Ambiente de apoio ao processo ensino-aprendizagem na internet para desenvolvimento de projetos educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86576 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_8e6ec16bace9614bcbc80af1e38287d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86576 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Ambiente de apoio ao processo ensino-aprendizagem na internet para desenvolvimento de projetos educacionaisEngenharia de produçãoInternet (Redes de computadores)EducaçãoInformaticaTecnologia educacionalProjetos educacionaisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A Internet cria novas oportunidades de reformular as relações entre alunos e professores e de rever a relação da escola com o meio social, ao diversificar os espaços de desenvolvimento do conhecimento, ao transformar processos e metodologias de aprendizagem, permitindo à escola uma nova forma de interação com os indivíduos e com o mundo. Neste contexto, o fundamental é colocar as informações e experiências adquiridas à disposição de um número cada vez maior de pessoas. Esta pesquisa aborda o trabalho com projetos como sendo um caminho para transformar a escola em um espaço aberto à aprendizagens significativas para todos que dele participam. A Internet é apresentada como instrumento na educação que promove uma revisão e mudanças nas formas tradicionais de ensinar e aprender, valorizando os processos interativos de comunicação, colaboração e criatividade indispensáveis ao novo profissional da sociedade do conhecimento. Com isso, surge a necessidade de um ambiente de aprendizagem que promova a realização de trabalhos utilizando-se recursos da Internet, motivando a aprendizagem e auxiliando no aprimorando das capacidades básicas necessárias ao indivíduo da sociedade da informação, como a de saber pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las; a capacidade de aprender, criar, formular e trabalhar em equipe. Nesse processo, professores e alunos são aprendizes e colaboradores e a escola passa a ter o papel importante de buscar formas de promover o aperfeiçoamento e as adequações necessárias no processo educacional. Com base nos conceitos apresentados na fundamentação teórica, enfatizando os trabalhos colaborativos na Internet, é apresentado o protótipo do ambiente de apoio ao processo de ensino e aprendizagem na Internet para desenvolvimento de projetos Educacionais. O protótipo tem por finalidade possibilitar a integração "entre escolas", formando uma comunidade educacional, incentivando o desenvolvimento de projetos dentro das instituições, complementando o trabalho realizado em sala de aula. No ambiente proposto, os professores podem compartilhar com a comunidade sua experiência em projetos já desenvolvidos através de documentações como relatório final e diário de bordo e os alunos têm a possibilidade de desenvolver projetos usando as ferramentas de interação e de integração, como o editor cooperativo de texto (Co-Word) e o editor cooperativo de imagem. O ambiente apoia e incentiva o trabalho do professor, e no contexto de projetos colaborativos, reforça a idéia de que o aluno é visto como um agente ativo, que aprende a fazer coisas e a refletir sobre o que faz; que tem a oportunidade de pensar por si mesmo e comparar o seu processo de pensar com o dos outros, estimulando assim, o pensamento crítico, característica essencial na sociedade da informação para a qual ele está sendo preparado.Florianópolis, SCLapolli, Edis MafraUniversidade Federal de Santa CatarinaDalledone, Simone B. Saliba2012-10-21T08:22:48Z2012-10-21T08:22:48Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis104 f.| il., tabs., grafs.application/pdf197116http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86576porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T05:50:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/86576Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T05:50:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ambiente de apoio ao processo ensino-aprendizagem na internet para desenvolvimento de projetos educacionais |
title |
Ambiente de apoio ao processo ensino-aprendizagem na internet para desenvolvimento de projetos educacionais |
spellingShingle |
Ambiente de apoio ao processo ensino-aprendizagem na internet para desenvolvimento de projetos educacionais Dalledone, Simone B. Saliba Engenharia de produção Internet (Redes de computadores) Educação Informatica Tecnologia educacional Projetos educacionais |
title_short |
Ambiente de apoio ao processo ensino-aprendizagem na internet para desenvolvimento de projetos educacionais |
title_full |
Ambiente de apoio ao processo ensino-aprendizagem na internet para desenvolvimento de projetos educacionais |
title_fullStr |
Ambiente de apoio ao processo ensino-aprendizagem na internet para desenvolvimento de projetos educacionais |
title_full_unstemmed |
Ambiente de apoio ao processo ensino-aprendizagem na internet para desenvolvimento de projetos educacionais |
title_sort |
Ambiente de apoio ao processo ensino-aprendizagem na internet para desenvolvimento de projetos educacionais |
author |
Dalledone, Simone B. Saliba |
author_facet |
Dalledone, Simone B. Saliba |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lapolli, Edis Mafra Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dalledone, Simone B. Saliba |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Internet (Redes de computadores) Educação Informatica Tecnologia educacional Projetos educacionais |
topic |
Engenharia de produção Internet (Redes de computadores) Educação Informatica Tecnologia educacional Projetos educacionais |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003 2012-10-21T08:22:48Z 2012-10-21T08:22:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
197116 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86576 |
identifier_str_mv |
197116 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86576 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
104 f.| il., tabs., grafs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652201020620800 |