Mapas conceituais como geradores de ontologia de domínio: case portal sobre Síndrome de Irlen

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Travassos, Lucilia Panisset
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215738
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2019.
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spelling Mapas conceituais como geradores de ontologia de domínio: case portal sobre Síndrome de IrlenEngenharia e gestão do conhecimentoMapas conceituaisOntologiaDislexiaPortais da WebIntegração socialTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2019.Esta tese pretende demonstrar como a representação de conhecimento por mapas conceituais pode ser transformada em uma ontologia de domínio, utilizando um portal sobre a Síndrome de Irlen para estudo de caso. O objetivo geral desta pesquisa é apresentar uma proposta de construção de uma ontologia de domínio sobre Síndrome de Irlen gerada por mapas conceituais e tem como objetivos específicos a serem alcançados por meio do presente estudo: levantar informações sobre mapas conceituais e suas técnicas; descrever de modo teóricoconceitual as informações sobre ontologia de domínio; apresentar informações sobre Síndrome de Irlen; construir mapas conceituais sobre Síndrome de Irlen; utilizar mapas conceituais para gerar a ontologia de domínio da Síndrome de Irlen; e disseminar o conhecimento capturado e, posteriormente, explicitado nos mapas conceituais e ontologia de domínio sobre Síndrome de Irlen por meio de um portal eletrônico. Em seu escopo metodológico, o estudo tem objetivo exploratório-descritivo e se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica, de natureza aplicada, realizada com abordagem qualitativa, cujos ciclos são apresentados no decorrer do trabalho aqui descrito, envolvendo especialistas nas áreas investigadas. Como os mapas conceituais definem grupos de palavras através dos quais certezas e questionamentos são compartilhados, e um portal torna possível disseminar esse conhecimento, as ontologias são ferramentas úteis para ligar esses dois elementos, por permitirem uma representação formal, hierárquica, de um conhecimento específico. Esta representação específica recebe o nome de ontologia de domínio. O presente trabalho focaliza a Síndrome da Sensibilidade Escotópica, também conhecida como Síndrome de Meares-Irlen ou apenas Síndrome de Irlen, como o tema para o da ontologia de domínio proposta, visto que essa é uma das mais importantes causas de dificuldades de aprendizagem, hoje ainda praticamente desconhecido no Brasil. Distúrbios de linguagem ? tais como a dislexia e a Síndrome de Irlen ? podem levar a problemas emocionais causados por fracasso escolar. Eles se manifestam como transtornos de comportamento ou outros tipos de desequilíbrios biopsicossociais com alto custo social, incluindo maior risco de problemas nas interrelações, desemprego, subemprego, comportamentos antissociais e infrações penais, que geram graves problemas não só para o indivíduo, mas também para a comunidade em geral. O conhecimento de um grupo multidisciplinar de profissionais especialistas nessa Síndrome, cujas intervenções visam ao desenvolvimento humano e à inclusão social do portador, será empregado no portal www.irlenbrasil.com.br, colocando em prática, então, o seguinte ciclo da Gestão do Conhecimento: captura do conhecimento, uma explicitação informal nos mapas conceituais, sua formalização em uma ontologia de domínio e a disseminação do conhecimento por meio de um portal eletrônico.Abstract: The aim of this thesis is to demonstrate how the representation of knowledge by concept maps can be transformed into a domain ontology and be used to build a portal on Irlen Syndrome as a case study. The general objective of this research is to present steps to generate a domain ontology on Irlen Syndrome by transforming concept maps created by specialists on this subject. This goal should be achieved through collecting information on concept maps and their techniques, describing theoretical and conceptual information about domain ontologies; providing information on Irlen Syndrome; building concept maps on Irlen Syndrome; using concept maps to generate a domain ontology on Irlen Syndrome; and eventually disseminating the captured knowledge through a web portal. Regarding its methodology, this study aims at descriptive and exploratory goals, is characterized as having an applied bibliographical nature, and is qualitatively performed. The research cycles are explained throughout this study by reviewing the work experts in the investigated areas. Since concept maps define groups of words by which certainties and questions are shared, and a web portal makes the dissemination of this knowledge possible, ontologies are useful tools to link these two elements, because they provide for a formal hierarchical and specific knowledge representation. This specific representation is called domain ontology. This paper focuses on the Scotopic Sensitivity Syndrome, also known as Meares-Irlen Syndrome or simply Irlen Syndrome, as the subject of the proposed domain ontology since this is one of the most important reasons for learning disabilities, but today it is still virtually unknown in Brazil. Language disorders ? such as dyslexia and Irlen Syndrome ? can lead to emotional problems as a result of school failure. They manifest themselves as behavioural disorders or other types of biopsychosocial imbalances with high social costs, including an increased risk of problems in the social relationships, unemployment, underemployment, antisocial and criminal offences, which generate serious problems not only for the individual but also for the community at large. The explicit knowledge of a multidisciplinary team of specialists in this Syndrome, whose interventions aim at human development and the social inclusion of patients with Irlen Syndrome, will be set forth on the www.irlenbrasil.com.br portal. This is an opportunity to put into practice the following cycle of knowledge management: knowledge capture, its informal explicitness on the concept maps, the formalization of a domain ontology and the dissemination of knowledge on a web portal.Fialho, Francisco Antonio PereiraCoelho, Christianne Coelho de Souza ReinischUniversidade Federal de Santa CatarinaTravassos, Lucilia Panisset2020-10-21T21:19:58Z2020-10-21T21:19:58Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis197 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf368799https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215738porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:19:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215738Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:19:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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