Área da educação brasileira, campo histórico político: construção de um poder hegemônico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Flavio Diego Malheiros
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/183550
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social.
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spelling Área da educação brasileira, campo histórico político: construção de um poder hegemônico.Política educacional. Serviço Social. Industrialização. Desenvolvimentismo. Neoliberalismo.TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social.O presente Trabalho de Conclusão de Curso visa abordar o processo histórico da educação no Brasil, partindo do período colonial até a contemporaneidade, tendo como destaque o desenvolvimento do aspecto político e histórico que abarca as discussões da construção e das reformas da política de educação. O objetivo geral é refletir, de forma crítica e dialética, aspectos da função política, econômica, cultural e social de uma educação organizada historicamente por um modelo estrutural hierárquico e segmentado. Tal organização implica em uma educação dual, ou seja, de conhecimento, voltada aos ricos e de acolhimento social e preparatória ao mercado de trabalho, voltada para os pobres. A importância da abordagem do tema decorre na aproximação teórica entre Serviço Social e a política de educação brasileira, considerando na atual conjuntura, certa escassez da discussão sobre Serviço Social e Educação. O trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica apoiada, especialmente, em autores como ALMEIDA (2007); AMARO (2011); PEREIRA (2016); AZEVEDO (2001); MARONEZE (2009). Todo o levantamento bibliográfico visa subsidiar a análise da conjuntura do processo histórico da política de educação nacional e o desenvolvimento social no Brasil, considerando o Serviço Social situado historicamente dentro dos espaços sócio-ocupacionais do Estado, tendo a política de educação como um desses espaços.Vaz, Eliete Cibele CiprianoUniversidade Federal de Santa CatarinaFerreira, Flavio Diego Malheiros2018-02-16T20:00:33Z2018-02-16T20:00:33Z2018-02-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisxx f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/183550porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-16T20:00:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/183550Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-02-16T20:00:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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