicritério difusa, pois para satisfazer as novas necessidades do mercado, as empresas têm que recorrer aos avanços tecnológicos que se produzem em todos os campos relacionados com o contato entre o cliente e a empresa. Dentre estas tecnologias encontram-se os sistemas de apoio à tomada de decisão em turismo. Como a matéria prima para o desenvolvimento de sistemas de apoio à tomada de decisão é a informação e esta é adquirida à partir dos dados, bem como formalizá-los em um modelo comum. Ter um banco de dados alimentado e gerenciar os dados nele contidos não apresenta potencialmente um diferencial estratégico. É necessário vasculhar estes dados e definir como padrões válidos, úteis e compreensíveis. Tal tarefa é um processo não trivial de identificação e requer a utilização de técnicas avançadas de tratamento de dados. Utilização de redes neurais permite que os dados sejam tratados de maneira mais precisa, uma vez que não apresenta os problemas encontrados pelos métodos estatísticos, tais como: imprecisão na determinação da distribuição que seja melhor representa uma variável; problemas relativos à representatividade da amostra e sua seleção. Pela natureza altamente complexa do turismo, a utilização de métodos de análise multicritério para tomada de decisão são de grande valia, para se alcançar um resultado satisfatório.xiii, [150] f.| il. +porFlorianópolis, SCInteligencia artificialRedes neurais (Computação)TurismoProcesso decisorio (Etica)InvestimentosDiagtur ambiente inteligente para análise de inventários turísticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL171510.pdfapplication/pdf30901012https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/79343/1/171510.pdf8b1f96e1f3e5af08757cd13ad3586839MD51123456789/793432014-09-25 15:08:54.918oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79343Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T18:08:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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