Área da educação brasileira, campo histórico político: construção de um poder hegemônico.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/183550 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social. |
id |
UFSC_8e44046ee3dad289d1f85de4117ee5a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/183550 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Área da educação brasileira, campo histórico político: construção de um poder hegemônico.Política educacional. Serviço Social. Industrialização. Desenvolvimentismo. Neoliberalismo.TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social.O presente Trabalho de Conclusão de Curso visa abordar o processo histórico da educação no Brasil, partindo do período colonial até a contemporaneidade, tendo como destaque o desenvolvimento do aspecto político e histórico que abarca as discussões da construção e das reformas da política de educação. O objetivo geral é refletir, de forma crítica e dialética, aspectos da função política, econômica, cultural e social de uma educação organizada historicamente por um modelo estrutural hierárquico e segmentado. Tal organização implica em uma educação dual, ou seja, de conhecimento, voltada aos ricos e de acolhimento social e preparatória ao mercado de trabalho, voltada para os pobres. A importância da abordagem do tema decorre na aproximação teórica entre Serviço Social e a política de educação brasileira, considerando na atual conjuntura, certa escassez da discussão sobre Serviço Social e Educação. O trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica apoiada, especialmente, em autores como ALMEIDA (2007); AMARO (2011); PEREIRA (2016); AZEVEDO (2001); MARONEZE (2009). Todo o levantamento bibliográfico visa subsidiar a análise da conjuntura do processo histórico da política de educação nacional e o desenvolvimento social no Brasil, considerando o Serviço Social situado historicamente dentro dos espaços sócio-ocupacionais do Estado, tendo a política de educação como um desses espaços.Vaz, Eliete Cibele CiprianoUniversidade Federal de Santa CatarinaFerreira, Flavio Diego Malheiros2018-02-16T20:00:33Z2018-02-16T20:00:33Z2018-02-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisxx f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/183550porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-16T20:00:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/183550Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-02-16T20:00:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Área da educação brasileira, campo histórico político: construção de um poder hegemônico. |
title |
Área da educação brasileira, campo histórico político: construção de um poder hegemônico. |
spellingShingle |
Área da educação brasileira, campo histórico político: construção de um poder hegemônico. Ferreira, Flavio Diego Malheiros Política educacional. Serviço Social. Industrialização. Desenvolvimentismo. Neoliberalismo. |
title_short |
Área da educação brasileira, campo histórico político: construção de um poder hegemônico. |
title_full |
Área da educação brasileira, campo histórico político: construção de um poder hegemônico. |
title_fullStr |
Área da educação brasileira, campo histórico político: construção de um poder hegemônico. |
title_full_unstemmed |
Área da educação brasileira, campo histórico político: construção de um poder hegemônico. |
title_sort |
Área da educação brasileira, campo histórico político: construção de um poder hegemônico. |
author |
Ferreira, Flavio Diego Malheiros |
author_facet |
Ferreira, Flavio Diego Malheiros |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vaz, Eliete Cibele Cipriano Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Flavio Diego Malheiros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política educacional. Serviço Social. Industrialização. Desenvolvimentismo. Neoliberalismo. |
topic |
Política educacional. Serviço Social. Industrialização. Desenvolvimentismo. Neoliberalismo. |
description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-16T20:00:33Z 2018-02-16T20:00:33Z 2018-02-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/183550 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/183550 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xx f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652407409737728 |