Sistema de numeração dos Guarani: caminhos para a prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96063 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011 |
id |
UFSC_8e1d44f21a8b9e3d3fbc15655a809841 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96063 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Sistema de numeração dos Guarani: caminhos para a prática pedagógicaEducação científica e tecnológicaEtnomatemáticaSanta CatarinaIndios GuaraniMatematicaNumeraçãoIndios GuaraniEducaçãoSanta CatarinaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011Esta dissertação constitui-se numa pesquisa nas Aldeias Guarani do Morro dos Cavalos e M'Biguaçu, respectivamente localizadas nos municípios de Palhoça e Biguaçu, SC. Com esse estudo investiguei os conhecimentos matemáticos dos Guarani destas Aldeias, e a partir desta identificação, apresentei uma proposta de matemática para a Educação Escolar Indígena. O referencial teórico que orientou tal estudo foi baseado nos princípios do "Programa Etnomatemática". Para o seu desenvolvimento realizei, num primeiro momento, uma pesquisa bibliográfica sobre os pressupostos da Educação Escolar Indígena e sobre o desenvolvimento dos povos Guarani no Brasil e, num segundo momento, já em contato com os moradores das comunidades e com as lideranças locais, usei a metodologia de pesquisa definida como "Estudo de Caso do tipo Etnográfico". Tal metodologia me levou ao estudo sobre o "sistema de numeração dos guarani", e a partir deste tema, indico para trabalhos futuros, uma proposta de educação matemática, levando-se em consideração aspectos da matemática institucionalizada e de etnomatemática dos guarani, para os povos indígenas daquelas duas localidades.Florianópolis, SCCaldeira, Ademir DonizetiUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Sérgio Florentino da2012-10-26T08:27:30Z2012-10-26T08:27:30Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis301 p.| il.application/pdf295151http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96063porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-15T15:53:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96063Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-15T15:53:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sistema de numeração dos Guarani: caminhos para a prática pedagógica |
title |
Sistema de numeração dos Guarani: caminhos para a prática pedagógica |
spellingShingle |
Sistema de numeração dos Guarani: caminhos para a prática pedagógica Silva, Sérgio Florentino da Educação científica e tecnológica Etnomatemática Santa Catarina Indios Guarani Matematica Numeração Indios Guarani Educação Santa Catarina |
title_short |
Sistema de numeração dos Guarani: caminhos para a prática pedagógica |
title_full |
Sistema de numeração dos Guarani: caminhos para a prática pedagógica |
title_fullStr |
Sistema de numeração dos Guarani: caminhos para a prática pedagógica |
title_full_unstemmed |
Sistema de numeração dos Guarani: caminhos para a prática pedagógica |
title_sort |
Sistema de numeração dos Guarani: caminhos para a prática pedagógica |
author |
Silva, Sérgio Florentino da |
author_facet |
Silva, Sérgio Florentino da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Caldeira, Ademir Donizeti Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sérgio Florentino da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação científica e tecnológica Etnomatemática Santa Catarina Indios Guarani Matematica Numeração Indios Guarani Educação Santa Catarina |
topic |
Educação científica e tecnológica Etnomatemática Santa Catarina Indios Guarani Matematica Numeração Indios Guarani Educação Santa Catarina |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011 |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011 2012-10-26T08:27:30Z 2012-10-26T08:27:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
295151 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96063 |
identifier_str_mv |
295151 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96063 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
301 p.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652120640978944 |