Como o Design pode produzir conhecimentos sobre ecologia e sociedade por meio de projetos situados?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Beany Guimarães
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249566
Resumo: This question aims at the understanding of how knowledge is generated, once it is seen as the re- sult of a dialogic and relational dynamics. In this respect, the theoretical model explains the disse- mination of social innovation from a perspective of mutual approach to knowledge regarding the advance of the role of actors during the action research. It involves the use of open and dynamic languages, which will help maintain existing relations and advance in the reciprocal actions between design, innovation and university extension, thus expanding the horizon of this work within the concept of Autonomous Education in Design. The current proposal is intended to create opportunities for the improvement of university extension activities, departing from social and edu- cational experiences that can broaden the scope of action to the point of pushing back frontiers.
id UFSC_8e637e291449969eaa9618d5fd9efba0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/249566
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Como o Design pode produzir conhecimentos sobre ecologia e sociedade por meio de projetos situados?How can Design produce knowledge about ecology and society by means of situated projects?Design; Ecologia; SociedadeDesign; Ecologie; SocietyThis question aims at the understanding of how knowledge is generated, once it is seen as the re- sult of a dialogic and relational dynamics. In this respect, the theoretical model explains the disse- mination of social innovation from a perspective of mutual approach to knowledge regarding the advance of the role of actors during the action research. It involves the use of open and dynamic languages, which will help maintain existing relations and advance in the reciprocal actions between design, innovation and university extension, thus expanding the horizon of this work within the concept of Autonomous Education in Design. The current proposal is intended to create opportunities for the improvement of university extension activities, departing from social and edu- cational experiences that can broaden the scope of action to the point of pushing back frontiers.Esta questão visa a compreensão da geração de conhecimento como o resultado de uma dinâmica dialógica e relacional. A este respeito, o modelo teórico considera a inovação social a partir de uma abordagem mútua do conhecimento, que reforça o papel dos atores, e está baseado na pesquisa- ação. Essa abordagem envolve o uso de linguagens abertas e dinâmicas, que ajudarão a manter as relações existentes e avançar nas ações recíprocas entre design, inovação e extensão universitária, ampliando assim o horizonte deste trabalho no sentido do conceito de Educação Autônoma em De- sign. A pesquisa objetiva criar oportunidades para a melhoria das atividades de extensão universitá- ria, partindo de experiências sociais e educacionais que podem ampliar o alcance da ação do design ao ponto de mover fronteiras.Grupo de Pesquisa Virtuhab2023-08-21T22:46:34Z2023-08-21T22:46:34Z2018-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237X2448-2838https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249566Monteiro, Beany Guimarãesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-21T22:46:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/249566Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-08-21T22:46:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Como o Design pode produzir conhecimentos sobre ecologia e sociedade por meio de projetos situados?
How can Design produce knowledge about ecology and society by means of situated projects?
title Como o Design pode produzir conhecimentos sobre ecologia e sociedade por meio de projetos situados?
spellingShingle Como o Design pode produzir conhecimentos sobre ecologia e sociedade por meio de projetos situados?
Monteiro, Beany Guimarães
Design; Ecologia; Sociedade
Design; Ecologie; Society
title_short Como o Design pode produzir conhecimentos sobre ecologia e sociedade por meio de projetos situados?
title_full Como o Design pode produzir conhecimentos sobre ecologia e sociedade por meio de projetos situados?
title_fullStr Como o Design pode produzir conhecimentos sobre ecologia e sociedade por meio de projetos situados?
title_full_unstemmed Como o Design pode produzir conhecimentos sobre ecologia e sociedade por meio de projetos situados?
title_sort Como o Design pode produzir conhecimentos sobre ecologia e sociedade por meio de projetos situados?
author Monteiro, Beany Guimarães
author_facet Monteiro, Beany Guimarães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Beany Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Design; Ecologia; Sociedade
Design; Ecologie; Society
topic Design; Ecologia; Sociedade
Design; Ecologie; Society
description This question aims at the understanding of how knowledge is generated, once it is seen as the re- sult of a dialogic and relational dynamics. In this respect, the theoretical model explains the disse- mination of social innovation from a perspective of mutual approach to knowledge regarding the advance of the role of actors during the action research. It involves the use of open and dynamic languages, which will help maintain existing relations and advance in the reciprocal actions between design, innovation and university extension, thus expanding the horizon of this work within the concept of Autonomous Education in Design. The current proposal is intended to create opportunities for the improvement of university extension activities, departing from social and edu- cational experiences that can broaden the scope of action to the point of pushing back frontiers.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-18
2023-08-21T22:46:34Z
2023-08-21T22:46:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2596-237X
2448-2838
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249566
identifier_str_mv 2596-237X
2448-2838
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Virtuhab
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Virtuhab
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651980885721088