Academia judicial: uma configuração organizacional resolutiva
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175833 |
Resumo: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2016 |
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Academia judicial: uma configuração organizacional resolutiva AdministraçãoOrganizaçãoEstrutura organizacionalDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2016Este trabalho científico teve como objetivo analisar quais são os elementos organizacionais que devem fazer parte do modelo de estrutura organizacional da Academia Judicial - AJ, para que responda mais resolutivamente às demandas da formação do quadro de pessoal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Este estudo caracteriza-se, quanto à finalidade, como descritivo, de natureza aplicada, com foco de abordagem qualitativa e com resultados de natureza aplicada, pelo uso de meio documental e bibliográfico e de investigação do tipo estudo de caso. A pesquisa foi realizada adotando a estratégia de seleção da amostra segundo o entendimento dos 5 (cinco) componentes da organização de Mintzberg, desse modo, o total de sujeitos da foi de 55 (cinquenta e cinco) servidores efetivos e 1 (um) cargo comissionado, sendo a amostra constituída de Servidores, Chefes de Seção e Secretarias, Assessores, Chefes de Divisão, Diretores (Executivo e de Assuntos Acadêmicos e Pedagógicos) e Secretário-Executivo, que ocuparam estes cargos de direção nos últimos 8 (oito) anos, ou seja, logo após o credenciamento da Academia Judicial junto ao Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, momento em que sua condição institucional passou a ser híbrida, como escola judicial de governo e instituição de ensino superior. Para a coleta dos dados foram utilizados questionário e entrevistas; sendo definidas como categorias de análise: organização, estrutura organizacional, modelo de gestão, stakeholders e elementos organizacionais. As informações coletadas foram tratadas por intermédio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa levam à conclusão de que a configuração organizacional adotada pela AJ não se coaduna com as suas características de escola de governo e de instituição de ensino superior, pois permanece com traços organizacionais do passado e sem um modelo de gestão, devido à forte influência exercida pela sua mantenedora, que é ?quem e o que realmente importa?, fatores esses que interferem na realização do seu negócio com resolutividade. Diante disso, foram feitas três propostas: adoção da adhocracia complementada com características da estrutura de hipertexto; o mapeamento de processos de trabalho e a ampliação do mandato dos dirigentes da Academia Judicial, além de um conjunto de recomendações, no qual os elementos organizacionais receberam uma nova configuração que pode ajudar a AJ a responder mais resolutivamente suas demandas de formação e aperfeiçoamento.<br>Abstract : This scientific work had as objective to analyze which are the organizational elements that should be part of the organizational structure model of the Judicial Academy - AJ, so that it responds more resolutely to the demands of the formation of the staff of the Court of Justice of Santa Catarina. This study is characterized, as far as the purpose, as descriptive, of an applied nature, focusing on a qualitative approach and with results of an applied nature, through the use of documental and bibliographic means and research of the type of case study. The research was carried out adopting the strategy of selection of the sample according to the understanding of the 5 (five) components of the Mintzberg organization, thus, the total number of subjects was 55 (fifty five) effective servers and 1 (one) , The sample consisting of Servers, Section Chiefs and Secretaries, Advisors, Division Heads, Executive and Academic and Pedagogical Affairs Directors and Executive Secretary, who have held these management positions for the last eight (8) years, or Either after the accreditation of the Judicial Academy to the State Council of Education of Santa Catarina, at which time its institutional condition became hybrid, as a judicial school of government and a higher education institution. To collect the data, a questionnaire and interviews were used; Being defined as categories of analysis: organization, organizational structure, management model, stakeholders and organizational elements. The collected information was treated through the technique of content analysis. The results of the research lead to the conclusion that the organizational configuration adopted by AJ is not in line with its characteristics as a school of government and a higher education institution, because it remains with organizational traits of the past and without a management model due to the strong Influence exerted by its maintainer, who is "who and what really matters," factors that interfere in the performance of your business with resolves. In view of this, three proposals were made: adoption of the adhocracy complemented with characteristics of the hypertext structure; The mapping of work processes and the extension of the mandate of the Judicial Academy's leaders, as well as a set of recommendations in which the organizational elements have received a new configuration that can help AJ to respond more resolutely to their training and improvement demands.Pereira, Maurício FernandesUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Adalto Barros dos2017-05-23T04:13:16Z2017-05-23T04:13:16Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis277 p.| ils., grafs., tabs.application/pdf345290https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175833porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-23T04:13:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/175833Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-05-23T04:13:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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