Ambiente de apoio ao processo ensino-aprendizagem na internet para desenvolvimento de projetos educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalledone, Simone B. Saliba
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86576
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_8e6ec16bace9614bcbc80af1e38287d1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86576
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Ambiente de apoio ao processo ensino-aprendizagem na internet para desenvolvimento de projetos educacionaisEngenharia de produçãoInternet (Redes de computadores)EducaçãoInformaticaTecnologia educacionalProjetos educacionaisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A Internet cria novas oportunidades de reformular as relações entre alunos e professores e de rever a relação da escola com o meio social, ao diversificar os espaços de desenvolvimento do conhecimento, ao transformar processos e metodologias de aprendizagem, permitindo à escola uma nova forma de interação com os indivíduos e com o mundo. Neste contexto, o fundamental é colocar as informações e experiências adquiridas à disposição de um número cada vez maior de pessoas. Esta pesquisa aborda o trabalho com projetos como sendo um caminho para transformar a escola em um espaço aberto à aprendizagens significativas para todos que dele participam. A Internet é apresentada como instrumento na educação que promove uma revisão e mudanças nas formas tradicionais de ensinar e aprender, valorizando os processos interativos de comunicação, colaboração e criatividade indispensáveis ao novo profissional da sociedade do conhecimento. Com isso, surge a necessidade de um ambiente de aprendizagem que promova a realização de trabalhos utilizando-se recursos da Internet, motivando a aprendizagem e auxiliando no aprimorando das capacidades básicas necessárias ao indivíduo da sociedade da informação, como a de saber pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las; a capacidade de aprender, criar, formular e trabalhar em equipe. Nesse processo, professores e alunos são aprendizes e colaboradores e a escola passa a ter o papel importante de buscar formas de promover o aperfeiçoamento e as adequações necessárias no processo educacional. Com base nos conceitos apresentados na fundamentação teórica, enfatizando os trabalhos colaborativos na Internet, é apresentado o protótipo do ambiente de apoio ao processo de ensino e aprendizagem na Internet para desenvolvimento de projetos Educacionais. O protótipo tem por finalidade possibilitar a integração "entre escolas", formando uma comunidade educacional, incentivando o desenvolvimento de projetos dentro das instituições, complementando o trabalho realizado em sala de aula. No ambiente proposto, os professores podem compartilhar com a comunidade sua experiência em projetos já desenvolvidos através de documentações como relatório final e diário de bordo e os alunos têm a possibilidade de desenvolver projetos usando as ferramentas de interação e de integração, como o editor cooperativo de texto (Co-Word) e o editor cooperativo de imagem. O ambiente apoia e incentiva o trabalho do professor, e no contexto de projetos colaborativos, reforça a idéia de que o aluno é visto como um agente ativo, que aprende a fazer coisas e a refletir sobre o que faz; que tem a oportunidade de pensar por si mesmo e comparar o seu processo de pensar com o dos outros, estimulando assim, o pensamento crítico, característica essencial na sociedade da informação para a qual ele está sendo preparado.Florianópolis, SCLapolli, Edis MafraUniversidade Federal de Santa CatarinaDalledone, Simone B. Saliba2012-10-21T08:22:48Z2012-10-21T08:22:48Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis104 f.| il., tabs., grafs.application/pdf197116http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86576porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T05:50:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/86576Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T05:50:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ambiente de apoio ao processo ensino-aprendizagem na internet para desenvolvimento de projetos educacionais
title Ambiente de apoio ao processo ensino-aprendizagem na internet para desenvolvimento de projetos educacionais
spellingShingle Ambiente de apoio ao processo ensino-aprendizagem na internet para desenvolvimento de projetos educacionais
Dalledone, Simone B. Saliba
Engenharia de produção
Internet (Redes de computadores)
Educação
Informatica
Tecnologia educacional
Projetos educacionais
title_short Ambiente de apoio ao processo ensino-aprendizagem na internet para desenvolvimento de projetos educacionais
title_full Ambiente de apoio ao processo ensino-aprendizagem na internet para desenvolvimento de projetos educacionais
title_fullStr Ambiente de apoio ao processo ensino-aprendizagem na internet para desenvolvimento de projetos educacionais
title_full_unstemmed Ambiente de apoio ao processo ensino-aprendizagem na internet para desenvolvimento de projetos educacionais
title_sort Ambiente de apoio ao processo ensino-aprendizagem na internet para desenvolvimento de projetos educacionais
author Dalledone, Simone B. Saliba
author_facet Dalledone, Simone B. Saliba
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lapolli, Edis Mafra
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalledone, Simone B. Saliba
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Internet (Redes de computadores)
Educação
Informatica
Tecnologia educacional
Projetos educacionais
topic Engenharia de produção
Internet (Redes de computadores)
Educação
Informatica
Tecnologia educacional
Projetos educacionais
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003
2012-10-21T08:22:48Z
2012-10-21T08:22:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 197116
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86576
identifier_str_mv 197116
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 104 f.| il., tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652201020620800