Sistema de numeração dos Guarani: caminhos para a prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sérgio Florentino da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96063
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011
id UFSC_8e1d44f21a8b9e3d3fbc15655a809841
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96063
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Sistema de numeração dos Guarani: caminhos para a prática pedagógicaEducação científica e tecnológicaEtnomatemáticaSanta CatarinaIndios GuaraniMatematicaNumeraçãoIndios GuaraniEducaçãoSanta CatarinaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011Esta dissertação constitui-se numa pesquisa nas Aldeias Guarani do Morro dos Cavalos e M'Biguaçu, respectivamente localizadas nos municípios de Palhoça e Biguaçu, SC. Com esse estudo investiguei os conhecimentos matemáticos dos Guarani destas Aldeias, e a partir desta identificação, apresentei uma proposta de matemática para a Educação Escolar Indígena. O referencial teórico que orientou tal estudo foi baseado nos princípios do "Programa Etnomatemática". Para o seu desenvolvimento realizei, num primeiro momento, uma pesquisa bibliográfica sobre os pressupostos da Educação Escolar Indígena e sobre o desenvolvimento dos povos Guarani no Brasil e, num segundo momento, já em contato com os moradores das comunidades e com as lideranças locais, usei a metodologia de pesquisa definida como "Estudo de Caso do tipo Etnográfico". Tal metodologia me levou ao estudo sobre o "sistema de numeração dos guarani", e a partir deste tema, indico para trabalhos futuros, uma proposta de educação matemática, levando-se em consideração aspectos da matemática institucionalizada e de etnomatemática dos guarani, para os povos indígenas daquelas duas localidades.Florianópolis, SCCaldeira, Ademir DonizetiUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Sérgio Florentino da2012-10-26T08:27:30Z2012-10-26T08:27:30Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis301 p.| il.application/pdf295151http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96063porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-15T15:53:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96063Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-15T15:53:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistema de numeração dos Guarani: caminhos para a prática pedagógica
title Sistema de numeração dos Guarani: caminhos para a prática pedagógica
spellingShingle Sistema de numeração dos Guarani: caminhos para a prática pedagógica
Silva, Sérgio Florentino da
Educação científica e tecnológica
Etnomatemática
Santa Catarina
Indios Guarani
Matematica
Numeração
Indios Guarani
Educação
Santa Catarina
title_short Sistema de numeração dos Guarani: caminhos para a prática pedagógica
title_full Sistema de numeração dos Guarani: caminhos para a prática pedagógica
title_fullStr Sistema de numeração dos Guarani: caminhos para a prática pedagógica
title_full_unstemmed Sistema de numeração dos Guarani: caminhos para a prática pedagógica
title_sort Sistema de numeração dos Guarani: caminhos para a prática pedagógica
author Silva, Sérgio Florentino da
author_facet Silva, Sérgio Florentino da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caldeira, Ademir Donizeti
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sérgio Florentino da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Etnomatemática
Santa Catarina
Indios Guarani
Matematica
Numeração
Indios Guarani
Educação
Santa Catarina
topic Educação científica e tecnológica
Etnomatemática
Santa Catarina
Indios Guarani
Matematica
Numeração
Indios Guarani
Educação
Santa Catarina
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2012-10-26T08:27:30Z
2012-10-26T08:27:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 295151
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96063
identifier_str_mv 295151
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 301 p.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652120640978944